TREINOS

Oclusão Vascular – O Que Você Precisa Saber Sobre Esse Treino

Oclusão Vascular – O Que Você Precisa Saber Sobre Esse Treino

O treinamento com oclusão vascular tem sido amplamente investigado nos últimos anos. Pois quando o assunto é treinamento, as pessoas praticantes de exercícios físicos, dobram sua atenção.

Todos sabem qual é a importância de se manter em uma vida ativa, principalmente quando ela promove qualidade de vida e melhora na saúde e de quebra, melhora a estética.

O interesse no entanto do treino de oclusão vascular tem sido relacionado à possibilidade de se obter bons resultados sobre o aumento da força e massa muscular decorrentes de treinamentos com a utilização de baixas cargas externas.

Se você quer saber mais sobre o assunto, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre essa prática.

 

O Que É Oclusão Vascular?

oclusao-vascular

Conhecido também como Kaatsu Training, o método de oclusão vascular é uma técnica elaborada por Yoshiaki Sato, com o intuito de auxiliar processos de reabilitação tanto em pós operatórios quanto em traumatismo dos membros.

O método tem como principal objetivo, limitar o fluxo de sangue nas veias dos membros superiores ou inferiores durante um treinamento físico. Desse modo, ele fortalece o músculo utilizando baixas cargas e evitando a sobrecarga articular.

Sendo assim, o método tem se popularizado nas academias de todo Brasil, devido a sua possível promessa de acelerar a hipertrofia muscular.

No entanto, a técnica pode aparentar ser de fácil execução mas, não é bem assim. Ela exige muitos cuidados e não é recomendada para todo tipo de público.

A oclusão é uma intervenção aplicada no treinamento que promove uma limitação parcial com o auxílio de um equipamento próprio para a técnica.

A pressão parcial e a pressão total da musculatura a partir do mmHg (Unidade convencional para medir pressão) utilizado geram uma isquemia na musculatura, que inibe o fluxo sanguíneo passante e aumenta a atividade metabólica do músculo.

Sendo assim, isso acaba contribuindo com o aumento da síntese do hormônio do crescimento e da atividade da enzima óxido nítrico sintase.

Promovendo então, um aumento de fatores intracelulares que contribuem para o ganho de massa magra e força muscular em atletas, ou durante o processo de reabilitação de lesões musculares e ósseas.

Como é feito o treino com oclusão vascular?

A pressão de uma oclusão pode variar entre 90 a 240 mmHg de acordo com o tamanho da massa muscular e da adaptação do treinamento.

Associando a pressão de oclusão, as cargas de treinamento também devem ser reduzidas para cerca de 20% a 40% da carga máxima.

Isso faz com que o método se torne interessante para quem não consegue tolerar cargas muito elevadas durante o treinamento de força.

Sendo assim, as vantagens desse treino são os efeitos anabólicos. Esses efeitos levam ao ganho de massa muscular.

Mas, com resultado obtido a partir de baixas cargas de peso, apresentando efeitos similares ao treinamento feito com altas cargas e sem a oclusão.

A técnica do treino exige um equipamento apropriado para a oclusão.

É comum ver pessoas sem conhecimento devido da técnica fazendo uso de torniquetes ou garrotes para aplicação do método.

Isso é um erro grave pois se torna inviável o controle da pressão exercida.

Para que o treino possa ocorrer de forma certa e segura, é importante usar equipamentos com uma variação de espessura entre 5 e 10 cm associados a um manômetro para controlar a pressão de oclusão.

Para quem ele é indicado?

A técnica como dissemos anteriormente, não é indicada para qualquer um. Principalmente pessoas com o histórico de trombose venosa profunda, varizes, hipertensão arterial ou doenças cardíacas.

Mulheres grávidas também ficam exclusas da prática.

Ainda que seja um método com comprovação científica, ele continua sendo um método um tanto desconfortável que pode causar dormências, sensações de frio e dor extrema nos membros, podendo correr então, arritmias e tromboses em pessoas com alterações cardiovasculares.

Pessoas que optam pela prática de oclusão vascular devem ter certeza antes de tudo que não possuem nenhuma doença que possa ser agravada com a realização do método.

Sempre é bom lembrar que antes de começar qualquer método seja ele físico ou alimentício, é importante procurar um profissional para que ele te ajude e te passe o que você precisa de acordo com suas necessidades e objetivos.

No entanto, nesta técnica, é extremamente imprescindível que o profissional esteja lado a lado acompanhando a forma como a oclusão vascular está sendo feita.

Dessa forma, ele consegue garantir que seu treino será seguro e saudável para sua vida.

Essa técnica deve ser aplicada com demasiado controle da pressão de oclusão vascular sobre a musculatura, para que assim seja evitado as respostas contrárias no sistema musculoesquelético ou nos demais sistemas do organismo.

Quais as vantagens da oclusão vascular?

Até o momento o estudo desta técnica tem se mostrado em sua maioria positivos para o ganho de força, hipertrofia muscular e controle da resposta hemodinâmica.

Através do controle desses cuidados e precauções citados no texto, o treinamento com oclusão pode ser um método potencialmente útil para promover a hipertrofia muscular.

Cobrindo assim, uma ampla gama da população, incluindo pessoas frágeis, idosas, jovens e saudáveis.

Ainda tem o fato de que o treinamento em si leva cargas mais leves de força e consegue obter resultados tão satisfatórios quanto treinos de muita intensidade.

O treino também favorece para quem está em reabilitação e não pode realizar muito esforço.

Pois sua prática minimiza o estado de atrofia muscular em situações de lesões com imobilizações.

Sendo assim, considerado um excelente método no auxílio da reabilitação pós-cirúrgica de ligamento cruzado anterior do joelho.

 

Conclusão

oclusao-vascular

Vimos até então o que é o treino de oclusão vascular, como ele funciona e para quem é destinado. 

Falamos também sobre os benefícios que a técnica oferece e os riscos que ela apresenta.  

Apesar de ser uma técnica eficiente e comprovada que garante ganhos de massa muscular com muito menos peso que se fosse feito da forma tradicional, ela é uma técnica que não abrange todas as pessoas. 

Novamente iremos enfatizar o fato de que é imprescindível o auxílio de um profissional qualificado para supervisionar a técnica. 

Tem mais alguma dúvida sobre o tema em questão? Então deixe seu comentário!

 

 

 

suplementos de academia

 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *