ALIMENTAÇÃO

Conheça Algumas Opções De Lanches Proteicos, Práticos, Rápidos E Nutritivos

Conheça Algumas Opções De Lanches Proteicos, Práticos, Rápidos E Nutritivos

Os lanches proteicos são opções ágeis e simples de alimentos que podem ser consumidos em diferentes momentos do dia e que facilitam o cotidiano.

Isso porque eles não demandam muito tempo de preparo. Além disso, suas receitas são ideais para quem está de dieta e busca por opções de lanches saudáveis e nutritivos.

A fim de não sair do “regime” alimentar pré-estabelecido que se volta a conquista de seus objetivos, mas, não ficar preso as receitas já batidas.

Portanto, neste artigo iremos falar mais do assunto e dar dicas de receitas. Continue lendo e confira agora mesmo!

 

Qual A Função Dos Lanches Proteicos?

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Os lanches proteicos, como seu nome indica, são aqueles ricos em proteínas e que oferecem ainda, outros nutrientes para o nosso organismo.

Ricos em aminoácidos essenciais que nosso organismo não produz, eles são fundamentais em qualquer dieta. Uma vez que, são utilizados em diversas funções como:

  • Construção e reparação muscular;
  • Transporte de oxigênio;
  • Proteção ao organismo contra patogênicos;
  • Catalização das reações químicas;
  • Entre outros.

Mas, para os praticantes de musculação ou demais atividades físicas, esses lanches são benefícios para os ganhos de massa magra.

Bem como, e consequentemente, o emagrecimento. Isso porque quanto mais músculos desenvolvemos, maior se torna a queima de calorias e gorduras.

Outra vantagem relacionada é a sua capacidade de reparação que atua não apenas nos músculos, como também, em tensões.

No entanto, ao contrário do que muitos pensam os alimentos proteicos não são compostos apenas por carnes. Afinal de contas, existem muitas proteínas de origem vegetal.

Alguns dos exemplos de proteínas vegetais são a soja, feijão preto, quinoa, lentilhas, ervilhas e tofu.

Em ambos os casos, esse macronutriente é essencial ainda para a promoção da sensação de saciedade. Controlando assim, o apetite e reduzindo a vontade de comer mais vezes e alimentos calóricos e gordurosos.

 

Melhores Opções De Lanches Proteicos

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Então, agora que você já sabe o que são lanches proteicos e seus benefícios para quem está de dieta ou pratica musculação, vamos conferir algumas de suas receitas?

1. Pasta de amendoim:

Um das fontes de proteínas vegetais mais conhecidas, o amendoim é ainda um oleaginosa rica em gorduras boas – que deve ser consumido com moderação.

Para lanches rápidos e nutritivos, aposte nessa pasta como recheio de tapioca. Ou então, misture com claras, adoçante e essência de baunilha para fazer um crepe fit de amendoim.

2. Shake proteico:

Os shakes proteicos, são opções de alimentos perfeitos para o desjejum ou até mesmo para o pré e pós-treino, dependendo dos ingredientes utilizados.

Bastante versáteis, o shake de proteínas é leve e promove a saciedade, sem “pesar”. Clique aqui e confira algumas receitas.

3. Omelete nos lanches proteicos:

Os ovos, são alimentos ricos em proteínas essenciais para o desenvolvimento muscular, tanto que configuram a alimentação de diversos praticantes de musculação.

Frente a isso, invista nos omeletes que são lanches proteicos rápidos e deliciosos. A base comum para esse receitas são ovos batidos, sal e temperos a gosto.

Mas, para incrementar e até mesmo potencializar seu valor nutritivo, invista em colocar um pouco de:

  • Leite;
  • Shimeji;
  • Alho-poró;
  • Rúcula;
  • Azeite (para a frigideira).

4. Barras proteicas:

Diferentemente das barrinhas de cereais que prometem auxiliar as pessoas através de um lanche nutritivo e de baixas calorias, a barra de proteína realmente cumpre o que fala.

Sua formulação possui realmente um foco na questão nutricional. Permitindo assim, que quem a consume desfrute deste macronutriente, em até 10x mais.

  • Dicas: algumas dessas barrinhas se propõe a oferecer ainda energia com inserção de carboidratos complexos em sua formulação. Mas, esteja atento a escolha de seus componentes. WPC e caseína são dois compostos muito usados, mais sua eficiência e menor e estes podem gerar intolerâncias. Enquanto WPI possui uma velocidade de absorção lenta trazendo eficiência em seu uso.

5. Huevos rancheros:

Como dito antes, os ovos são alimentos ricos em proteínas o que faz deles um bom ingrediente para os lanches proteicos.

No café-da-manhã ou no lanche da tarde, essa receita mexicana é uma ótima opção. Além das proteínas do ovo, o molho de tomate auxilia na redução da retenção de líquidos e na prevenção de doenças cardiovasculares.

6. Oleaginosas nos lanches proteicos:

Já bastante conhecidas por suas capacidades nutricionais que contém proteínas, fibras, vitaminas e minerais, boa parte das oleaginosas são ricas ainda em ômega-3.

Ou seja, uma poderoso ácido carboxílico poli-insaturado – uma gordura boa – que estimula o bom colesterol (HDL). Enquanto auxilia no controle e redução dos níveis do mau colesterol (LDL).

  • Dica: consuma então, um mix com oleaginosas como castanha-do Pará, amêndoas, nozes, amendoim, castanha-de-caju, avelã, macadâmia e pistache. Escolha principalmente as mais frescas para aproveitar ainda sua ação antioxidante. 

7. Iogurte grego e frutas:

O iogurte grego natural (sem adição de açúcar) é um fonte de proteína que possui ainda valores probióticos que auxiliam na melhor intestinal e da digestão.

Além disso, para as mulheres, eles são ótimos para prevenir problemas como a candidíase. Sirva com frutas de baixo valor glicêmico e até mesmo, amêndoas.

8. Barras de Tofu:

Outra opção de alimento bastante conhecido e presente na alimentação vegana é o tofu, um alimento muito usado para substituir as carnes e comparado a ricota.

Então, suas barrinhas são perfeitas para lanches proteicos. Para fazê-las basta cortá-las em tiras e cozinhar/assar, temperando com pimenta.

9. Overnight oats nos lanches proteicos:

Outro lanche que é feito à base de iogurte natural, podendo ser o grego ou outro tipo simples, esse lanche proteico é bem simples de se fazer.

Basta misturar chia e whey no iogurte e colocar uma camada em um recipiente. Em seguida, disponha frutas e oleaginosas, depois repita as camadas.

10. Sementes de abóbora:

Para finalizar, a semente de abóbora é um dos lanches proteicos mais práticos e nutritivos que você pode acrescentar em sua rotina.

Uma vez que, elas podem ser compradas já secas e assadas para consumo. Mas, esteja sempre atento e escolha as mais frescas.

 

Conclusão

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Portanto, vimos neste artigo algumas opções de lanches proteicos simples e práticos para fazer em seu dia-a-dia, sem sair da dieta!00

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