Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

ALIMENTAÇÃO

A Importância Do Selênio Para Hipertrofia Muscular

A Importância Do Selênio Para Hipertrofia Muscular

Você conhece o mineral que pode ser o seu aliado na conquista da hipertrofia muscular? Entenda então a importância do selênio.  

São muitos os suplementos que as pessoas procuram para auxiliar no desenvolvimento muscular.

Mas, além dos suplementos, podemos encontrar também muitos produtos naturais e que se encaixem na nossa alimentação diária.

Portanto, são muitos os produtos, minerais e vitaminas que podem auxiliar a hipertrofia e recuperação muscular.

Então, continue lendo esse artigo para saber mais sobre um desses minerais. Afinal, onde você pode encontra-lo e qual é a importância do selênio.

 

O que é e qual a importância do selênio?

importancia-do-selenioMuitas pessoas que estão buscando atingir a hipertrofia muscular no seu treino, treinam intensamente.

Além disso, geralmente, esse treino vem acompanhado de uma alimentação mais restrita. Tudo isso pode gerar um estresse, além do estresse do dia a dia.

E isso tudo pode acabar prejudicando os nossos ganhos, diminuindo os nossos rendimentos e até mesmo a nossa capacidade de recuperar.

Então, para evitar isso, muitas pessoas buscam micronutrientes para tomar como suplementos à alimentação. Entre eles, o Selênio merece destaque.

Portanto, o que é o selênio? É um mineral-traço.

Mas o que é isso? É um mineral que compõe várias proteínas no nosso corpo.

Ele é chamado assim pois o nosso corpo necessita dele em quantidades pequenas, menos que 100 mg por dia.

Ele já existe em nosso corpo, auxiliando em diversos processos do nosso organismo, como na recuperação e regeneração muscular.

Mas, como ele pode ser útil contra o estresse do treino intensivo? Quando estamos expostos a situações estressantes, o nosso corpo aumenta o nível de estresse oxidativo.

Ou seja, a produção de radicais livres acaba sendo maior do que as defesas do nosso organismo.

Então, para compensar isso, precisamos da atuação de mais antioxidantes no nosso organismo.

E essa é exatamente a função que o Selênio tem, de agir como um antioxidante, protegendo as nossas células desses radicais livres.

Assim, esse mineral vai formar uma enzina que é antioxidante, protegendo as nossas células do estresse oxidativo e de danos celulares.

E porque isso é importante para quem deseja atingir a hipertrofia muscular? Pois, para ter uma hipertrofia eficiente, é necessária uma boa recuperação muscular.

E essa recuperação só é possível com a proteção contra esse estresse. Assim, é possível perceber a real importância do selênio.

 

Além da importância do selênio, quais são seus benefícios?

importancia-do-selenioComo já foi falado, o selênio auxilia no combate aos radicais livres, certo? A importância do selênio já ficou bem clara.

Mas, além de ajudar na recuperação celular e muscular pode auxiliar em outras áreas do nosso organismo.

Com isso, ajuda a proteger o nosso corpo de doenças relacionadas ao envelhecimento. Mas, essa não é a única função desse mineral no nosso corpo.

Ele também promove uma melhoria no nosso sistema imunológico, diminuindo assim possíveis inflamações e possibilitando o bom funcionamento desse sistema.

Ainda, atua também no nosso sistema endócrino. Pois, estimula a glândula tireoide, que é responsável por regular o nosso metabolismo.

Também, atua na prevenção de doenças cardíacas, por proteger o sistema circulatório de possíveis coágulos e acúmulo do colesterol ruim nas artérias.

Mas, além dos benefícios para o nosso organismo em geral, é excelente para quem deseja queimar gordura e ganhar massa muscular.

Pela sua atuação na glândula tireoide, esse mineral consegue atuar diretamente no seu emagrecimento, assegurando um metabolismo mais acelerado.

E um metabolismo rápido é muito importante para a queima de calorias. Assim, ocorre queima de calorias até quando o nosso corpo está em repouso.

Ainda, a sua ação antioxidante ajuda a proteger os músculos dos radicais livres, acelerando a sua recuperação pós treino.

A falta de selênio pode causar uma fraqueza muscular ao longo dos anos, mostrando como esse mineral pode ser importante no desenvolvimento muscular.

Por isso, o consumo de selênio na quantidade ideai, ajuda a evitar aquelas dores musculares e sensação de fadiga que temos as vezes pós treino.

Dessa maneira, esse mineral torna o treino não só mais prazeroso como mais eficaz.

Como consumir selênio no seu dia a dia?

Então, quem deve adicionar o selênio na sua alimentação? Algumas pessoas possuem deficiência de selênio, mas é bem rara.

A maioria das pessoas que podem ser beneficiadas com o selênio, são pessoas que possuem treinos muito intensos e estão realizando alguma dieta restritiva.

Pois, pode auxiliar no crescimento muscular. Mas, é preciso consumir com moderação, como tudo.

O excesso de selênio pode ser prejudicial, provocando enjoo, cansaço e até tonturas. Por isso, o ideal é consumir, no máximo 400 microgramas por dia.

E onde você pode achar o selênio para consumir? Em geral, ele se encontra na maioria dos multivitamínicos que você encontra por aí.

Além disso, a sua combinação com outros suplementos é recomendada, como por exemplo com a vitamina E, que ajuda no seu poder antioxidante.

Quando comprado como suplementos, geralmente vem em forma de cápsulas. Mas, a verdade é que a maioria das pessoas não precisa de suplemento, se possui uma alimentação rica.

Pois, esse mineral pode ser encontrado em diversos alimentos naturais, como por exemplo:

  • Castanha-do-pará;
  • Ovo;
  • Feijão preto;
  • Uma fatia de pão integral;
  • Chia;
  • Arroz integral;
  • Aveia;
  • E lombo.

Portanto, uma pessoa que se alimenta bem já consome, diariamente, uma certa porção desse mineral, sem necessitar de suplemento.

Por isso, se você sente que precisa consumir mais, não se precipite, e consulte um nutricionista para ver se realmente necessita.

Caso seja necessário, ele irá lhe recomendar a dose ideal para que não haja um consumo em excesso.

 

Conclusão

importancia-do-selenioEntão, agora você já sabe qual é a importância do selênio, onde o conseguir e todos os seus benefícios e atuações no nosso organismo.

O seu principal benefício é o seu efeito anti-oxidativo que protege o nosso organismo e nosso músculo contra os radicais livres.

Assim, é possível uma recuperação sadia dos músculos, tornando possível a hipertrofia muscular, e assim, o ganho de massa muscular.

Portanto, se esse artigo fez você entender a importância do selênio, compartilhe com os seus amigos.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *