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Stiff - Veja Como Fazer O Movimento Correto E Seus Benefícios

Stiff - Veja Como Fazer O Movimento Correto E Seus Benefícios

Se você é frequentador de academia e gosta de saber todos os bons exercícios, tenho certeza que conhece o Stiff.

Esse movimento têm ganhado fama, principalmente nas aulas de crossfit. Pois, ele trabalha diversos músculos ao mesmo tempo.

Porém, ele não é para qualquer um. Por ser um exercício mais complexo, ele pode trazer risco de lesão se não for feito corretamente.

Por isso, se você quer saber como realizar esse movimento e quais são os seus benefícios, continue lendo esse artigo.

 

O Que É E Para Que Serve O Stiff?

O que é e para que serve o Stiff?

Stiff é um movimento de treino que se popularizou muito nos últimos anos. É muito parecido com o levantamento terra.

Porém, não é a mesma coisa, pode-se dizer que é uma variação deste. Esse exercício pode ser feito de várias maneiras, como:

  • Barras;
  • Barras fixas;
  • Em plataformas;
  • De maneira unilateral;
  • Com halteres.

Ainda, o seu objetivo é trabalhar as pernas, principalmente a parte superior, e os glúteos. Então, faz parte do treino focado na região inferior do corpo.

Também, o movimento trabalha com os músculos isquiotibiais. Esses músculos são formados estão localizados na região posterior da coxa.

Portanto, servem para flexionar o joelho e estender o quadril. Ainda, esse movimento trabalha os músculos paravertebrais, que ficam na parte posterior do tronco, sendo responsável por manter o tronco sempre ereto.

Além disso, para fazer esse movimento, é melhor que a pessoa já esteja em um nível avançado na musculação.

Pois ele demanda uma boa coordenação e força, podendo gerar lesões em pessoas despreparadas.

Então, Como Fazer O Movimento Stiff?

O movimento começa quando você abaixa a barra de pesos até acima do pé, mais ou menos na canela.

Porém, tenha atenção e cuidado. Pois, os seus joelhos devem ficar parados, quadril curvado e costas retas.

Então, a partir daí desça como se fosse pegar algum objeto no chão, levando a barra junto com você.

Assim, você estará alongando os seus músculos localizados na parte posterior da coxa. Portanto, depois de descer, está na hora de levantar.

Então, agora você irá levantar a barra e ficar em posição reta, de pé. Nesse caso, a barra deve ficar na altura da sua coxa ou quadril.

Ainda, esse movimento deve ser feito pela elevação do seu quadril. Então, faça o exercício quantas vezes você conseguir e o seu treino indicar.

E Quais São Os Benefícios Do Stiff?

Esse exercício pode trazer muitos benefícios para as pessoas que os praticam. Pois, o exercício não serve apenas para desenvolver esses grupos musculares mencionados.

Ele também é importante para melhorar o seu desenvolvimento muscular geral e aprimorar a sua performance nos treinos de levantamento de peso. Ainda, ele traz os seguintes benefícios:

  • Fortalecimento dos músculos;
  • Prevenção de lesões;
  • Amenizar dores.

Ou seja, o exercício, quando feito com uma certa regularidade, pode ajudar a prevenir lesões na hora do seu treino.

Principalmente lesões no quadril, na coxa e na região da lombar. Ainda, é possível que esse exercício e o fortalecimento dos músculos ajudem a evitar dores na lombar.

 

Dicas De Como Realizar O Movimento Stiff

Dicas de como realizar o movimento

Portanto, como é um exercício um pouco mais complicado para se realizar, existem algumas dicas que você pode seguir para evitar lesões.

Além disso, é importante fazer bem para ter o efeito esperado. Imagina fazer o exercício para no final não ter efeito nenhum, não seria nada legal né?

1. Segurança Em Primeiro Lugar:

Existem algumas dicas para garantir a sua segurança no exercício Stiff. Portanto, a primeira dica é que o ideal seria ter a ajuda de um profissional, pelo menos no início quando você está aprendendo.

Pois, é um exercício para praticantes já avançado. Além disso, é muito importante fazer uma boa sessão de alongamento antes do exercício, para evitar possíveis lesões.

Ainda, uma dica é utilizar acessórios de segurança, como por exemplo um cinto de musculação. Assim, você consegue proteger as costas.

Além disso, muitas pessoas optam por utilizar uma bandagem no pulso para protegê-lo. Ainda, comece com cargas baixas.

Para você que está começando agora, a melhor dica é começar aos poucos. Portanto, vá aumentando os pesos aos poucos.

Converse bem com o seu instrutor e vá adicionando o exercício aos poucos a sua rotina.

2. Mantenha A Respiração Constante:

Outra dica é sempre manter a sua respiração constante. Preste atenção e inspire e expire durante toda a execução do exercício.

Inspire quando for fazer o movimento descendo, e expire quando for levantar. Dessa maneira, você mantém um bom ritmo durante o exercício.

3. Cuidado Com Os Possíveis Erros:

Como é um exercício complexo, é muito comum erro. Além disso, cada erro pode ocasionar em uma lesão. Por isso, é importante tomar cuidado.

  • Não flexione ou estenda os joelhos: é um erro muito comum e que pode dar problemas. Pois, faz com que o quadríceps seja ativado, o que não é um objetivo do movimento;
  • Mantenha a sua coluna reta: muitas vezes a coluna não está reta na parte da descida. Portanto, a deixar arredondada traz uma sobrecarga, trazendo dor, desconforto e estresse;
  • Não execute a descida com a barra de maneira rápida: muita gente na hora de descer acaba soltando um pouco a barra, fazendo o movimento de maneira brusca. Com isso, você não faz nenhuma contração muscular.

 

Conclusão

Conclusão

Portanto, agora você já sabe tudo que precisa saber para realizar o exercício Stiff com perfeição e sem risco de lesões.

É sempre importante frisar que é um movimento um pouco complicado e cada erro pode causar sérios desconfortos ou lesões.

Por isso, não hesite em pedir ajuda na hora de realiza-lo. Seguindo as nossas dicas, você não terá problemas e logo estará vendo os resultados.

Então, se você gostou desse artigo, deixe aqui o seu comentário. 

 

 

 

 

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