HIPERTROFIA

Periodização – Conheça A Melhor Maneira De Nunca Mais Sofrer Com O Efeito Platô

Periodização – Conheça A Melhor Maneira De Nunca Mais Sofrer Com O Efeito Platô

Se você está cansado de malhar e não ter mais efeito no seu corpo, você deveria tentar a periodização.

É a melhor maneira de combater o efeito platô, que afeta muitos atletas e pessoas que buscam uma melhora física.

É muito comum que mesmo treinando pesado, não haja mais efeito. Afinal, o seu corpo se acostuma.

Por isso, continue lendo esse artigo para saber como combater esse efeito.

 

O Que É O Efeito Platô?

O Que É O Efeito Platô

Para entender como a periodização pode solucionar primeiro, o conceito de efeito platô.

É um efeito que acontece com todo mundo que malha constantemente há muito tempo.

Para quem malha muito e há muito tempo, chega um momento que você se sente estagnado.

No qual, mesmo fazendo tudo certo e treinando pesado, você não vê resultado.

Portanto, se mesmo treinando pesado não está evoluindo no seu treino, você está sofrendo do efeito platô!

Geralmente é assim que acontece! Nos primeiros meses de treinamento, as vezes até anos, a evolução acontece de forma excepcional.

Porém, você chega em um ponto em que está estabilizado e isso atrapalha o desenvolvimento de muitas pessoas.

Isso acontece principalmente quando o treino está em uma rotina de exercícios repetitivos.

Assim, os estímulos também são repetitivos e o organismo acaba se adaptando ao treino.

Isso pode ser visto facilmente se você reparar como os seus músculos reagem aos exercícios.

O que acontece quando você começa uma série nova na academia? No dia seguinte, você fica cheio de dores no corpo.

Essas dores são bons indicativos de que seus músculos se esforçaram e o exercício está tendo efeito.

 Com o passar do tempo, essa dor não acontece mais, por mais pesado que esteja o seu treino.

Sendo aí que você deve procurar outras medidas para sair dessa estagnação, como a periodização.

 

Então, O Que É Periodização?

Então, O Que É Periodização

Pode-se definir a periodização como uma das melhores maneiras de evitar o efeito platô e restabelecer a sua evolução física.

Ao contrário do treino normal e rotineiro, nela o seu cronograma é dividido em intervalos regulares, chamados de períodos.

Essa intercalação faz com que o seu corpo esteja sempre trabalhando. Garantindo ainda, um tempo de descanso necessário.

Ou seja, é o planejamento do treino de forma sistemática, organizada e progressiva.

No planejamento do seu treino, você faz uma planilha de objetivos estabelecendo metas e metodologias de prazos:

  • Curtos;
  • Médios;
  • Longos.

Assim, depois de estabelecer o objetivo que você quer atingir, você irá dividir o seu treino em etapas.

De modo que seu objetivo seja atingido em um determinado período. Cada etapa dessa deve enviar estímulos diferentes ao seu corpo.

Existem três tipos de treinos nessa metodologia, o macrociclo, mesociclo e microciclo.

O macrociclo tem um período de um ano, enquanto o mesociclo dura de três a cinco meses e o microciclo dura de um dia a uma semana.

Dessa maneira, você choca o seu corpo de tempos em tempos.

Fornecendo assim, estímulos diferentes que irão alcançar resultados diferentes ao seu corpo!

A maior vantagem desse tipo de treino é realmente acabar com o efeito platô. Já que atua combatendo exatamente nesse problema.

Dessa maneira, você acaba com a monotonia do seu treino e seu corpo não ficará mais nesse estado de estagnação.

Com isso, você também terá outros benefícios como ganhar massa magra, reduzindo a gordura corporal.

 

Como Fazer A Periodização Do Seu Treino?

Como Fazer A Periodização Do Seu Treino

Não existe um tipo de treino que sirva para todas as pessoas, pois, cada um tem um objetivo.

Algumas pessoas fazem treino para perder gordura, enquanto outras focam em ganhar músculo.

Você deve fazer uma especialmente para o seu corpo e objetivo.

Contudo, existem alguns modelos que podem te ajudar na hora de preparar o treino. O modelo clássico é baseado em 3 etapas:

  • Preparatória;
  • Competitiva;
  • De transição.

Assim, o atleta busca uma melhor forma física na etapa de preparação, focando em ganhar força e resistência.

Na etapa competitiva, a intensidade do treino é aumentada. Depois do auge do treino, é a hora de se recuperar reduzindo a intensidade dos treinos.

Mas, existem muitas variações, por exemplo, no modo modular o foco é o objetivo do aluno e o seu bom desempenho.

Deixando outras habilidades de lado.

Treino Para Definir E Ganhar Massa Magra:

Se você deseja ganhar massa magra e definir, existe um treino que você pode adotar.

  • 1ª a 2ª semana: para isso, nas duas primeiras semanas o seu treino deve ser de resistência muscular, com exercícios com série e repetições altas;
  • 3ª a 15ª semana: é a fase da hipertrofia e nesse momento os exercícios devem ter menor intensidade;
  • 16ª a 18ª semana: a partir da 16ª semana, você deve focar em um treino rápido e simples. Tudo isso é para preparar o seu corpo para a etapa de força e explosão máxima, que são as duas semanas seguintes. Com altas repetições e cargas;
  • 29ª a 31ª semana: você deve adotar uma fase de hipertrofia novamente por mais 3 semanas;
  • 32ª a 38ª semana: agora é o momento de definir os seus músculos. Nessas semanas o seu treino deve ser intenso e volumoso. Além de ter poucos descansos;
  • 39ª a 42ª semana: ao fim do seu treino, reserve 4 semanas para descansar e diminuir o ritmo.

 

Conclusão

Conclusão

Então, agora você já sabe tudo sobre efeito platô e como combate-lo com a periodização.

O ideal é procurar um profissional que faça um treino adaptado ao seu objetivo. Assim, você terá o melhor resultado possível!

Então, está esperando o que para atingir o seu objetivo? Se você gostou desse artigo, deixe o seu comentário aqui.

 

 

 

 

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