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Massa Magra e Massa Gorda – Saiba Por Que Você Não Deve Apenas Confiar Na Balança

Massa Magra e Massa Gorda – Saiba Por Que Você Não Deve Apenas Confiar Na Balança

Se você já se pesou e encontrou um resultado muito diferente do esperado, talvez a resposta esteja na sua concentração de massa magra e massa gorda.

Muitas vezes, analisamos só o nosso peso corporal total, sem nos dar conta de tudo que está englobado naquele valor.

Assim, levamos em consideração, um valor que pode indicar muitas coisas, de acordo com a nossa composição corporal.

Afinal, a maior parte desse peso é de massa magra ou massa gorda? Como eu posso saber isso?

Então, para saber a diferença entre essas massas e se você pode confiar na balança, continue lendo esse artigo.

 

Massa Magra E Massa Gorda: Qual É A Diferença?

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Você já se pesou e ficou surpreso com o resultado, pois esperava um número menor? Ou até mesmo, você sentiu que emagreceu muito, ao se olhar no espelho, mas a balança não está mostrando o mesmo resultado?

Calma, não é você que está sem noção do seu próprio peso. É porque, muitas vezes, você está achando que tudo se trata da massa gorda.

Por isso, muitas vezes uma pessoa que tem aparência mais definida tem o mesmo peso de uma pessoa que está aparentemente mais acima do peso.

Isso acontece pois, no caso da pessoa definida, esse peso vem dos músculos, e não de gordura.

Por isso, muitas pessoas que parecem ter a mesma medida, muitas vezes não tem a mesma saúde, muito menos o mesmo corpo.

Por isso, não devemos confiar na balança. O ideal é fazer um cálculo de acordo com a sua porcentagem de gordura corporal.

Assim, você saberá quanto tem de massa gorda e de massa magra. Sabendo então quais exercícios você deve fazer.

Se precisa focar nos exercícios para emagrecer, queimar as calorias, ou nos exercícios para fortalecer os músculos.

Além disso, muitas pessoas acabam se iludindo com o peso indicado na balança, que indica que você está com um peso ideal para a sua altura.

Mas, na verdade, a pessoa não está exatamente saudável. Pois, a sua gordura corporal pode ser muito alta, indicando riscos de doenças.

Então, é muito importante entender a diferença entre a massa magra e a massa gorda.

E O Que É A Massa Magra E A Massa Gorda?

A massa gorda é simplesmente a gordura. Ou seja, muitas vezes você pode estar aparentemente mais magro que alguém, mas ter um maior volume de massa gorda.

Assim, a massa gorda é a responsável por aquele visual que muitas pessoas ficam insatisfeitas.

É aquela barriga a mais que nós temos, que conseguimos ver que é pura gordura. Mas, além do visual, ela também pode trazer muitos prejuízos quando está em excesso, principalmente para a nossa saúde.

Entre essas consequências, estão:

  • Colesterol alto;
  • Diabetes;
  • Pressão alta;
  • E problemas cardíacos.

Por isso, é muito importante fazer atividades físicas que eliminem esse tipo de massa. Assim, você mantém o seu corpo com a saúde em dia.

Enquanto isso, a massa magra é basicamente a nossa massa muscular. Ou seja, é o músculo que está presente em todas as partes do nosso corpo.

Tecnicamente, os órgãos também contam como massa magra, mas, como eles não mudam muito de uma pessoa para outra, não conta muito.

Por isso, quanto mais você conseguir aumentar a sua massa magra, mais você conseguirá fortalecer o seu músculo.

 Assim, você irá conseguir conquistar um corpo em forma, de maneira mais rápida e eficiente.

Pois, ao aumentar o volume de massa magra, você consegue queimar as suas calorias e gorduras em excesso. Ou seja, a sua massa gorda.

 

Massa Magra E Massa Gorda: Como Fortalecer?

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É importante saber que durante os exercícios físicos, não são todos eles que fortalecem o músculo.

Por exemplo, as atividades aeróbicas, como corrida, dança e bicicleta, auxiliam na redução de massa gorda, e não no ganho de massa magra.

Portanto, o ideal para quem deseja emagrecer, é conciliar atividades que reduzam massa gorda com atividades que aumentem e fortaleçam a massa magra.

Nesse caso, a musculação é o exercício necessário para que haja esse fortalecimento da massa magra.

Por isso, você não deve mais confiar no seu peso total, para saber qual é o exercício que deve focar para atingir o seu objetivo.

Você deve procurar saber qual é a sua composição corporal. De maneira resumida, a nossa composição corporal pode ser resumida em:

  • Massa magra;
  • Massa gorda;
  • Massa óssea;
  • Massa visceral;
  • Água.

Portanto, ao tentar emagrecer, não basta acompanhar o peso total. Você deve analisar se está diminuindo a massa gorda, e aumentando a massa muscular.

Além disso, o nosso peso corporal também oscila muito durante o dia. Por isso, é muito importante que você se pese mesmo no sempre horário.

Afinal, quando acordamos estamos menos inchados, e ainda não nos alimentamos. Então, se pesar assim que acordou não é a mesma coisa que se pesar depois do almoço.

O que pode enganar bastante também. Ainda, existem dias em que o nosso corpo não está muito normal.

Por exemplo, para mulheres, quando estão no ciclo menstrual, acabam retendo líquido e causa inchaço.

Por isso, pode depender muito do dia e do horário que você se pesa. Então, além da composição corpora, você deve tomar cuidado com esses outros detalhes.

 

Conclusão

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Então, existem muitas diferenças entre a massa magra e a massa gorda, que podem fazer com que tenhamos uma ideia errada de como está a nossa saúde.

Portanto, tenha certeza de que está medindo toda a sua composição corporal, para saber como você está.

Além disso, busque se pesar mais ou menos no mesmo horário sempre, e de preferência na mesma balança.

Assim, as chances de erros diminuem drasticamente. E se esse artigo foi útil para você, compartilhe com os seus amigos.

 

 

 

 

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