Obesidade e Sobrepeso. O que Está Acontecendo com Meu Corpo?

E daí você acorda, meio cansado, com a respiração difícil. É um dia de sol batendo forte pela janela. O ar está meio abafado, faz muito calor. Você está olhando para o teto neste momento. Você consegue ouvir o seu peito batendo com o coração pulsante. Você tenta respirar mais forte. Sua respiração faz barulho. Você está suando. A gota de suor vai descendo pela sua barriga, fazendo uma curva monumental até chegar ao lençol da cama. Você vai sentindo cada curva do trajeto enquanto a gota desce e bate no colchão. O lençol está grudado, molhado, fixado em sua perna por causa do calor. Seus pés estão suados. Você retira o lençol e se levanta, ficando sentado na beira da cama. Olhando para baixo você vê a sua barriga se sobrepondo aos seus genitais, as coxas estão esparramadas e seus pés inchados. Seus joelhos doem, mas você não entende essa dor, afinal, você mal andou ontem.

Seu quarto tem um espelho de frente para a cama e você consegue se ver, observando os grãos de poeira que flutuam no ar através da luz do sol que entra pela janela do quarto. Está muito calor. O prédio está sem energia e você só foi perceber agora. Você vai ter que abrir a janela. Mas, você não faz isso, você vai ao banheiro lavar o rosto, escovar os dentes e se olhar mais de perto. Chegando próximo à pia, você vê o seu rosto bastante inchado. A sua bochecha está meio caída e seus dentes estão um pouco estragados. Bem que o seu dentista falou que você deveria maneira no consumo de refrigerantes. Na verdade você nunca tinha parado para reparar em como o seu corpo está diferente. Nem há mais lembranças daquela pessoa que costumava ter uma barriguinha saliente, mas bem discreta, ninguém nem notava. O que está acontecendo hoje em dia?

 

NOME: ARISTIDES. OBJETIVO: COMER.

Aristides é o nosso personagem que acordou e viu o seu corpo totalmente estranho, e percebeu que estava bem acima do seu peso. É comum vermos pessoas que depois de certo tempo começam a prestar atenção em si mesmas e descobrem que o seu corpo está assustadoramente diferente. Não há nenhum traço do que havia antes. Bem, claro que há, mas as pessoas costumam se desesperar e ficarem fora de si.

Mas, quando nós acordamos e estamos nos deliciando com um forte café da manhã e ao mesmo tempo ficamos pensando no que iremos jantar, é sinal de que algo está dando errado. A obesidade é uma doença crônica que vai se instalando devagar no corpo do ser humano. Você se torna numa pessoa esfomeada, querendo comer frequentemente, sempre com água na boca. Os resultados não aparecem no início, só depois, quando o estrago já está feito. O sobrepeso é mais uma falta de planejamento alimentício. É quando uma pessoa decide comer coisas que não nutrem e apenas engordam, como boa parte dos fasts foods. O sobrepeso não é uma doença e não faz você precisar de remédios. Com algumas alterações na sua alimentação e na sua rotina, você pode se tornar novamente uma pessoa com o corpo esbelto. Com tudo no lugar.

Já a obesidade necessita de um acompanhamento para o corpo e para a mente, pois este é um caso muito mais sério do que parece. Existem pessoas que descontam na comida toda a frustração que sentem, é que nem aquele cara que descobre que foi traído e desconta na cerveja. Só aqui a “cerveja” está no papel da comida. É um caso difícil e com acompanhamento médico fica bem mais fácil de ser superado.

 

Share This