Por que as Pessoas Estão Cada Vez Mais Gordas?

Mais Gordas

Você se acha no grupo das pessoas mais gordas?

Que pergunta intrigante, certo? Não. Todos nós sabemos os motivos para boa parte da população estar engordando tanto. É comum entrarmos nos ônibus e vermos as pessoas com aquela barriguinha saindo da camisa, com o rosto bem arredondado. Tanto é que ter uma barriga sarada e lisa, sem aquelas dobrinhas, virou motivo para orgulho e arrogância dentro da sociedade. E por que isto está acontecendo? 

Perder peso é objetivo da maioria das pessoas hoje em dia. E por quê? Porque a população está ficando cada vez mais gorda, longe do padrão de beleza predefinido e que faz com que as pessoas passem a se matar atrás de uma forma física apresentável. Mas a discussão não é esta. O ponto é o seguinte: por que a maioria das pessoas encontram uma dificuldade tão grande em emagrecer, se engordar é tão fácil? Vamos dizer porquê.

Queremos Conforto

O ser humano médio, hoje em dia, já nasce com a vontade de querer conforto. Está sempre atrás de algo que possa deixa-lo numa situação mais confortável. Se estamos em casa, queremos ficar o mais confortável possível ao comprar um sofá aconchegante. Se estamos sozinhos em casa, ficamos até nus, aproveitando o conforto da privacidade.

Se devemos nos locomover a algum lugar, preferimos ir com o nosso carro, pois ir em pé, suando, dividindo um espaço nada espaçoso com outras cem pessoas não é nada agradável. Gostamos do controle remoto, pois se levantar para ir até a televisão é muito esforço. Fazer uma refeição saudável e elaborada? Não, vamos de lasanha congelada. É saborosa, fácil e prática. Em 15 minutos estaremos nos alimentando com algo bem saboroso e sem dificuldade alguma.

Mais Gordas

Mas, e aí? Quando nós começamos a engordar e a sair da nossa forma física habitual, na qual nos sentimos tão confortáveis, o que fazer? Quando nós somos obrigados a deixar essa zona tão deliciosa de conforto, somos forçados a fazer o seguinte: ou deixamos esse fluxo nos levar ou acabamos tomando uma atitude que nos impeça de cair ainda mais nessas águas profundas. Quando nós começamos a engordar, entramos numa zona de conforto de auto aceitação que diz que não precisamos ser magros para ser belos.

Até aí tudo bem, mas quando essa gordura começa a prejudicar a sua saúde, não se trata mais de algo estético e sim da sua vida que está sendo posta lentamente em risco. E sair dessa zona dói bastante, pois o seu corpo já está acostumado, há anos, que para você se sentir bem, ele precisará de muito chocolate, muita lasanha, muito refrigerante e outras coisinhas a mais.

Comida Rápida

Hoje em dia chegamos ao cúmulo de comer hambúrgueres no café da manhã. Dane-se o valor nutricional. Quer preparar um suco de fruta delicioso? Não, refrigerante é mais rápido e prático. Então, nada melhor do que um refrigerante gelado e um hambúrguer delicioso, certo? Não, a sua saúde é bem melhor do que isso.

E estamos trocando a nossa saúde pela praticidade e pela rapidez das coisas. Estamos trocando a nossa saúde por mais tempo disponível para realizar nossas atividades obrigatórias, sendo que sem a sua saúde, você fica cada vez mais sem tempo pra viver! Estão entendendo o paradoxo? Comemos sanduíches gordurosos e cheios de colesterol para poupar tempo, enquanto a cada vez que nós comemos tais sanduíches, acabamos diminuindo o nosso tempo de vida.

É claro que este sanduíche não é um veneno e ele é sim delicioso. Não há nenhum problema em comê-lo. O problema é fazer de um hambúrguer um hábito alimentício. E isto é extremamente errado. Não podemos deixar isso acontecer com a sua rotina. Ela deve estar sempre condizente com as suas necessidades nutritivas. E comer hambúrguer todo dia, fazendo com que você substitua uma alimentação riquíssima em nutrientes para comer algo delicioso e nada edificante para o seu corpo não é nada coerente.

Mais Gordas

O problema é todo é que queremos tudo rápido. Comida rápida, trânsito rápido, música rápida, sexo rápido, queremos que tudo acabe num estalar de dedos para que fiquemos livres para fazer qualquer outra coisa. Queremos fazer tudo! Estamos presos a inúmeras obrigações das quais não gostamos e achamos que isso é o suficiente para vivermos bem!

Não, a sociedade está ficando cada vez mais gorda por causa disso, desse pensamento de que não há tempo suficiente. Mas há tempo sim, você pode se alimentar bem e viver perfeitamente sem perder nada.

A Falsa Sensação De Satisfação

Há outro problema. Estamos sempre de cara com comerciais que indicam que a felicidade está numa margarina, num copo de refrigerante, numa lasanha bem suculenta. Isso é bonito e faz as pessoas salivarem, então, como esses alimentos não são difíceis de serem adquiridos, muitas pessoas, com o crescimento econômico, acabam fazendo destes alimentos uma verdadeira filosofia de vida. “Não posso passar por loja tal e não pedir a oferta tal, não posso deixar de tomar esse sorvete já que ele apareceu naquele reality show”. E por aí vai.

A partir do momento em que muitas pessoas se deixam influenciar por propagandas, por estilos de vida e por coisas que realmente não vão trazer nada de bom para a sua saúde, ficaremos a observar uma população que a cada dia que passa está ficando cada vez mais gorda.

É Verdade, Sem Dor Não Há Ganho

Porém, a dor que estamos citando aqui é diferente. Não se trata do seu esforço de cada dia na musculação e nem de passar horas numa esteira ouvindo aquela batida de música eletrônica que já se tornou nauseante para você. O fato aqui é que você pode emagrecer tranquilamente e de forma saudável se você adotar uma dieta menos suicida e ser adepto de exercícios mais agradáveis, como a natação, por exemplo.

A dor a que nós nos referimos se trata da dor de deixar a sua preguiça de lado. A preguiça é o principal agente do seu conforto. É ela quem diz assim: pra que você vai mudar se assim você se sente bem? Não há motivo para sentir culpa…

A preguiça é quase imbatível, ela faz com que você mate um leão por dia apenas para sobreviver e ficar em repouso em cima de sua cama. A preguiça consegue destruir vidas. Ela faz você pensar que há tempo suficiente, quando não há, quando você deveria já ter feito o que você tem pra fazer. A preguiça é um mal que deve ser combatido.

Mas se você for forte o suficiente vai sim conseguir passar por cima da preguiça, e conseguirá realizar seus afazeres, terá mais tempo para qualquer coisa, e verá seu dia render mais. Quando se deitar a noite, vai estar satisfeito pois seu dia rendeu, fez tudo que tinha para fazer, e se sentirá feliz por isso. Portanto, não deixe a preguiça ser mais forte que você, levante desse sofá, vá fazer suas atividades físicas e ver sua vida mudar para melhor! 

 

 

Mais Gordas

Share This