TREINOS

Por Que O Sedentarismo É Considerado O Mal Do Século

Por Que O Sedentarismo É Considerado O Mal Do Século

O número de pessoas com sobrepeso e obesas vem aumentando cada vez mais ao redor do mundo. Uma das principais causas para isso é o sedentarismo.

Dessa forma, com o estilo de vida moderno e urbano que levamos, de um modo geral, as atividades físicas foram deixadas de lado e as pessoas se exercitam cada vez menos.

Esse tipo de estilo de vida, portanto, pode gerar graves malefícios à saúde.

Então, nesse artigo explicamos um pouco sobre aquele que vem sendo chamado de mal do século, as consequências que uma vida sedentária pode geral e, por fim, maneiras de reverter esse quadro.

Se você quer aprender mais sobre o assunto, continue lendo o conteúdo abaixo.

 

O Que É Sedentarismo?

Sedentarismo

Todos nós sabemos que o corpo humano foi feito para estar em movimento. Por isso, não é à toa que quando praticamos atividades físicas alguns hormônios que estimulam o bem-estar são liberados.

Então, naturalmente, o nosso corpo associa a prática de atividades com uma situação prazerosa.

Esse é, portanto, um mecanismo que te influencia a cumprir as demandas de atividade que seu corpo necessita.

Ou seja, o corpo precisa de movimento, ao associar um prazer a esse movimento, ele garante que você forneça a ele a quantidade de movimento necessária.

No entanto, hoje em dia, a maioria das pessoas não tem prestado muita atenção nas demandas dos seus próprios corpos.

Vivemos em um mundo onde grande parte da população é sedentária e se encontra em uma situação de sobrepeso ou obesidade.

E esse fator tem alarmado todas as organizações de saúde ao redor do mundo.

O sedentarismo realmente tem sido uma questão de saúde pública, cujo panorama vem se agravando cada dia mais. Porém, do que se trata esse termo?

Basicamente, sedentarismo é o nome que se dá a uma condição física onde uma pessoa pratica pouca ou nenhuma atividade física.

Dessa forma, essa baixa mobilidade faz com que a cota de atividade necessária para o bom funcionamento do corpo não seja batida.

Sendo assim, as pessoas sedentárias costumam ingerir muito mais do que são capazes de eliminar, gerando diversas consequências que iremos abordar mais para frente.

Um dos principais fatores, portanto, para esse tipo de condição é o estilo de vida moderno que vivemos hoje em dia.

Tudo precisa ser rápido e demandar o menor esforço possível, o que não condiz com o funcionamento natural do nosso corpo.

 

Os Malefícios Gerados Pelo Sedentarismo

Sedentarismo

Como dissemos, o corpo naturalmente possui uma demanda por gasto de energia. Ou seja, a atividade física além de fazer bem, também é necessária.

Por conta disso, são inúmeros os malefícios que o sedentarismo pode gerar na saúde de uma pessoa.

Vejamos uma lista das principais consequências que a falta de atividade física pode gerar em seu corpo:

1. Acúmulo de gordura:

Quando ingerimos uma quantidade de alimento superior ao que necessitamos e não queimamos o excedente, ocorre um acúmulo de gordura.

Uma pessoa sedentária, portanto, mantém seu metabolismo em uma taxa de funcionamento muito baixa, o que não é suficiente para eliminar os excessos advindos da alimentação.

Por isso, o sedentarismo é responsável por gerar acúmulo de gordura que pode acarretar um sobrepeso ou até mesmo obesidade.

2. Atrofia muscular:

Os músculos são partes do nosso corpo que possuem estrutura maleável e podem ser moldados até um certo ponto.

No entanto, quando não exercitamos corretamente o nosso corpo, os músculos vão perdendo sua força devido a perda de volume muscular.

A perda dessa massa muscular pode gerar, inclusive, diversos problemas de mobilidade.

3. Favorecimento de doenças cardiovasculares:

O sedentarismo gera acúmulo de gordura, como dissemos anteriormente. No entanto, esse acúmulo pode ser responsável pelo surgimento de diversas doenças cardiovasculares, tais como AVC e infarto, por exemplo.

Além disso, uma pessoa sedentária possui o corpo mais fraco e, por consequência, menos resistentes aos efeitos dessas eventuais doenças cardiovasculares.

Essas doenças, por sua vez, são a causa da morte de milhões de brasileiros.

 

Como Eliminar O Sedentarismo Da Sua Vida?

Sedentarismo

A boa notícia é que o quadro de sedentarismo pode ser revertido, baseando-se na adoção de um estilo de vida mais saudável e ativo.

Grande parte do sedentarismo é ocasionada pelos hábitos de vida que adquirimos nas grandes cidades. Por isso, uma das principais metas de quem deseja eliminar essa característica é se movimentar mais.

Dentro do ambiente urbano, portanto, é possível tomar diversas atitudes que podem te deixar uma pessoa menos sedentária, tais como:

  • Fazer pequenos e médios percursos a pé;
  • Tentar tirar menos o carro da garagem;
  • Se for possível, optar por meios de transporte que promovam uma atividade física como, por exemplo, a bicicleta;
  • Subir de escada, em vez do elevador;
  • Executar as tarefas domésticas.

Além disso, a prática de atividade física é de extrema importância. Ela, por sua vez, é responsável por exercitar o corpo, fazer com que ele gaste a quantidade de energia necessária e, também, ajuda no fortalecimento do corpo.

Portanto, procure fazer ao menos 30 minutos de atividades diariamente, de modo que o seu corpo esteja sempre em movimento.

Mesmo que você não goste de esportes, é possível praticar caminhada. Desse modo, você pode, perfeitamente, começar devagar e ir no seu ritmo.

O importante da atividade física é que seja realizada com frequência, para que os benefícios sejam percebidos pelo seu corpo.

Por isso, a constância é muito mais importante do que a intensidade.

Por fim, é importante aliar a prática de atividades físicas com uma alimentação balanceada a fim de combater o sedentarismo.

 

Conclusão

Sedentarismo

Por fim, vimos que o sedentarismo é um problema grave causado pela falta de atividade física.

O corpo precisa de movimento constante. E, por isso, se não houver o estímulo necessário, é possível que ele fique suscetível a diversos problemas.

Dessa forma, o surgimento de diversas doenças é favorecido quando tratamos de uma pessoa sedentária, que não pratica atividades físicas.

Sendo assim, a melhor maneira de manter seu corpo saudável é buscar um estilo de vida mais ativo, aliado à uma alimentação balanceada.

Agora que você já viu diversas dicas para manter seu corpo em movimento, é hora de dar adeus ao sedentarismo e buscar por uma vida mais saudável.

Você gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e deixe seu comentário.

 

 

 

suplementos de academia

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *