HIPERTROFIA

Musculação Hipertrofia E Definição: Qual A Diferença Entre Ambos?

Musculação Hipertrofia E Definição: Qual A Diferença Entre Ambos?

Quando se trata de academia, há quem ache que hipertrofia e definição é tudo igual, afinal, ambos servem para manter o corpo grande, certo?

Errado! Quando o assunto é academia, apesar de tudo ser quase o mesmo propósito que é se manter saudável, perder peso e definir o corpo, cada assunto é diferente.

Sendo assim, hipertrofia e definição também têm suas diferenças.

A principal questão que difere os dois conceitos é que uma garante o aumento do tamanho muscular e a outra a perda de gordura.

Então se você tem dúvidas e quer saber mais sobre este assunto, continue lendo.

Definição E Hipertrofia, Quais As Diferenças?

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Como dissemos na introdução, a diferença entre hipertrofia e definição é apenas que uma garante o aumento do tamanho muscular e a outra a perda de gordura.

A hipertrofia, como o nome já diz tem como principal objetivo o aumento da massa muscular, sendo assim, seu propósito é o crescimento da musculatura.

Já a definição, tem como objetivo principal o emagrecimento e tensionamento das fibras musculares.

Apesar de diferentes, ainda assim, ambas são necessárias para o enrijecimento da musculatura corporal. A única coisa que muda é a forma como cada uma deve ser trabalhada.

Sendo assim, as principais diferenças entre hipertrofia e definição são:

1. Hipertrofia muscular:

Como dito anteriormente, a hipertrofia é o ganho de massa muscular que se obtém por consequência do aumento das atividades celulares.

É o método mais eficaz para obter massa muscular, também chamada de massa magra.

A hipertrofia é provocada através da força realizada durante a musculação.

Para garantir uma hipertrofia saudável e correta, o ideal é que ela seja realizada por uma divisão nos grupos de exercícios, contando sempre com a ajuda de um profissional adequado.

Para que a hipertrofia aconteça sem que haja lesões, é importante respeitar seu tempo de pausa entre cada treino de cada grupo.

A hipertrofia é trabalhada com muita força e pouca repetição, por isso o tempo de descanso é necessário para a recuperação do músculo.

Para que a hipertrofia seja visível mais rapidamente, é bom que ela seja alinhada com uma alimentação balanceada e no consumo equilibrado dos nutrientes necessários (carboidratos, proteínas e gorduras).

Já o consumo desequilibrado de substâncias como os anabolizantes e esteroides, que proporcionam o rápido aumento de massa muscular, podem representar um grave risco.

2. Definição Muscular:

Para que haja a tonificação do músculo, é necessário que os níveis de gordura sejam diminuídos. Sendo assim, o ideal é que você busque por treinos que consistam em diminuir a gordura localizada.

Para que isso aconteça então, é preciso que a força muscular seja trabalhada mais, com menos peso e intervalos menores.

Uma boa opção para isso é o treino em circuito, no qual garante uma boa perda da quantidade de gordura.

Além do mais, os treinos de definição devem ser realizados 5 vezes por semana e as séries devem contar com o mínimo de 10 repetições podendo chegar até 25.

Isso só dependerá da área muscular e do treino que você vai escolher.

Um aliado sem dúvidas na busca pela definição corporal, é a alimentação. Se puder, é importante que você faça uma restrição alimentar que tenha como finalidade a queima de gordura.

Sendo assim, procure sempre uma médica nutricionista para que possa te passar a melhor dieta e a que seja ideal para o seu corpo e suas necessidades.

Como Funciona Os Treinos Para Cada Uma?

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O primeiro passo a ser definido antes é quais são os seus objetivos. Através disso será possível dizer qual tipo de treino é o ideal para cada modalidade.

Se seu objetivo maior for definição, então você deve escolher atividades que contenham resistência.

Um exemplo de cada uma delas são:

  • Correr
  • Pedalar
  • Nadas
  • Entre outras atividades aeróbicas;

Isso porque você deverá alinhar essas atividades com o treinamento de peso.

No entanto, se a sua intenção principal é a hipertrofia, então você deve optar por escolher exercícios que contenham força no peso máximo e que não tenham muitas repetições.

Desse modo, você fará mais esforço físico e aumentará o músculo mais rápido.

Esse tipo de treino é mais complexo e tem um alto componente técnico, exigindo maior esforço físico e maior cuidado com a alimentação.

Uma dica importante para alcançar um corpo mais forte e definido é alternar períodos de ganho de massa muscular e de definição muscular.

O treinamento para hipertrofia para um nível iniciante ou intermediário poderá ser dividido entre treinamento AB ou ABC

Porém se você nunca treinou, um treino único é ideal.

No entanto, se você já tem um nível avançado, poderá fazer divisões de treinamento maiores, como ABCD ou ABCDE.

Também é importante combinar os grupamentos musculares, tomando cuidado para não estimular repetidamente uma mesma musculatura.

Lembrando sempre que acima de tudo, antes de começar qualquer atividade física ou qualquer dieta, é de extrema importância que você consulte um profissional para que ele avalie suas condições físicas e você tenha um melhor desempenho.

Cuidados na musculação:

Depois de ter seus objetivos definidos e traçados, você deve ficar atento aos cuidados que devem ser tomados para seu corpo.

Ter um acompanhamento profissional, saber se o lugar onde frequenta é certificado para que você tenha mais segurança em seu treinamento, ter uma alimentação saudável, e respeitar suas limitações é algo que não pode ser deixado de lado.

Lembre-se que todos os objetivos podem ser alcançados, desde que você respeite as suas limitações e tenha muita persistência e muita dedicação.

Conclusão

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Não existem fórmulas mágicas nas quais proporcionem imediatamente o resultado que a gente espera.

Por isso é fundamental que você saiba o que é preciso fazer e quais atitudes tomar para conquistar o seu corpo dos sonhos.

O maior problema, entretanto, que envolve essa questão, é a conquista de estrutura muscular para o desenho do corpo e o alcance de níveis baixos de gordura corporal para que os músculos fiquem aparentes.

Por isso que é importante saber definir se a hipertrofia e definição, qual dos dois é seu objetivo principal e o quanto seu foco está preparado para alcança-lo.

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