ALIMENTAÇÃO

Refeição Pós-treino: 7 Dicas De Refeições Para Comer Depois Do Treino

Refeição Pós-treino: 7 Dicas De Refeições Para Comer Depois Do Treino

Uma das coisas que as pessoas mais possuem dúvidas, é como deve ser feita a refeição pós-treino.

Afinal de contas, ela precisa ser o mais correta e saudável possível. Já que é através dela que você garante uma recuperação do corpo como todo.

Pois, durante as atividades físicas, independentemente de seu tipo, a gente existe bastante do organismo que precisa produzir energia.

O que é feito através da queima de calorias e gorduras. No entanto, ao gastar o alimento, acabamos ainda gastando os nutrientes absorvidos.

Mas, eles são essenciais para manutenção, recuperação e reconstrução do corpo em diversos aspectos.

Desse modo, uma boa alimentação é bastante importante. Então, continue lendo e confira nossas dicas de refeição pós-treino!

 

Qual A Importância Da Refeição Pós-treino?

Qual A Importância Da Refeição Pós-treinoA refeição pós-treino é algo que está enquadrado dentro da alimentação e nutrição esportiva, ou seja, aquele voltada a práticas físicas.

Independentemente de seu tipo, elas se relacionam com a ingestão de nutrientes. Uma vez que, eles são essenciais para:

  • Organismo e suas funções;
  • Correto funcionamento do metabolismo;
  • Prevenção de doenças e outros males;
  • Recuperação do corpo;
  • Melhora da imunidade;
  • Entre outros.

Desse modo, quando treinamos nosso corpo os estímulos são intensificados, em relação a maior parte do nosso dia.

O que faz quem que a gente queima não apenas gorduras e calorias. Mas também, as reservas de fibras musculares e do açúcar no sangue.

Logo, é importante se alimentar não apenas antes dos treinos, como após eles também!

Entre os diversos benefícios da alimentação, destaque-se o crescimento e recuperação muscular. Ou seja, duas funcionalidades que garantem:

  • Ganho de massa magra;
  • Definição corporal – hipertrofia.

Portanto, abaixo iremos falar o que você deve consumir ao final de cada treino e adiante irei abordar a refeição pós-treino na “prática”!

1. Proteínas Na Refeição Pós-treino:

A proteína é uma das maiores fontes de nutrientes que existem, desse modo, no pós-treino sua principal função é a reconstrução dos músculos.

Logo, esse é um alimento que deve estar presente nesse momento. Bem como, ao longo do dia em outras refeições, seguindo uma recomendação de no máximo 500g.

  • Consuma: frango, ovos, carnes vermelhas em cortes magros, quinoa, tofu, iogurte, entre outros.

2. Gordura Também É Importante:

Muitas pessoas acreditam que a gordura é algo que deve ser completamente evitado, no entanto, o certo é corta o consumo de gorduras ruins.

Tais como, margarina, óleos e gorduras vegetais e hidrogenadas. O que você precisa é estimular o consumo de boas gorduras como:

  • Óleo de coco;
  • Azeite extravirgem;
  • Abacate;
  • Oleaginosas;
  • Etc.

Isso porque eles são ricos em colesterol bom, o HDL que é importante para a perda de peso e o desenvolvimento muscular.

3. Refeição Pós-treino Com Carboidratos:

Esse é outro clássico alimento considerado inimigo do emagrecimento e dos ganhos musculares através das práticas físicas.

No entanto, é apenas mais um engano, um mito! Isso porque eles auxiliam o organismo na:

  • Liberação de insulina – reservas de glicogênio;
  • Absorção de proteínas e seu transporte aos músculos.

Mas, o que você deve é estimular o consumo de carboidratos complexos, pois, eles possuem uma absorção mais lento.

Assim sendo, eles auxiliam no controle dos picos de glicemia. Bem como, oferecem um maior fornecimento de energia ao longo do dia.

  • Consuma: arroz integral, batata doce, verduras, aveia, etc.

 

7 Receitas Para Refeição Pós-treino

7 Receitas Para Refeição Pós-treinoPortanto, agora que você já sabe o que incluir na sua refeição pós-treino que tal algumas dicas de receitas práticas e fáceis?

Avocado Toast:

  • Pasta de abacate: amasse grosseiramente metade de um abacate com um garfo. Em seguida, tempere com limão, pimenta, sal e azeita extravirgem a gosto.
  • Torrada: torre duas fatias de pão integral no tostador até dourar.
  • Finalização: coloque a pasta de abacate sobre as torradas e consuma. Se desejar, você pode acrescentar fatias de salmão defumado ou ovos cozidos com a gema levemente mole.

Overnight Oats:

Aqui, vou dar uma dica de receita que deve ser preparada na noite anterior ao treino e ser armazenada em geladeira.

  • Preparo: em um recipiente com tampa, acrescente metade de um copinho de iogurte natural (sem açúcar). Adicione 1 colher e meia (sopa) de aveia em flocos + chia e/ou linhaça a gosto. Faça uma camada de frutas picadas da preferência, com altura de mais ou menos um dedo. Repita então, a camada de iogurte e finalize com outra de fruta. Além disso, você pode acrescentar granola e oleaginosas na hora que for comer.

Ricota De Tofu Com Pão:

  • Ricota: amasse 1/2 xícara de tofu e tempere com azeite, suco de limão, cebolinha e sal a gosto. Se desejar, acrescente também pimenta do reino. Essa receita é uma quantidade para se consumir imediatamente, se fizer mais, procure guardar em recipiente fechado.
  • Finalização: passe a pasta de ricota em duas fatias de pão integral com grãos.

Purê De Batata Doce Com Frango:

  • Preparo: descasque a batata doce, à gosto, e leve para cozinhar até amolecer. Em seguida, amasse ou passe pela peneira, depois leve-a a panela novamente, acrescente sal e pimenta à gosto, acrescente água aos poucos até dar a consistência desejada. Sele na frigideira com azeite, 110 g de peite de frango e sirva com o purê.

Huevos Rancheros Simples:

  • Preparo: em uma panela refogue cebola, alho e pimenta da preferência, até dourar. Depois acrescente tomates picados e molho de tomate a gosto, deixe ferver. Por fim, reduza o molho até engrossar e acrescente ovos (quebre em um pote), deixe cozinha por até 3 minutos com a panela tampada. Sirva com cebolinha!

Salada Refrescante:

  • Preparo: lave e seque bem algumas folhas de alface roxa e rúcula. Pique algumas porções de pepinos, melancia e tofu. Tempere com uma mistura de mel + limão + azeite + pimenta + sal à gosto e sirva.

Smoothie De Amêndoas:

  • Preparo: em um liquidificador acrescente gelo, 100 ml de leite de amêndoas, 1 banana e 1 colher (sobremesa) de cacau em pó, bata tudo e sirva. Caso deseje, acrescente 1/2 dose do seu suplemente proteico preferido.

 

Conclusão

ConclusãoEm resumo, a refeição pós-treino é essencial para a reposição de nutrientes que seu corpo necessita diariamente.

Bem como, para garantir a sua recuperação muscular. Portanto, invista nos carboidratos, proteínas e gorduras ideais!

O que você achou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe.

 

 

 

suplementos de academia

 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *