Tudo O Que Você Precisa Saber Para Não Ter Lesões Musculares Frequentes

Lesões Musculares

Lesões musculares são danos causados nos músculos por diversos mecanismos, seja por trauma direto, laceração ou isquemia. As lesões musculares são muito comuns no esporte, incluindo musculação, com sua frequência variando 10 a 55% de todas as lesões. Mais de 90% delas são relacionadas com contusões ou distinções musculares. Isto acontece pelo excesso de carga em busca de um desenvolvimento acelerado

A contusão muscular ocorre quando um músculo é submetido a uma força súbita  de compressão como um golpe direto, por exemplo. Já nos estiramentos, o músculo é submetido a uma tração excessiva levando à sobrecarga das miofibras e, consequentemente, a sua ruptura. Exercícios físicos geralmente causam microrrupturas nos músculos. Porém, dependendo da intensidade o músculo se regenera em um tempo máximo de recuperação de até 48 a 72h. 

Lesões Musculares

Por isso, deve haver um cuidado nas contrações excêntricas, que são situações em que o músculo trabalha em alongamento. É nas contrações excêntricas que há maior probabilidade de lesão muscular. Em uma lesão, os primeiros sintomas são dores fortes, presença de hematoma, edema e dificuldade para movimentar o músculo lesionado. Quanto mais grave for a lesão, mais intensos serão os sintomas. Com isso o músculo pode perder sua função total ou parcialmente.

Então, prevenir-se é fundamental para que não atrapalhe o desempenho de seus resultados nos treinos. Queremos evitar que você tenha lesões musculares, pois falta uma metodologia eficaz de treino, com a qual seja possível treinar sem o risco de sofrer lesões de qualquer tipo e ainda manter um ritmo de crescimento muscular constante. Por isso preste bem atenção neste artigo, pois falaremos tudo que você precisa saber para não ter (mais) lesões.

Mas, Como Evitar? Alimentar-se Bem

Os alimentos têm o poder de evitar lesões, sim. Por isso, a primeira dica é alimentar-se bem, pois desta forma as construções musculares ficará mais resistente a este incidente, assim como outras partes do corpo. Faça uma lista de alimentos que ajudam a desenvolver os músculos e adicione a suas refeições diárias. E jamais esqueça-se de beber líquidos, principalmente água. 

Alongamentos

Todos sabem que fazer alongamento é essencial para evitar as lesões musculares. Isto por que os ligamentos e músculos ainda estão muito frágeis, sendo assim muitos suscetíveis a lesões. Por isso, alonga-se  Existe um tipo de alongamentos apropriado para cada parte do corpo, por isso atente-se. 

Durações Dos Treinos

Respeite o limite de seu corpo, pois quando cansado o seu corpo está mais suscetível a sofrer lesões musculares. Não adianta ter pressa por resultados mais rápidos, se for prejudicar você, por isso você não deve exagerar nas atividades físicas. Portanto, é preciso que elabore juntamente com o profissional um calendário diário de exercícios físicos. 

Visitar Ortopedista

Para evitar lesões musculares é necessário que visite constantemente o ortopedista para que o mesmo avalie sua situação, fazendo assim um check-up completo da situação de seus ossos, articulações, ligamentos e, por fim, músculos. 

Equipamentos

Outra medida é usar os equipamentos adequados e corretamente, pois não basta praticar todos esses procedimentos acima se, por exemplo, pratica os exercícios físicos descalços. É preciso ter um tênis adequado, assim como luvas, por exemplo, na musculação. Por isso, atenção ao tipo de calçado e vestimenta utilizada durante a atividade física! Escolha de acordo com o esporte praticado, pois alguns demandam maior absorção do impacto nos pés. Usar roupas leves que não prejudiquem a transpiração podem ser uma boa escolha.

Evitar Substâncias Proibidas

Fique longe de substancias proibidas que dizem fortalecer e levar o crescimento muscular. As mesmas podem causar lesões musculares e também levar a um caso mais grave, como o câncer. 

Avaliação Médica

As avaliações médica, física e postural são imprescindíveis para você que quer realizar uma atividade física sem prejudicar seu organismo, pois elas fornecem dados importantes do estado atual da sua saúde, e proporcionam técnicas de treinamento mais eficazes para o seu tipo físico.

Aquecimento

Não se esqueça do aquecimento! Ele é fundamental antes da atividade física, pois diminui o risco de lesões como por exemplo, os estiramentos e promove a ativação da circulação. Comece os treinos com o corpo quente.

Cuidado Com A Postura

Ter postura durante a atividade física é essencial! Cuidado, pois além de prejudicar seu organismo, você pode ganhar dores nas costas, no pescoço e até dores de cabeça!

Ajuda De Um Profissional

 Sempre procure um profissional especializado antes de iniciar alguma atividade física, pois aquela dorzinha pode não ser apenas um incômodo da falta de exercícios! Realize avaliações periódicas para acompanhar a evolução de seu quadro.

Modo De Respirar

Como você respira? É importante que a respiração seja abdominal (na barriga) principalmente em exercícios de alongamento afim de evitar a contração desnecessária de músculos. E você cansa menos!

Treino Apropriado 

Seu treinamento está adequado a sua real necessidade? O condicionamento muscular pode reduzir lesões com o desenvolvimento de programas de força progressiva, mas atenção ao equilíbrio entre força e flexibilidade para não sobrecarregar as estruturas, e também com os sinais precoces de fadiga.

Por fim, atente-se a todas essas dicas para evitar lesões nos músculos, isso é muito importante, pois isso pode prejudicar você e seu treino, atrapalhando sua evolução na academia. Se você já teve lesões, sabe o quanto é ruim, mas seguindo a estas orientações, com certeza não terá mais, e seu treino vai melhorar muito. E quem nunca teve, nem sentirá o gostinho. Você conseguirá treinar pesado, aplicando a mais avançada e efetiva técnica de ativação muscular nos seus treinamentos, sem medo. 

Lesões Musculares

 

 

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