ALIMENTAÇÃO

Macronutrientes: Aprenda A Calcular Proteínas, Carboidratos E Gorduras Na Sua Dieta

Macronutrientes: Aprenda A Calcular Proteínas, Carboidratos E Gorduras Na Sua Dieta

Se você está querendo ter uma alimentação mais balanceada e equilibrada, deve saber a importância dos macronutrientes.

São as gorduras, proteínas e carboidratos que consumimos todo dia.

É importante saber o quão fundamental são esses nutrientes para não deixar que eles fiquem de fora da sua dieta.

Então, continue lendo esse artigo para saber algumas dicas sobre esses nutrientes e como calcular a quantidade ideal de cada.

 

O Que São Os Macronutrientes?

O Que São Os Macronutrientes

Antes de entender o que são macronutrientes, é necessário entender o que são nutrientes.

Eles são componentes que estão presentes de forma natural nos alimentos e que contribuem para:

  • Nutrir o organismo;
  • Auxiliar no funcionamento do metabolismo.

Assim, os nutrientes são responsáveis por permitir que o corpo realize as suas funções básicas. Eles podem ser divididos em macro e micronutrientes.

O principal grupo é o de macronutrientes, que são os carboidratos, as proteínas e as gorduras, essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Por isso, são exigidos em maior quantidade pelo nosso corpo, sendo a maior parte da nossa dieta.

De forma resumida, o carboidrato é o responsável pela energia do nosso corpo e as proteínas pelo funcionamento dos nossos tecido.

Enquanto as gorduras servem como reserva energética para o nosso corpo.

Sendo assim, muito importante saber criar uma dieta balanceada para que todos esses nutrientes.

Tanto os macros, quanto os micros apareçam de maneira certa na nossa alimentação.

É precisa ter cuidado com o excesso e com a falta desses nutrientes nos nossos organismos.

Por exemplo, muita gente na hora de fazer dieta quer cortar a gordura e o carboidrato.

No entanto, isso não é recomendado uma vez que o seu corpo necessita de energia para funcionar.

Por isso, iremos falar quais são as importâncias de cada macronutriente e como calcular a quantidade ideal de cada um.

 

Qual É A Importância Dos Macronutrientes

Qual É A Importância Dos Macronutrientes

Carboidratos

Como já foi dito antes, a principal função desse nutriente é fornecer energia para o nosso corpo.

Sem ele, não temos energia suficiente para realizar atividades físicas. 

Ao ingerir um carboidrato, ele fica armazenado em forma de glicogênio no fígado e nos músculos.

Nos músculos, ele atua como energia para as atividades físicas. Já no fígado, serve para fornecer energia às nossas células.

Ao contrário do que muitos pensam, os alimentos ricos em carboidratos não são feitos apenas disso.

Cada alimento possui uma porcentagem de carboidrato. As principais fontes de carboidratos são arroz, massa e batata.

Gorduras

As gorduras são nutrientes que podem ser de origem animal ou vegetal e que é dividida em saturada e insaturada.

Portanto, a gordura insaturada é desejável, enquanto a insaturada deve ser ingerida com cuidado. 

Em ambos os casos, sua principal função é de reserva energética.

Porém, serve também para o transporte e armazenamento de algumas vitaminas e para proteger órgãos vitais.

De maneira geral, as gorduras saturadas são encontradas em origem animal.

Já as gorduras insaturadas podem ser encontradas em azeite de oliva e abacate, por exemplo.

Proteínas

Assim como a gordura, a proteína pode ser encontrada em alimentos de origem animal e vegetal.

Ela contribui para a formação dos tecidos e ajudam em várias reações metabólicas.

Possui uma função construtora e reparadora dos nossos órgãos e tecidos.

Participando também da formação de hormônios, enzimas e anticorpos.

As principais fontes de proteína são carnes ou soja, lentilha e feijão.

 

Como Calcular A Quantidade Certa De Macronutrientes Em Sua Dieta

Como Calcular A Quantidade Certa

O cálculo da quantidade de macronutrientes que você necessita varia muito de acordo com o seu objetivo e metabolismo.

Então, varia muito de acordo com a necessidade da pessoa, sendo muito diferente para quem quer emagrecer e para atletas de longas distâncias, por exemplo.

Porém, é possível calcular para que a sua alimentação seja bem equilibrada.

Justamente por isso, que existe uma recomendação para a distribuição calórica entre os macronutrientes.

Ou seja, quanto de caloria você deveria ingerir por cada grupo de nutrientes. A recomendação é:

  • 45 a 65% de carboidrato
  • 20 a 35% de gordura
  • 10 a 35% de proteína

Como você pode ver, as porcentagens variam muito. Porém, dá para ter uma noção de acordo com o seu objetivo.

Por exemplo, a quantidade de proteína que a pessoa deve ingerir varia se ela é sedentária ou ativa.

Logo, as ativas devem consumir até 2 gramas por quilo. Enquanto isso, a pessoa sedentária deve consumir apenas 1 grama por quilo.

Sabendo quantas calorias você deve consumir no dia, você consegue saber quanto dos nutrientes deve consumir.

Na hora de calcular quantas gramas você deve ingerir, é importante saber que:

  • Cada grama de proteína e carboidrato equivale a 4 calorias;
  • Cada grama de gordura equivale a 9 calorias.

Por isso, você deve pegar a quantidade de caloria por nutrientes que deseja ingerir diariamente e dividir por 4 ou 9.

Dependendo do tipo e assim, você terá a quantidade em gramas que deve consumir!

Lembrando que a quantidade que você está calculando é a do nutriente.

Ou seja, se você precisa de 100 gramas de proteína, não consegue em 100 gramas de frango.

Você precisa também saber a quantidade de nutriente que tem em cada alimento.

 

Conclusão

Conclusão

Então, agora você já tem todas as informações necessárias para colocar os macronutrientes na sua dieta de forma correta.

Não adianta deixar de consumir gordura e carboidrato, e focar apenas na proteína.

Todos eles são essenciais para o funcionamento do nosso organismo. O segredo é saber a quantidade ideal de cada um.

Portanto, se esse artigo foi útil para você, deixe aqui seu comentário e qualquer dúvida que você tiver, iremos responder!

 

 

 

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