ALIMENTAÇÃO

Termogênicos: O Que São? Para Que Servem E Como Tomar

Termogênicos: O Que São? Para Que Servem E Como Tomar

Se por acaso você já se deparou com a palavra termogênicos, mas, não soube dizer o que era, sem problemas!

Você pode até não saber o que são, mas, com certeza já usou algum. Isso porque termogenia é uma ação causada no organismo.

Ou seja, uma capacidade (ou funcionalidade) que certos alimentos e bebidas possuem e causam efeitos benéficos em nosso corpo.

Provavelmente, você deve ter ouvido o termo relacionado a emagrecimento. Ou até mesmo, a musculação e práticas físicas, não é mesmo?

Então, para saber o que são termogênicos, continue lendo este texto e tire todas as suas dúvidas do assunto!

 

O Que São Termogênicos?

O Que São Termogênicos

 

A termogenia, é um conceito que se refere a queima de gordura e caloria, por ser uma substância que tem a capacidade de aquecer o corpo.

Logo, os termogênicos são alimentos, bebidas e até mesmo suplementos que possuem a capacidade de estimular a termogenia no organismo.

Desse modo, o organismo precisa trabalhar para diminuir a temperatura corporal elevada, levando-a de volta ao padrão ideal que é 36,5°.

Mas, para que isso acontece o corpo precisa de energia. Ou seja, para suprir o trabalho extra realizado nessa diminuição.

Em resumo, o metabolismo é acelerado e a queima de gorduras e calorias aumentam, consequentemente, isso beneficia a perda de peso.

Portanto, seja apenas para emagrecer ou para elevar os resultados de hipertrofia (musculação) a termogenia é estimulada através de:

  • Bebidas;
  • Alimentos;
  • Suplementos.

Esse último, é um recurso mais utilizado por praticantes assíduos da musculação que buscam resultados elevados e procuram soluções eficazes e garantidas!

Uma vez que, os suplementos termogênicos são concentrados. Logo, sua ação funciona por mais tempo no dia-a-dia.

Digamos que o seu corpo vai precisar “trabalhar 24h” por dia para diminuir a temperatura e consequentemente ele vai entrar no ciclo de:

  • Queima de gordura e calorias em energia para o corpo diminuir sua temperatura.

No entanto, para quem acredita que a termogenia beneficia apenas a perda de peso e os ganhos de atividades físicas está enganado.

Pois, ela possui diversas outras vantagens ao corpo e organismo. Assim sendo, iremos abordá-las ao longo do texto!

1. Qual A Funcionalidade Dos Termogênicos?

Os termogênicos, em geral, são compostos pela cafeína, uma substância capaz de estimular o sistema nervoso central.

Desse modo, o SNC é o responsável pela aceleração do metabolismo. Logo, essa aceleração intensa eleva a temperatura do corpo.

No intuito de abaixá-la, ocorre uma maior produção de energia que funciona como o combustível do corpo que está trabalhando, o que demonstra as seguintes funcionalidades:

  • Mais energia para práticas físicas;
  • Elevada queima de gordura e calorias – emagrecimento;
  • Aumento nos resultados da musculação – hipertrofia;
  • Capacidade de desempenho elevada ao longo do dia;
  • Diminuição da fadiga – efeito colateral da energia elevada;
  • Ganhos mais rápidos de resultados;
  • Performance elevada nos exercícios de curta duração e alta intensidade.

2. Quais São Os Outros Benefícios?

  • Foco: por ter cafeína, uma substância estimulante, ao tomar termogênicos você tem uma melhora da concentração. Logo, em consequência, na capacidade de aprender.
  • Estado de alerta: é estimulado pelo sistema nervoso central, o que faz com que haja o seu aumento e você fique mais atento.
  • Sistema cardiovascular: a termogenia é um efeito ótimo que fortalece e melhora o funcionamento desse sistema.

 

Tipos De Bebidas E Alimentos Termogênicos

Tipos De Bebidas E Alimentos TermogênicosPortanto, agora que você já sabe o que são termogênicos, abaixo irei listas alguns deles que são obtidos de forma “natural”, ou seja, direto da fonte.

  • Pimenta: existem diversos tipos e todas podem ser consumidas, mas, as melhores são a dedo de moça e caiena. Além disso, a quantidade recomendada varia, então, procure utilizá-la ao longo do dia para temperar a comida. No entanto, evite fazer isso com o uso de molho de pimenta, pois, ele pode causar algumas reações adversas.
  • Gengibre: o ideal é consumir cerca de 2 a 4 gramas por dia da sua versão fresca. Assim sendo, ele pode ser utilizado como tempero, mas, em excesso pode causar hemorragias.
  • Canela: utilizada para doces e salgados, esse tempero é muito versátil e deve ser consumido no limite de meia colher de chá (6g) por dia. Do contrário, seu excesso pode causar alergias, úlceras, problemas no intestino e alterações nos batimentos cardíacos.
  • Café: uma clássica bebida, querida por muitas pessoas, o ideal é tomar no máximo 4 xícaras de 50 ml diariamente. Contudo, ultrapassar esse limite causa problemas como insônia, entre outros males.
  • Chá verde: consumo no máximo 4 xícaras por dia, para evitar problemas gástricos, cardíacos e de insônia também.

 

Composição E Uso Dos Suplementos Termogênicos

Composição E Uso Dos Suplementos TermogênicosAbaixo, irei falar dos suplementos que causam a termogenia no organismo, então, primeiramente vamos olhar a sua composição.

  • Cafeína: é uma das substâncias presentes, sendo a principal responsável pela queima de calorias e gorduras;
  • Loimbina: também conhecida como Yohimbe, esse é um composto natural extraído de plantas. Por isso, possui ação estimulante que eleva o desempenho nos treinos, seja para emagrecimento ou hipertrofia;
  • Garcínia Cambogia: esse composto possui duas incríveis função, a primeira é o bloquei de gordura. Enquanto a segunda é capacidade de inibir o apetite.
  • Citrus Aurantium: através dele é possível obter Octopamina e Sinefrina HLC.

Em relação a recomendação diária desse tipo de suplemento, não existe uma informação precisa. No entanto, o ideal é que não se ultrapasse doses diárias de 240mg.

Pois, em sua maioria os suplementos termogênicos são compostos por cafeína. Logo, a ANVISA recomenda que esse limite é o mais adequado à saúde.

Além disso, aqui os riscos do consumo em excesso são os problemas de ansiedade, síndrome do pânico, insônia e os problemas no:

  • Fígado;
  • neurológicos;
  • Cardiovasculares.

 

Conclusão

Conclusão

Então, vimos neste artigo o que são termogênicos e qual a sua função dentro do organismo ao atuar na elevação da temperatura corporal.

Através assim, da aceleração do metabolismo que, consequentemente, gera uma maior queima de gorduras e calorias para gerar energia!

Desse modo, o ideal para quem treina ou faz outras atividades físicas, é consumir termogênicos de 15 minutos a 1 hora antes.

Gostaria que mais pessoas se beneficiassem desse conteúdo? Portanto, compartilhe-o em suas redes sociais!

Conheça o suplemento vitamínico, Trembodrol.

 

 

 

 

suplementos de academia

 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *