Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

TREINOS

Treino Funcional x Musculação – Veja Qual O Melhor

Treino Funcional x Musculação – Veja Qual O Melhor

Treino funcional x musculação é uma das dúvidas que percorrem a cabeça de quem tem como objetivo cuidar bem da saúde.

Esses geralmente são as principais modalidades que uma pessoa pode escolher.

No entanto, você sabe como funciona cada uma dessas práticas, quais as diferenças entre as duas e qual seria o melhor para você?

Se você tem dúvidas a respeito, não se preocupe. Este artigo foi elaborado para que te ajude a escolher qual se encaixa melhor nos seus objetivos e saber um pouco mais sobre cada um.

Então, continue lendo para conhecer.

 

Treino Funcional vs. Musculação, Como Funcionam?

treino-funcional-x-musculacaoExiste uma diferença entre treino funcional x musculação. Começando pelo treino funcional.

Todos os movimentos realizados no treinamento funcional são desenvolvidos de acordo com os movimentos naturais do corpo humano.

Os exercícios realizados nessa modalidade de atividade estão relacionados a movimentos como pular, correr, agachar e empurrar, entre outros.

O objetivo final é o ganho de agilidade, coordenação de movimentos, condição física, resistência, equilíbrio, flexibilidade e força muscular.

Para aqueles que estão cansados ​​de exercícios repetitivos no treinamento com pesos, o treinamento funcional tornou-se uma excelente opção.

Nenhum movimento do eixo é definido ou completado para isolar grupos musculares – todo o corpo pode ser exercitado ao mesmo tempo.

Se você pretende perder peso, elevar a flexibilidade, melhorar a força muscular e o sistema cardiopulmonar, o treinamento funcional é então a sua melhor escolha.

Observe que a hipertrofia muscular não é mencionada aqui, porque esse não é um dos objetivos desta atividade.

Quem pode praticar?

Qualquer pessoa saudável pode praticar esse exercício, e mesmo a pessoa mais sedentária pode começar a se exercitar sem problemas.

Este é um dos pontos comuns do treino funcional x musculação: ambos podem se adaptar a pessoas que nunca fizeram exercício físico ou estão em um estado de treinamento mais avançado.

No entanto, algumas pessoas podem precisar realizar exercícios aeróbicos e musculares regulares antes de começar.

Já sobre a musculação, para aqueles que querem aumentar a força, a resistência podem escolher esta opção.

O exercício pode isolar mais facilmente vários grupos musculares e promover diferentes benefícios à saúde.

O treinamento com pesos é muito eficaz para hipertrofia.

Na musculação, o programa é construído por movimentos repetidos, que atuam em certos músculos.

Embora estejamos lidando com programas de condicionamento físico, os benefícios e resultados são diferentes.

Esta atividade é recomendada para aumentar a hipertrofia muscular e força.

A vantagem do treinamento com pesos é que você pode trabalhar os grupos musculares isoladamente, a desvantagem é que ele pode causar lesões.

 

Comparando O Treino Funcional E Musculação

treino-funcional-x-musculacaoA diferença do treino funcional x musculação, quando se fala de esportes e habilidades de exercício, é capaz de oferecer maiores possibilidades.

Vários itens podem ser usados, como elásticos, bolas, cones e cordas, para alterar o tipo de treinamento.

Além disso, pode até ajudar a prevenir lesões, pois ajuda a exercitar a coordenação, equilibrar e fortalecer a força muscular.

Uma das maiores vantagens do treinamento funcional é que a maior diferença relacionada ao treinamento com pesos é que ele pode encerrar o treinamento tedioso.

Muitas vezes, usando seu próprio corpo como peso, mais o uso dos objetos, ajuda a produzir uma série de alterações para o mesmo exercício físico.

Já o principal objetivo do treinamento de musculação, é promover a hipertrofia, ou seja, o crescimento muscular.

O treinamento funcional age de forma global, incluindo todos os músculos ao mesmo tempo, enquanto a musculação consegue ativá-los globalmente e isoladamente, treinando um grupo de cada vez de uma maneira mais específica.

A musculação também se concentra na perda de peso, não apenas porque promove a perda de gordura, mas também porque promove o ganho de massa corporal magra.

Eventualmente, ele consumirá mais energia, ajudando a reduzir o número da balança.

Se você treina 2 a 5 vezes por semana e tiver uma dieta equilibrada, poderá alcançar bons resultados em pouco tempo.

Então, qual treino escolher?

Para te ajudar nessa busca de saber qual é o mais indicado para você, se é o treino funcional x musculação, fizemos um comparativo que pode te auxiliar.

Musculação:

  • Mais aconselhado para ganho de força;
  • Indicado em casos que buscam hipertrofia muscular;
  • Pode ser feito de 2 a 5 vezes por semana, com até 10 exercícios, e series de 1 a 4 com 3 a 20 repetições por movimento;
  • Possibilita a isolação de grupos musculares;
  • Pode gerar desequilíbrio estético e lesões.

Treino Funcional:

  • Aconselhável para ganhar equilíbrio;
  • Melhor para ganho de condicionamento físico;
  • Proporciona mais agilidade;
  • Ótimo para ganho de força;
  • Pode ser feito de 3 a 5 vezes por semana com o tempo de até 1 hora;
  • Possibilita a variação de ambientes, séries e o trabalho com o corpo inteiro em geral;
  • Ainda gera dúvidas sobre a questão da hipertrofia muscular.

Na musculação você tem um gasto calórico de em média 360 calorias por hora. Então para que haja ganhos mais satisfatórios, é recomendável que você exerça alguma atividade aeróbica como corrida ou natação, pois elas auxiliam na aceleração do metabolismo e desse modo, queimam calorias.

Já o treino funcional tem gasto calórico muito maior. Se você estiver em um nível muito avançado, consegue queimar até 900 calorias em uma hora. Os iniciantes conseguem queimar entre 500 a 550 calorias.

Se ainda assim, você tiver dúvidas em relação à qual escolher, não se preocupe, você pode muito bem conciliar ambos os treinos.

Isso mesmo, um consegue complementar o outro perfeitamente e trabalha cada parte do corpo de maneira devida.

Um bom treino funcional consegue aumentar seus resultados na musculação.

 

Conclusão

treino-funcional-x-musculacaoPor fim, vimos todas as diferenças e vantagens de cada modo de treino. Apesar de diferentes, ambos se completam, e se você pode, opte por fazer os dois para melhores resultados.

Não se esqueça que ambos exigem muita força então o mais aconselhável é que você tenha alguém do lado auxiliando na prática correta dos movimentos para que não possa vir ocorrer lesões.

E aí, esse artigo te ajudou a saber mais sobre os treinos e decidir por qual optar? Então nos conte aqui nos comentários e não se esqueça de compartilhar este artigo em suas redes.

 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *