Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

ALIMENTAÇÃO

Suplementos Alimentares: Quais São Os Benefícios E Quais Tomar

Suplementos Alimentares: Quais São Os Benefícios E Quais Tomar

A alimentação do ser humano é muito complexa e para que todos os órgãos funcionem de forma adequada, é preciso ingerir diferentes tipos e quantidades de alimentos por dia. Porém, nem sempre temos tempo e disposição para preparar os alimentos, e é aí que entram os suplementos alimentares.

Os suplementos visam a complementação de nossa alimentação diária de forma a suprir nosso organismo com os elementos importantes para a manutenção do corpo humano. E no que diz respeito às atividades físicas, eles tem um papel fundamental na construção da massa muscular.

Dessa forma, em busca de bons resultados, muitas pessoas aderem suplementos alimentares em sua dieta. Entenda como eles funcionam e quais são os seus principais benefícios.

Qual A Função Dos Suplementos Alimentares?

suplementos alimentares

A função dos suplementos alimentares é a de complementar a alimentação e não a de substituí-la. Porém, muitas pessoas confundem estas duas funções e acabam substituindo refeições diárias por suplementos, e essa prática pode ser prejudicial ao nosso organismo.

Mas de modo geral os suplementos tendem a potencializar os efeitos dos alimentos em nosso corpo.

Comumente eles tendem a serem confundidos com anabolizantes, porém é preciso entender que suplementos alimentares não são esteroides.

Os suplementos são compostos de substâncias como proteínas, aminoácidos e carboidratos e ajudam nosso organismo a trabalhar de maneira adequada.

Já os esteroides anabolizantes são hormônios que alteram toda a função do organismo. Isso pode causar disfunções como queda de cabelo, alteração de humor, aceleração dos batimentos cardíacos, desenvolvimento de câncer e em casos mais graves, a morte.

Quais São Os Tipos De Suplementos Alimentares?

Os suplementos alimentares não são iguais e cada um desenvolve uma função diferente no organismo, veja quais são:

– Suplementos hipercalóricos – são suplementos utilizados para quem tem como principal objetivo engordar.

– Suplementos proteicos – são utilizados por pessoas que desejam aumentar a sua massa muscular.

– Suplementos termogênicos – são utilizados por pessoas que desejam perder gordura corporal.

– Suplementos antioxidantes –são utilizados por pessoas que desejam retardar o envelhecimento.

Como Devem Ser Utilizados Os Suplementos Alimentares?

Apesar de complementarem a alimentação, os suplementos alimentares devem ser utilizados de maneira adequada, pois o seu uso indiscriminado também pode trazer prejuízos ao organismo, como por exemplo o aparecimento de pedras nos rins, intoxicação e até mesmo câncer.

O ideal é que quando você optar por inserir estas substâncias em sua dieta é que você procure a recomendação de um nutricionista.

Além disso, os suplementos indicados por um profissional são adequados ao seu biotipo, bem como, são de marcas confiáveis.

Agora que você entendeu quais são os tipos de suplementos e como adquiri-los, é hora de descobrir um pouco mais sobre cada um deles.

Suplementos Alimentares Termogênicos Para Emagrecimento

Os suplementos alimentares que visam o emagrecimento atuam diretamente no metabolismo basal, e dessa forma, conseguem eliminar gordura de forma mais rápida.

Além disso, eles também são utilizados para aumentar energia durante os treinos de musculação e outros esportes onde a prática é bastante árdua.

Suplementos à base de cafeína e chá verde podem ser inclusos nessa lista, além de vários outros, como por exemplo a L-Cartinina e o ômega 3.

Contudo, esses suplementos podem trazer desconfortos ao organismo como aceleração dos batimentos cardíacos, tonturas e mal estar. Nestes casos, se torna importante que você consulte o seu médico e informe os sintomas.

Suplementos Alimentares Proteicos Para Ganhar Massa Muscular

Antes de falarmos propriamente destes suplementos alimentares, devemos entender o que é massa muscular.

Massa muscular consiste em um conjunto formado pela constituição dos músculos. Para adquiri-la o indivíduo deve reduzir a sua gordura corporal.

Para ganhar a massa muscular é preciso realizar musculação ou outros exercícios que trabalhem com diferentes grupos musculares de forma direta.

Além disso, os suplementos que visam o ganho de massa muscular devem ser utilizados apenas quando a prática é realizada de forma regular.

Na lista de suplementos para aumento dos músculos estão :

  • Whey Protein, o mais difundido no mundo fitness e consiste na proteína do leite;
  • Albumina, proteína do ovo também bastante consumida;
  • BCAA, conjunto de aminoácidos essenciais como Leucina, Valina, Isoleucina, além da Vitamina B6.
  • Creatina, que é um aminoácido chamado de metil-guanidinoacético que visa não o ganho, mas a recuperação muscular de forma rápida.

Suplementos Alimentares Hipercalóricos Para Engordar

O suplementos alimentares hipercalóricos também são conhecidos como massa e a sua principal composição são os carboidratos, assim como as proteínas de alto valor biológico, vitaminas e os minerais.

O principal suplemento utilizado para quem deseja engordar é a maltodextrina e a dextrose que possuem alto índice glicêmico, sendo absorvidas rapidamente pelo organismo.

Eles são especialmente indicados para pessoas que possuem um metabolismo altamente acelerado e assim , encontram dificuldades para ganhar peso.

Sua utilização a longo prazo contudo, pode contribuir para o acúmulo de gordura, por isso, a recomendação é que ele seja utilizado apenas quando a prática de exercícios físicos for regular.

Suplementos Alimentares Antioxidantes

O suplementos alimentares antioxidantes podem ser utilizados até mesmo por que não pratica exercícios físicos, pois eles atuam diretamente no retardo do envelhecimento.

Os antioxidantes estão principalmente nas vitaminas que podem  ser encontradas em diversos tipos de frutas, verduras e legumes. Contudo, como várias pessoas não fazem o consumo diário destes alimentos, se torna fundamental a sua reposição.

Dessa forma, os principais suplementos antioxidantes são:

  • Vitamina E: que pode ser vendida em cápsulas
  • Selênico: que também pode ser vendido em cápsulas
  • Carotenóides: também encontrados em cápsulas
  • Vitamina C: também encontrada em cápsulas

Mas se você deseja consumir alimentos que contenham antioxidantes de forma natural você optar pelos seguintes alimentos:

Vitamina C: Morango, frutas cítricas, brócolis, tomate, batata e pimentão.

Vitamina E: Abacate, azeitonas, fígado, espinafre, tofu e sementes de girassol.

Carotenoides: batata doce, abóbora, couve, damasco, mamão, ervilha, pimentão amarelo e vermelho, cenoura e manga.

Selênio: Frutos do mar, carne vermelha, pão integral, frango, carne suína, castanha-do-pará e arroz integral.

Os suplementos alimentares tem a função de ajudam na composição de sua dieta, mas nunca deve ser um substituto delas. Ao consumi-los de maneira adequada, eles tendem a ajudar muito na saúde.

Conheça o suplemento vitamínico, Trembodrol.

 

 

suplementos de academia

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *