ALIMENTAÇÃO

Frutas São 100% Saudáveis? Saiba Seus Benefícios E Malefícios

Frutas São 100% Saudáveis? Saiba Seus Benefícios E Malefícios

Muito se fala sobre a importância de seu consumo, mas uma dúvida fica sempre no ar, as frutas são 100% saudáveis mesmo?

Esse alimento é rico em fibras, nutrientes e até mesmo antioxidantes. O que faz com que elas atuam na prevenção, controle e combate de diversos males que afetam nossa saúde.

Para algumas pessoas, é até mesmo uma incrível opção natural para substituir as sobremesas ricas em açúcares.

No entanto, até que ponto seu consumo é ideal e benéfico? Ou seja, as frutas podem fazer mal de alguma forma?

Se você quer saber mais sobre esse assunto, continue lendo este artigo e retire suas dúvidas!

As Frutas São 100% Saudáveis, Mito Ou Verdade?

As Frutas São 100% Saudáveis, Mito Ou Verdade

 

Quando falamos do consumo de carboidratos, proteínas e gorduras, sempre existe uma ressalva sobre a necessidade diária de limitar esse consumo.

Afinal de contas, em excesso esses nutrientes podem prejudicar a saúde. No entanto, quase não ouvimos isso em relação as frutas e vegetais.

Logo, muitas pessoas ficam na dúvida se as frutas são 100% saudáveis ou não, uma vez que, tudo em excesso faz mal.

O que podemos dizer é que esse alimento tem origem vegetal, ou seja, a partir das plantas o que atribui a elas:

  • Praticidade;
  • Nutrientes completos.

Fáceis de serem transportadas e até mesmo preparadas, pois, na maioria dos casos isso nem mesmo é preciso. As frutas são alternativas de lanches e sobremesas.

No entanto, em uma versão saudável e que oferece fibras, vitaminas e sais minerais diversos de forma equilibrada.

Contudo, o que esquecemos é que elas podem ser perigosas a saúde. Isso porque existem muitas frutas que possuem um alto índice glicêmico.

Sendo um fator determinante para sua transformação em glicose. Enquanto outras são ricas em açúcares e podem ser mais prejudiciais que certos doces!

Frutas x Açúcares

Sabemos bem que o consumo de açúcares faz mal ao organismo, uma vez que, os níveis de glicose aumentam e sobrecarregam a produção de insulina.

Pois, o corpo tenta limpar o sangue de forma rápida. Mas, em consequência podem acabar surgindo problemas como:

  • Diabetes tipo 2;
  • Obesidade.

Ou seja, o consumo excessivo de doces afeta nosso metabolismo. Além disso, os eletrólitos também são afetados.

Dessa forma, uma das possíveis consequências nesses casos, é que os rins podem atrofiar e sofrer danos em seu funcionamento.

Isso tudo acontece pelo excesso de frutose, um tipo de açúcar característico desse alimento e que em grandes quantidades se mostra prejudicial.

Assim sendo, outro mal decorrente do excesso de frutose é a transformação dessa em gordura. O que acontece no fígado e pode causar:

  • Entupimento das artérias;
  • Pressão sanguínea elevada.

No fim das contas, as frutas são 100% saudáveis ou não? Podemos dizer tanto sim, quanto não como resposta a essa pergunta.

Pois, tudo depende do consumo feito por cada pessoa e se ela já possui algum fator de risco.

  • Sim: elas podem ser prejudiciais para pessoas que possuem diabetes, por exemplo.
  • Não: desde que a pessoa não tenha nenhuma condição limitante e que siga as recomendações diárias, entre de 3 a 4 porções!

Frutas São 100% Saudáveis – Conheça As Melhores Opções!Frutas São 100% Saudáveis – Conheça As Melhores Opções!

 

Então, podemos dizer que o único malefício da fruta é que seu consumo excessivo pode elevar a frutose que em excesso, faz mal à saúde.

Fora isso, a fruta possui diversos benefícios que iremos falar agora. Em seguida, irei mostrar 10 incríveis opções para acrescentar em sua alimentação.

  • Praticidade: as frutas são alimentos simples de serem consumidos, pois, elas podem ser ingeridas in natura. Além disso, uma grande parte é consumida com a casca, sendo justamente nela que se encontra os maiores benefícios. Enquanto outras não devem ser consumidas, mas, podem ser utilizadas para chás!
  • Versatilidade: outro benefício desse alimento é que ele pode ser consumido cru, em sucos naturais, misturadas criando sobremesas naturais como a salada de frutas e até mesmo em preparos elaborados. Contudo, deve-se ter o cuidado com o uso de açúcares e outros ingredientes que são prejudiciais;
  • Fibras e Água: elas são ricas em ambos, o que faz com que sua digestão seja mais lenta aumentando a saciedade, ao mesmo tempo que hidrata o corpo. Por terem maior resistência na mastigação, elas também são consumidas mais devagar o que potencializa os benefícios já citados. Outra vantagem é que suas fibras regulam o intestino melhorando suas funções e desintoxicando o organismo;
  • Nutrientes: elas são ricas em vitaminas, sais minerais e em antioxidantes, de forma que o corpo se mantém nutrido. Como também, se torna capaz de combater diversos males como o envelhecimento precoce e as inflamações que causam certas condições.

Quais Frutas Devo Consumir?

  • Abacate: considerada uma fonte de gordura boa, do tipo monoinsaturada, ela aumenta o colesterol bom (HDL);
  • Abacaxi: essa fruta possui efeito cicatrizante e atua na digestão, principalmente a de proteínas;
  • Banana: rica em triptofano ela eleva a serotonina, o hormônio que controla o desejo por doces;
  • Laranja: conhecida por ser rica em vitamina C, essa fruta fortalece o sistema imunológica e aumenta as defesas do organismo;
  • Maçã: devido a pectina que reduz a absorção de glicose e gorduras, essa fruta é capaz de controlar o colesterol e mantê-lo em níveis estáveis;
  • Melancia: importantíssima para limpar o intestino e o estômago, mais de 80% de sua composição é água;
  • Melão: seu benefício é importante e pouco conhecido, no entanto, essa fruta consegue estabilizar a pressão arterial;
  • Morango: é uma fruta extremamente saborosa e que auxilia no combate ao envelhecimento precoce e blinda o coração devida as antocianinas;
  • Pera: essa fruta combate os gases no intestino e estômago, é rica nos mais diversos nutrientes e possui função diurética;
  • Uva: seu bagaço é rico em resveratrol que combate e reduz os riscos de doenças cardiovasculares.

Conclusão

Conclusão_Frutas São 100% Saudáveis

Portanto, se você tem dúvidas se as frutas são 100% saudáveis podemos dizer que sim!

Esse é um alimento rico em nutrientes, fibras e antioxidantes. Além de práticas e simples de serem consumidas.

No entanto, o que não é saudável é o seu consumo excessivo que eleva o nível de frutose no organismo e faz mal à saúde.

Contudo, se consumidas de formas adequada ela é mais do que benéfica. Ou seja, consumo “liberado”!

Ainda possui alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe-a nos comentários para que possamos esclarecer a você.

 

 

 

 

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