O que Todos Querem Saber Sobre uma Alimentação Saudável!

Alimentação Saudável

Uma alimentação saudáveis possui tudo o que você precisa para viver bem e com saúde, sem necessidade de estar tomando remédios em decorrência de uma alimentação totalmente desequilibrada. Mas nós sabemos o quão difícil é trocar as guloseimas por saladas. Mas não precisa ser assim tão radical. Até porque comida saudável não é sinônimo de comidas ruins, como a maioria das pessoas acham.  Pelo contrário, se você souber escolher o que pôr na sua rotina, e escolher os alimentos e receitas certas, tenho certeza absoluta que vai preferir mil vezes do que as frituras e gorduras que você come.

A alimentação saudável é a ingestão de, principalmente, alimentos naturais em nossas refeições diárias. Ter uma alimentação saudável é muito diferente do que seguir dietas que prometem milagrosas perdas de peso ou ter como base alimentar frutas e verduras. Para manter a boa forma é necessário ter uma rotina que promova a saúde, se dedicando desde a escolha dos alimentos até o comportamento que temos durante as refeições.

A alimentação saudável proporciona diversos benefícios tanto para a saúde física como para a saúde mental. Ainda há mais vantagens como: Maior disposição para o cotidiano; melhora a auto estima; melhora o humor; previne doenças como câncer, artrites, anemia, entre outras; diminui a ansiedade e o estresse; controla a pressão arterial; auxilia na perda de peso; regula o organismo; aumenta a expectativa de vida; fortalece o sistema imunológico; e muito mais!

Mas o que todos querem saber sobre uma alimentação saudável? É por isso que está aqui? Pois nós te damos a resposta. Se alimentar de forma saudável pode ser melhor para você em todos os sentidos possíveis. Duvida? Nós estamos doidos para te provar o contrário!

 

Alimentação Saudável

Ela Pode Ser Deliciosa

Esqueça aqueles comerciais onde o garoto quer comer brócolis e todo mundo acha estranho e ruim, pois comer um hambúrguer parece ser muito mais nutritivo, certo? Não. Primeiro, porque se você comer brócolis, irá perceber que o alimento é sim muito gostoso. Mas, porque comer algo saudável não exclui a possibilidade de você comer algo saboroso. Existem tantos alimentos que são extremamente deliciosos e que não representam nenhum risco de saúde para você. Frutas existem ao montes e você pode descobrir diferentes exemplos que podem ser muito prazerosos de ingerir.

Aliás, as frutas são todas deliciosas, elas e os legumes são alimentos poderosos na prevenção de doenças crônicas devido a sua quantidade de fibra alimentar e vitaminas. Frutas com grande quantidade de água como a melancia e o melão, por exemplo, são ótimas para aliviar o sentimento de fome entre as refeições e, além de tudo, tem alto teor energético.

Está entrando numa dieta e quer comer poucos carboidratos? Sushi pode ser a sua melhor alternativa, não? Eles possuem poucos carboidratos, contém proteínas e ainda acabam sendo uma deliciosa opção diante da enxurrada de alimentos que fazem mal a saúde hoje em dia.

E aqueles sucos que parecem ter saído de um paraíso perdido? O que nós sabemos é que os sucos bem feitos e criativos podem ser ótimas chances de você tomar algo divino e ao mesmo tempo que te impede de estragar o seu organismo tomando algum refrigerante. Pra cada alternativa deliciosa que você tenha do lado ruim dos alimentos, nós podemos te oferecer uma alternativa ainda melhor.

Doces? Sim, você não precisa deixar de comer doces porque está de dieta. Porém, invista em doces, por exemplo, tortas integrais, como a de banana, a de pêra, a de maçã com canela, banana com aveia, integral com chocolate.. sim, tem muuuitas opções! Basta procurar receitinhas na internet, a maioria são facílimas de fazer em casa. 

Pode Sair Mais Barato

Digamos que você deseja consumir alimentos naturais de agora em diante. O que fazer? Bem, não importa se você mora em apartamento. Mesmo que você não tenha um quintal, você pode se sair bem em montar um pequeno pomar e uma horta dentro de sua casa. Já ouviu falar de jardim vertical? Essa pode ser a sua solução. Separe um canto de sua casa onde há bastante sol e coloque as sementinhas lá. Muitas pessoas costumam deixar a horta na cozinha, porque fica mais prático de cozinhar.

Se você quiser um lugar para as suas frutas, um lugar maior será necessário, principalmente se for frutas de pés grandes. Mas, se houver um quintal em sua casa, com um bom planejamento e cuidado, você consegue fazer isso.

Algumas opções que saem mais barato:

Batata-doce, além de ser um alimento barato, ela é rica em potássio, fibras, cálcio e vitaminas A e C; Troque pães por tapiocas, além de ser mais saudável, o pacote de farinha rende por muito tempo, sai mais em conta;
Coma ovo, além de baratos, são pouco calóricos e ricos em proteína;
Troque carnes vermelhas por peixe e atum, dependendo do tipo de corte, a carne vermelha sai mais cara;
Iogurte natural, rico em vitaminas, proteínas, sais minerais e carboidratos, e se desejar inclua frutas para ficar ainda mais delicioso!

Ela Pode Ser Parceira Da Sua Criatividade

É verdade que com uma alimentação plenamente saudável, você pode diminuir suas opções de comidas, mas mesmo assim haverá uma grande quantidade de alimentos que podem fazer parte de suas refeições. Mas o ponto forte mesmo disto tudo é aumentar a sua criatividade. Você pode fazer inúmeras misturas com tudo o que há disponível. Já pensou na quantidade de coisas que você pode fazer com verduras, legumes, frutas, ovos, derivados do leite, entre outras coisas que fazem bem para a sua saúde?

Não pense que ser saudável é virar vegetariano e nem que ser vegetariano é ruim. Existem inúmeras opções desconhecidas e que são extremamente saudáveis, é só você saber procurar.

E ter uma alimentação saudável não tem nada a ver com cortar alimentos e comer apenas alguns, tem a ver com equilibrar tudo o que você come. Com uma alimentação equilibrada, você vai longe. Então, nem pense que se obstinar a ficar saudável não envolve aquele brigadeiro tão gostoso que você adora. Mas, fique de olho no exagero e no desequilíbrio.

Agora, mão na massa! Literalmente! Mudar seus hábitos alimentares não é uma tarefa fácil, mas se você se habituar a comer todos os dias, acostuma-se fácil e garanto que não irá querer outra vida! Inclua pouco a pouco todos os alimentos citados na sua rotina, e deixe de lado todos os alimentos que engordam e faz mal para o organismo. Irá fazer um baita efeito dentro e fora do seu corpo! Boa sorte! 

 

 

 

Alimentação Saudável

 

 

Share This