Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Desenvolvimento Muscular

Desenvolvimento Muscular

Quem treina a muito tempo sabe que a maior dificuldade das pessoas é desenvolver os músculos, ou seja, ganhar massa magra e definir o corpo. Definição muscular é quando os músculos, as curvas começam a aparecer. Essa dificuldade é seguida de uma frustração, porque os iniciantes acham que vão crescer com um mês de treino. Claro que é preciso foco e determinação, mas não é assim tão rápido o desenvolvimento dos nossos músculos. Muitas pessoas não entendem como funciona o crescimento dos músculos, e por isso se frustram, e muitas vezes desistem. 

Mas o que eles não sabem, é que não é nada difícil “crescer”. É necessário apenas entender como funciona e ter muita dedicação nos seus treinos.

Para ganhar massa magra é preciso diminuir o percentual de gordura. Um músculo definido é aquele que não possui gordura considerável entre ele e a pele, fazendo com que seja possível notar seu contorno. Por isso, o treino para definição muscular consiste em reduzir a quantidade de gordura local.

Neste artigo, você vai entender como funciona esse desenvolvimento e assim conseguir intensificar seus treinos para ganhar massa muscular.

 

E Como Funciona o Desenvolvimento Muscular?

O desenvolvimento do nosso sistema muscular ocorre a partir de estímulos recorrentes a determinadas partes do corpo. Para isso é preciso treinar intensamente, mas o que pouca gente sabe é que o verdadeiro crescimento dos músculos se dá durante o repouso. Um treinamento intenso deve gerar estímulos suficientes para quebrar as fibras musculares para que durante a reconstrução elas fiquem mais fortes e maiores. Se o ritmo de esforço for maior do que o tempo que o corpo leva para se recuperar acaba ocorrendo perda de massa muscular. Mas não adianta se matar na academia, se você não dá valor ao seu sono. Seu corpo necessita repousar. 

Por isso, o descanso é a parte mais importante do treino. De nada adianta você passar horas na academia, emendar no trabalho e não descansar o corpo! É no repouso – de preferência 8 horas bem dormidas – que seus músculos irão crescer, não durante os exercícios. É claro que precisamos estimular os músculos para que eles cresçam, mas se forem estimulados em excesso, os músculos podem fadigar, e vamos nos sentir cansados demais. Por isso respeite o seu tempo de descanso, é neste momento em que os alimentos e/ou suplementos ingeridos vão ser fundamentais para fornecer aos músculos a proteína e as vitaminas que eles precisam, enquanto o nosso corpo, no geral, está descansando. Precisamos destruir fibras musculares, para que durante o descanso elas se regenerem e se tornem mais fortes, trazendo a nossa transformação estética. Construir os seus músculos exige muito esforço, dedicação e disciplina. 

Primeiro, para treinar você precisar saber treinar. Isso mesmo. Muitas pessoas se queixam de que treinam a anos, mas não vêem evolução no seu corpo. Isso ocorre porque essas pessoas treinaram errado a vida toda. De nada adianta você aumentar o peso toda semana, se você não faz a execução correta dos exercícios, não varia os exercícios. Você vai continuar perdendo seu tempo na academia, e seu corpo continuará o mesmo. Para ganhar músculos é essencial que os treinos sejam feitos de forma correta.

Por isso vou te explicar uma técnica infalível que pode gerar resultados surpreendentes em pouquíssimo tempo:

Basicamente, a execução de cada exercício consiste em 2 fases: A concêntrica e a excêntrica. A fase concêntrica é a fase de contração do músculo, momento no qual o peso é levantado ou puxado. E na fase excêntrica, ocorre justamente o contrário. Esse é momento em “baixamos” o peso. Porque saber disso é tão importante?

Simplesmente porque vários estudos científicos já comprovaram que a fase excêntrica, onde baixamos o peso, é a mais lesiva ao tecido muscular, que é o grande objetivo do nosso treino de musculação. Precisamos destruir fibras musculares, para que durante o descanso elas se regenerem e se tornem mais fortes, trazendo a nossa transformação estética. Ou seja, a fase excêntrica é a mais importante e que exige mais foco no nosso treinamento.

É importante também treinar com várias faixas de repetição, fazendo com que todos os tipos de fibras musculares sejam trabalhados, potencializando a capacidade do corpo em aumentar a massa muscular.

A Alimentação 

Se você acha que alimentação e descanso não tem nada a ver com o desenvolvimento muscular, você está muito enganado, meu amigo. A alimentação é sim fundamental para você construir seus músculos. Porque de nada adianta passar horas na academia e não se alimentar direito. Para ganhar músculos é necessário seguir uma dieta rica em proteínas, sempre fazendo variações com gordura boa, carboidratos, vitaminas, minerais e muita água. 

Desenvolvimento Muscular

O seu hábito alimentar pode influenciar muito na velocidade e na eficiência de se ganhar mais massa muscular. Veja alguns alimentos que ajudam no desenvolvimento dos músculos: 

Frango

A proteína de origem animal é considerada a melhor para o desenvolvimento de músculos. Por isso, é indicado consumir um filé grande de frango duas vezes por dia.

Ovo

A gema do ovo é rica em substâncias que combatem o processo inflamatório ocasionado durante o exercício. Já a clara do ovo é riquíssima em proteínas que ajudam na recuperação muscular. É por isso que todo maromba vive comendo ovo!

Banana

A banana é uma ótima opção de pré-treino, pois possui carboidrato, potássio e minerais essenciais para a produção rápida de energia, além de ajudar a evitar câimbras.

Iogurte

Por ser riquíssimo em proteína, o iogurte natural é uma excelente opção de lanche para o pós-treino. É logo após a realização do exercício que a proteína é mais bem aproveitada pelo corpo, auxiliando na rápida recuperação do músculo.

Água

Beber água é sempre fundamental. Com as células hidratadas, a proteína age com mais facilidade, fazendo o corpo construir músculos mais depressa. Não precisa economizar, beber água é importante a qualquer hora do dia. É recomendado que se beba, no mínimo, dois litros de água por dia. Por isso, sempre recomendamos que você ande com uma garrafinha ao lado para não esquecer.

Se necessário, use suplementos, pois você achar que os alimentos não estão sendo suficientes, você pode tentar usar suplementos ou shakes de proteína para alimentar os seus músculos. Existem vários suplementos no mercado, pesquise qual se encaixa mais no seu dia-a-dia e no seu objetivo, pois existem vários suplementos com funções diferentes. 

Agora que você entende como funciona o desenvolvimento dos nossos músculos, está na hora de colocar a mão na massa. Não pense que treinar é o essencial e assim seus músculos irão crescer. Aliando o treino junto ao descanso e à alimentação, são um tripé invencível. Aprenda a treinar de forma correra, aplique a técnica que ensinamos, e assim seus treinos vão melhorar 100%. Você verá seus músculos crescerem e terá uma  surpreendente evolução em pouco tempo. 

Desenvolvimento Muscular

 

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