O uso excessivo de anabolizantes é um assunto que sempre causou muita polêmica, uma vez que, diversas pessoas negligenciam o fato.
Pois, em sua maioria elas atribuem isso a “mitos populares”. Mas, você já parou para ler ou pesquisar as consequências desse uso?
Além disso, os efeitos mudam de acordo com o sexo, ou seja, tanto homens, quanto mulheres podem sofrer alterações físicas, mentais e fisiológicas!
Então, para saber mais sobre esse assunto, continue lendo e retire suas dúvidas para cuidar de sua saúde cada vez melhor.
O Que Realmente São Os Anabolizantes?
Comumente utilizado por praticantes de musculação ou atletas, amadores e profissionais, os anabolizantes proporciona:
- Ganho de massa muscular;
- Tonificação e hipertrofia elevada.
Mas, por serem um tipo de hormônio esteroide seu excesso desregula o sistema. Apesar de os músculos realmente crescerem rápido, isso traz outras consequências.
Assim sendo, o consumo elevado causa efeitos colaterais que atingem não apenas a saúde física, como também, a mental e fisiológica:
- Qualidade de vida;
- Sensação de bem-estar;
- Humor – picos de euforia;
- Comportamentos violentos.
Portanto, os anabolizantes são hormônios sintetizados ou naturais. Mas, que usados em excesso alteram todo o organismo!
Quais Os Ricos Do Uso Excessivo De Anabolizantes?
Agora que você sabe um pouco mais sobre o que ele é, iremos falar abaixo os riscos do uso excessivo de anabolizantes à sua saúde!
-
Estéticos:
Um dos efeitos colaterais mais notáveis, são aqueles desenvolvidos esteticamente e que todos podem notar.
Desse modo, o excesso desse hormônio traz o surgimento de espinhas tanto no rosto, quanto nas costas. Bem como, deixa a pele vermelha e irritada.
Além disso, os pelos corporais surgem com maior intensidade, um fator que incomoda principalmente as mulheres.
Os cabelos também podem sofrer alterações, devido ao excesso de testosterona. Isso leva a queda de cabelo elevada e até mesmo calvície em ambos os sexos!
Também é possível notar que o uso excessivo de anabolizantes aumenta a retenção de líquidos, o que muitos consideram ganho de peso devido ao inchaço.
-
Alterações Na Saúde Física, Fisiológica E Mental:
- Organismo: outros males que podem ocorrer é um funcionamento precário dos rins. Assim como, aumenta os ricos de derrames cerebrais, infarto, hepatite, AIDS e abscesso (por causa das agulhas) e pressão alta. Outro risco bastante comum, é o surgimento de coágulos sanguíneos que podem causar a morte;
- Fígado: esse órgão pode sofrer diversas alterações em suas funções, levando até mesmo a tumores e câncer no local;
- Humor: duas características são bastante comuns e notáveis, sendo a agressividade e a paranoia;
- Inchaço: causado pela retenção de líquidos, causando um efeito semelhante ao acúmulo de gordura e sendo confundido com ganho de peso;
- Bem-estar: ele diminui e é comum ver sintomas de fraqueza, fadiga elevada, desânimo e até mesmo depressão e ansiedade.
-
Uso Excessivo De Anabolizantes Para Os Homens:
Apesar de existirem efeitos colaterais compartilhados por ambos os sexos, individualmente, também se encontram certos prejuízos:
- Sexual: é muito comum que o homem sofra uma redução da libido, bem como, ainda tenha problemas relacionados a impotência. Quando não tratados logo, podem se tornar até mesmo irreversíveis. Uma vez que, é comum que ocorra a redução dos testículos e uma redução na contagem de espermatozoides, levando até mesmo a infertilidade;
- Mama: o peito pode crescer de forma “anormal” para o sexo, sendo preciso recorrer a intervenção cirúrgica para corrigir esse efeito;
- Testosterona: é possível que ocorra uma queda na produção natural desse hormônio.
-
Mulheres:
Então, acima vimos os principais efeitos colaterais que acontecem nos homens e agora, iremos falar sobre aqueles das mulheres:
- Voz: quando a mulher uso anabolizantes de forma excessiva, ela eleva os níveis de testosterona no organismo. Um hormônio que nas mulheres, deve ser mantido a níveis reduzidos, do contrário ele traz aspectos masculinos. Um deles é o engrossamento da voz devido a alterações nas cordas vocais, se assemelhando aos homens;
- Mama: enquanto nos homens o peito pode crescer, nas mulheres acontece o contrário, eles diminuem de tamanho e modificam o formato ou atrofiam;
- Clitóris: esse é um acontecimento bastante polêmico, pois, essa parte do corpo incha e cresce. Muitas vezes, em casos de uso bem extremo mesmo, é possível que ele tome uma forma parecida com a do pênis;
- Menstruação: ela pode se tornar irregular ou até mesmo sem interrompida, devido ao excesso de testosterona;
- Apetite: por fim, um outro mal que até mesmo dificulta a manutenção do corpo dos sonhos, é que o apetite aumenta bastante.
-
Uso Excessivo De Anabolizantes Na Adolescência:
Por fim, iremos falar agora dos riscos e efeitos colaterais desse uso feito por adolescente de ambos os sexos.
- Estatura: ela pode ser prejudicada em sua formação final, ou seja, devido ao aceleramento das características e processos que ocorrem na puberdade. Para os meninos, é comum que um comprometimento de sua altura, mas, pode ocorrer as meninas também. Uma vez que, os ossos do crescimento ficam madurados precocemente;
- Danos psicológicos: esses vão desde a agressividade já citada, até mesmo os riscos de desenvolvimento de doenças psiquiátricas. O que pode levar aos riscos tanto de suicídio, quanto de homicídios. Além disso, o uso excessivo de anabolizantes na adolescência aumenta os casos de contato com as drogas;
- Fígado: aqui suas funções também são alteradas e podem inclusive levar a cirrose. Bem como, a peliose que são machucados preenchidos por sangue que quando extravasado, leva a consequências graves. Aqui o risco de tumores também aumenta;
- Sexualidade: ocorre principalmente nos homens, um risco de infertilidade e crescimento mamário elevado, a ginecomastia;
- Colesterol: é comum que o LDL, colesterol ruim, seja elevado e que o HDL, colesterol bom, diminua. Ou seja, os níveis no sangue se mostram em desequilíbrio, o que aumenta o acúmulo de gordura nas artérias e veias. Isso pode causa até mesmo a aterosclerose e aumentar o risco de infartos e derrames cerebrais.
Além de todos os efeitos descritos acima, os adolescentes podem sofrer com o aumento da acne, com a calvície, roncos em excesso e trombose.
Conclusão
Portanto, vimos ao longo deste artigo como o uso excessivo de anabolizantes faz mal à saúde e pode até mesmo levar à morte.
Você pode trocar os anabolizantes pelo suplemento vitamínico Trembodrol, conheça aqui.
Então, que tal compartilhar este artigo para que mais pessoas conheçam esse risco e possam se conscientizar?
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.