HIPERTROFIA

Treinamento Intervalado – Saiba Como Fazer E Seus Benefícios

Treinamento Intervalado – Saiba Como Fazer E Seus Benefícios

Se você já ouviu falar do treinamento intervalado e chegou até aqui, é porque provavelmente deve estar em busca de uma nova prática.

Ou seja, daquela que melhor irá se adaptar aos seus gostos e condicionamento físico. Bem como, permitirá a você, alcançar os objetivos desejados com a prática física.

Infelizmente, nem todas as pessoas se adaptam a musculação e por isso, recorrem a outras práticas como esta que favorece o emagrecimento.

Neste artigo iremos mostrar então, o que é essa práticas, como fazê-la e seus benefícios. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre, agora mesmo!

 

O Que É Treinamento Intervalado?

Treinamento-Intervalado

O treinamento intervalado, é um método física que se caracteriza através da divisão em dois períodos alternados, sendo eles:

  • Esforço total: é o período de alta intensidade intercalado com aqueles moderados e leves;
  • Recuperação: são os períodos em que seu corpo irá descansar.

Desse modo, sua prática acaba sendo ideal para a queima elevada de gordura, principalmente, na região abdominal.

Fazendo com que essa atividade seja muito procurada mais por quem deseja emagrecer. Do que alcançar um crescimento muscular e a hipertrofia.

Considerada uma prática anaeróbica, sua metodologia intervalada exige do corpo uma adaptação metabólica na qual, o corpo necessita queimar gordura a fim de sustentar a prática.

Logo, o resultado primário alcançado com essa prática é um consumo de energia prolongado. Chegando até mesmo, a 24 horas após a realização dos exercícios.

É justamente por isso, que ocorre uma elevada queima da gordura abdominal, uma vez que, o corpo necessita queimar a gordura acumulada que é nossa segunda fonte de energia.

Mas, não é apenas por isso que o treinamento intervalado beneficia a perda de peso. Acontece que ele estimula ainda, o consumo de EPOC (oxigênio pós-exercício).

Valores elevados de EPOC são comuns em práticas anaeróbicas nas quais, as células musculares precisam descansar a fim de restabelecer seus aspectos fisiológicos, aumentando o gasto energético.

Como funciona o treinamento intervalado?

Vale destacar, que essa prática surgiu na Alemanha no ano de 1939 sendo utilizada apenas por atletas, passando então, a ser comum em diversas academias.

O treinamento intercalado é ótimo para melhorar o condicionamento cardiorrespiratório. Além disso, ele é ideal para quem gosta de dinamismo.

Já que ele pode intercalar diversas atividades, tais como a bicicleta, corrida, caminhada, musculação e até natação.

No entanto, não é qualquer pessoa que pode sair investindo nela é claro. Por isso, é fundamental em primeiro lugar passar por uma avaliação:

  • Médica;
  • Física.

Com profissionais capacitados que irão identificar seu condicionamento e durante a prática, é essencial usar medidores de frequência.

Por exigir muito do corpo, é preciso acompanhá-lo em tempo real. A prática em si irá trabalhar a proporcionalidade entre esforço e repouso.

Ou seja, se um período for de alta intensidade, seu tempo de repouso deve ser adequado a ela a fim de garantir resultados e preservar a saúde física.

Além disso, o treino precisa ser montado de forma individual por um personal trainer que vai considerar diversos fatores como:

Biotipo;
Condicionamento;
Resistência;
Força.

Traçando isso ainda, com os objetivos desejados pelo praticante, se este for iniciante será preciso também um acompanhamento inicial.

Em relação a sua frequência, o mais recomendado é que seja feito de 3 a 4 vezes por semana para níveis avançados. Nunca mais do que isso, para evitar lesões ou overtraining.

Se for iniciante o ideal é realizar a prática 1 vez por semana. Passando então, para o nível intermediário no qual, estimula-se o treinamento apenas 2 vezes por semana.

 

Vantagens Do Treino Intervalado e Erros Mais Comuns

Treinamento-Intervalado

Para finalizar quero falar um pouco sobre os benefícios dessa prática e mostrar alguns dos erros mais comuns que você deve evitar.

Garantindo assim, uma execução perfeita do treinamento intervalado e seus resultados. Então, entre seus benefícios vemos os seguintes pontes de destaque:

  • Queima de gordura: já mencionado antes, essa metodologia beneficia a perda de peso que leva a redução das medidas corporais;
  • Condicionamento: por exigir muito dos músculos, vemos um melhora no condicionamento. Mas, essa se estende ainda ao cardiorrespiratório;
  • Oxigenação: além disso, a prática aumenta sua captação e o posterior armazenamento;
  • Qualidade de vida: assim como qualquer prática física, essa contribui para melhoras no humor e ainda reduz o cansaço no dia-a-dia, ao deixar seu metabolismo ativo.

Em relação aos erros mais comuns, podemos citar em primeiro lugar a falta de aquecimento antes dos treinas que é uma prática essencial em qualquer atividade física.

Isso porque ele estimula o fluxo sanguíneo nas articulações e músculos. Tornando estes mais flexíveis e aquecidos (pois, nosso sangue é quente).

Mas outros erros que vemos bastante é descano reduzido e variação excessiva do ritmo, ambos prejudicam o metabolismo, sendo o primeiro pela falta de recuperação adequada.

Enquanto o segundo leva a dificuldade de adaptação do organismo e ainda causa alterações muitos diferenciadas na frequência cardíaca.  Alguns erros que você deve evitar ainda é treinar dias seguidos e em jejum.

Isso porque a prática seguida não é recomendada nem nos níveis mais avançados, já que exige demais do corpo que precisa de tempo para se recuperar. 

Bem como, o jejum favorece o mal-estar, tonturas, enjoos, etc. Já que seu corpo estará enfraquecido pelo período sem comer que leva a uma baixa nutricional.

 

Conclusão

Treinamento-Intervalado

Portanto, o treinamento intervalado é uma prática anaeróbica que estimula a prática física em diferentes intensidades planejadas de acordo com cada praticante.

Sendo intercaladas ainda, com um tempo de repouso proporcional. Favorecendo um estímulo que eleva a queima de gordura, principalmente, na região abdominal.

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