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TREINOS

Como Combinar Exercícios Aeróbicos Com Musculação

Como Combinar Exercícios Aeróbicos Com Musculação

É possível combinar exercícios aeróbicos com musculação?

Essa é uma pergunta possível entre quem ainda não sabe o que escolher. Quando o assunto é referente a perda de peso, muitas dúvidas surgem.

A principal delas é saber qual área é mais eficiente para que o objetivo seja alcançado com mais facilidade.

Aeróbico e musculação são duas coisas diferentes mas que andam juntas de inúmeras maneiras.

Então se você quer saber qual dos dois é melhor para queimar gordura, saiba que os dois juntos produzem resultados mais eficientes do que se estivessem separados. Saiba mais a seguir.

Combinando Exercícios Aeróbicos Com Musculação

exercicios-aerobicos-com-musculacaoPara que um treino eficiente seja feito, é necessário se informar para que cada tipo de exercício serve.

Sendo assim, a primeira coisa para saber é sobre como fazer para conciliar exercícios aeróbicos com musculação e assim, entender as principais diferenças entre cada um deles.

Para começar, quando o treino aeróbico é feito, a principal fonte de energia provém da gordura.

Sendo assim, o aeróbico trabalha com vários grupos musculares de modo rítmico e na maioria das vezes, velozmente.

Natação, spinning, dança, entre outros, são exemplos de aeróbico.

Quando uma pessoa escolhe essa modalidade para se exercitar, ela conta com vantagens quando o assunto é:

  • Perda de calorias.
  • Aumento do metabolismo.
  • Melhoria das atividades cardiorrespiratórias.
  • Maior espaço para fluxo sanguíneo de dentro dos músculos.

Já a musculação é mais voltada para o ganho de massa magra. Para isso, através de estímulos feitos por peso seja do próprio corpo ou por meio de aparelhos, fazem com que os grupos musculares específicos se contraiam.

A musculação trabalha principalmente com a modelagem corporal, com o melhoramento da postura, ajudando no emagrecimento e acelerando o metabolismo.

 

Por Que Juntar Os Exercícios Aeróbicos Com Musculação?

exercicios-aerobicos-com-musculacaoApós apresentadas as principais características de ambas as partes, é importante que você tenha conhecimento de que as duas atividades têm poder de emagrecimento, mas, de formas diferentes.

Como é de se esperar, por exercerem mais movimentos que a musculação, o treino aeróbico queima muito mais caloria.

Porém, isso ocorre somente enquanto a pessoa exerce a atividade.

Ou seja, se durante um determinado tempo um indivíduo praticar corrida por exemplo, ele só perderá calorias enquanto ele estiver correndo.

Já a musculação age de forma oposta e possibilita que o organismo ainda que não esteja executando a atividade, consiga trabalhar nela mesmo em repouso.

Sendo assim após 15 horas depois do exercício ter sido feito ele ainda é capaz de produzir perda de calorias.

Isso só é possível por causa das alterações fisiológicas que são proporcionadas ao corpo nas quais exigem mais tempo de recuperação.

Ou seja, um resumo disso tudo é: Ainda que o aeróbico queime mais, ele só queima por um determinado momento, enquanto a musculação prolonga a demanda de energia por muito mais tempo.

Sendo assim, para que haja potencialização de eliminação de gordura no corpo para fins de emagrecimento, é recomendável que os treinos sejam iniciados com aeróbicos e terminados com musculação.

Dessa forma, você consegue garantir que o corpo inteiro continue em ativa mesmo que os exercícios já tenham sido finalizados.

No entanto, é fundamental que os exercícios aeróbicos não sejam feitos de modo exagerado, pois assim, a resistência e o desempenho do exercício não são comprometidos.

Como fazer essa combinação?

Para fazer uma boa combinação de ambas atividades, invista em treino HIIT. Estes, são treinos de intervalos que possuem alta intensidade.

É uma das melhores e mais indicadas alternativas para quem quer emagrecer.

Para que dê resultados, é indicado que as atividades sejam feitas em dias alternados com a musculação.

O cuidado maior que você deve ter então é de tentar não sobrecarregar músculos específicos do corpo.

Então por exemplo, não faça HIIT que exercite a perna e que no outro dia você precise treinar quadríceps, pois pode ser que assim esse músculo fique sobrecarregado.

Então, para que lesões sejam evitadas, ter um bom controle de carga é bom para que a montagem dos exercícios seja feitas.

Uma outra aposta ótima para ser integrada à musculação, é a prática de crossfit.

O treino é basicamente com a proposta de levantamento de peso com complemento de ginástica e aeróbicos.

As aulas de crossfit geralmente tendem a durarem cerca de 60 minutos. Assim, são separadas em três partes.

A primeira parte é composta por um aquecimento junto de um alongamento.

A segunda parte é feita para que os praticantes aprendam algumas das atividades específicas passada.

A última parte é a realização de tudo o que foi passado até então, feito de forma intensa e com o tempo reduzido.

O crossfit varia de academia para academia e de treinador para treinador. Entretanto, é normal terem aulas com levantamento de peso, corridas, pulos e outras coisas. Tudo isso em um único dia de treino.

Portanto, se você procura a melhor opção de aeróbico combinado com musculação, então o crossfit é a melhor alternativa.

Fique atento!

Quando exercícios aeróbicos com musculação se juntam, é comum que o seu peso costume variar um pouco.

Isso indica que você está ganhando massa corporal magra e não é motivo de desespero, pois você também perderá gordura.

Se pesar todos os dias não é aconselhável pois pode provocar ansiedade quanto a isso e ser algo prejudicial no seu empenho na academia. Sendo assim, mude o foco do peso para o foco de medida corporal.

 

Conclusão

exercicios-aerobicos-com-musculacaoAgora que você sabe como mesclar exercícios aeróbicos com musculação, não perca tempo para ir atrás dessas atividades.

Procure um profissional de confiança e uma academia de qualidade.

Procure também fazer uma avaliação física para poder saber se o seu corpo aguenta doses de alta intensidade e força de musculatura.

Tudo o que foi abordado aqui foi abordado de modo geral, sendo assim, considere suas particularidades e procure o melhor para você de acordo com seu bem-estar.

O que achou dessas dicas? Você tem interesse de praticar ambos ou já pratica? Nos conte aqui nos comentários e compartilhe este artigo.

 

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