Como Saber se Alcançamos a Qualidade de Vida Desejada

Qualidade de Vida

Com o passar dos dias, sempre acabamos nos preocupando com a qualidade de vida que nós queremos ter. Sempre ficamos a pensar se o que temos hoje não poderia ficar um pouquinho melhor para finalmente estarmos satisfeitos. Esse é um assunto bastante complicado, pois o ser humano, por natureza, é um adepto da filosofia de que sempre pode ficar melhor, seja isso em uma grande ou pequena escala.

Há pessoas que são conformadas, pois possuem reclamações, mas não fazem nada para mudar, e aquelas que passam a vida toda correndo atrás de uma vida melhor. Resta saber se essa qualidade é mesmo tão difícil de alcançar ou se somos realmente insatisfeitos por convicção.

Para alcançar a qualidade de vida, a pessoa precisa buscar viver de uma forma saudável e manter bons hábitos que devem ser seguidos com frequência por toda a vida. Esses hábitos saudáveis vão ser os responsáveis em manter o corpo e a mente em bom funcionamento mesmo com o passar dos anos. Os exercícios físicos e a boa alimentação são os fatores que mais ajudam as pessoas a alcançarem a qualidade de vida desejada, claro que além disso é preciso manter a mente saudável também. Vamos te mostrar como alcançar a qualidade de vida que você sempre desejou, e te ensinar a perceber quando esse momento chegar. 

Estabeleça Um Objetivo Desde Já

Você quer ser alguém bem sucedido e com uma vida de qualidade e quer saber quando conseguirá ter essa qualidade? Então, estabeleça um limite, um ponto onde você perceberá que conseguiu o que queria quando passar por ele. Não há forma mais eficiente de medir a qualidade de vida desejada do que fazendo isso.

Essa atitude evitará que você se perca nos processos da ganância e da ambição e te situará na posição onde você sempre soube que era o suficiente para a sua vida. Mas, para isso você terá que ser minucioso. Todos sabem que quem muito quer, também se arrisca muito a tudo perder se for incompetente. E se você não quer arriscar a sua qualidade de vida, não dê tanto espaço para a ganância e fique dentro dos seus objetivos.

Hábitos saudáveis para uma boa qualidade de vida

Uma Boa Alimentação

Para repor todos os nutrientes e vitaminas necessários ao corpo a pessoa precisa manter a alimentação balanceada. É possível encontrar tudo que precisamos nos mais variados tipos de alimentos naturais como as frutas, os grãos, os legumes e as verduras. Se esses alimentos forem orgânicos é ainda melhor, pois estarão livres de qualquer tipo de agrotóxico que também fazem muito mal a saúde.

A diversidade de alimentos é extremamente importante para manter a saúde de qualquer pessoa, pois cada tipo de alimento contém um tipo de nutriente ou vitamina importante para o corpo. Não existe nenhum tipo de alimento que consiga suprir todas as necessidades do corpo. Então podemos afirmar que a boa alimentação está ligada a diversidade de alimentos saudáveis, assim terá coisas diferentes para comer e ainda sentir o prazer ao se alimentar bem.

Praticar Exercícios Físicos

Praticar atividades físicas é realmente necessário para manter o corpo saudável e em forma. Assim conseguirá fortalecer os músculos, a massa óssea, liberar todo o estresse adquirido na rotina do dia a dia, poderá prevenir o surgimento de diversas doenças ou ainda terá maior controle sobre as doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão. 

Os esportes podem suprir a necessidade que o corpo humano tem de se movimentar, mas também possui a capacidade de divertir a pessoa. A caminhada também é uma excelente alternativa para exercitar-se, principalmente para pessoas que estão saindo do sedentarismo ou idosos que querem começar a fazer alguma atividade física para manter a saúde.

Quando O Básico É Algo Distante

Quando pensamos no básico para sobreviver nessa cidade, alguns podem dizer que apenas um colchão e um cobertor debaixo de uma ponte é necessário. Mas, ninguém quer somente isso, na verdade. Todos querem uma casa, com pelo menos uma cama para dormir, água encanada, uma geladeira e o mínimo de alimentos para a sua sobrevivência e um punhado de roupas para se vestir. Dinheiro para o transporte público também não é necessário. E, na verdade, novamente, não é isso o que as pessoas querem também. Elas querem mais, sempre querem mais. Não adianta.

Então, quando você percebe que a sua situação atual está bem distante do básico, sem dificuldade alguma, sem contas atrasadas, algo garantido durante um bom tempo, significa que a qualidade da sua vida anda bastante boa. Sem dúvidas.

Qualidade de Vida

O Que É Ter Uma Vida Boa?

Se você conseguir responder a essa pergunta, possivelmente irá poder encarar o dilema de viver uma vida boa ou não. Na verdade, quando o questionamento sobre a sua qualidade de vida aparece na sua mente, é sinal de que possivelmente sua rotina já é bem mais confortável do que as demais.

Mas, vamos tentar responder essa pergunta. O que é ter uma vida boa para você? É andar de carro com ar condicionado num dia de calor ou ter um possante luxuoso na sua garagem? É construir uma piscina no quintal de casa ou ter TV a cabo para ver um conteúdo exclusivo em HD? É viajar para o Havaí no verão ou ir à Suíça no inverno?

Para muitas pessoas ter uma vida de boa qualidade significa não ter que passar pelos problemas rotineiros do dia a dia, como pegar ônibus, sofrer com o calor dentro de casa e tomar um banho quentinho quando estiver frio. E para você, o que significa ter uma boa qualidade de vida?

Se você souber responder a essa pergunta, você saberá exatamente quando tiver alcançado a qualidade de vida que você tanto almeja.  Claro que não podemos esquecer de uma das coisas mais importantes, que é manter a nossa saúde mental. Este é o primeiro passo, depois disso as outras coisas tornam-se mais fáceis. Mas tudo depende de você, habitua-se a fazer coisas que melhorem seu dia-a-dia, como demos de exemplo fazer atividades físicas, e alimentar-se de forma saudável. Depois destas dicas, é impossível não saber quando alcançará sua qualidade de vida. 

Qualidade de Vida

Share This