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Exercício Face Pull – Saiba A Execução Correta E Dicas

Exercício Face Pull – Saiba A Execução Correta E Dicas

Você está querendo adicionar um novo exercício ao seu treino, mas não sabe qual seria bom para você? Então, está na hora de pensar no Exercício Face Pull.

Esse exercício não é muito conhecido, apesar de ser muito utilizado por atletas no mundo a fora.

Portanto, apesar de não se ver muito nas academias, ele é muito importante para o seu ombro, costas e melhorar a sua postura.

Por isso, continue lendo esse artigo para saber como fazer e as melhores dicas desse exercício.

 

O Que É O Exercício Face Pull?

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O exercício Face Pull muito comum entre levantadores de peso. Mas, ele ainda é muito subestimado pelos praticantes de musculação.

Por isso, ele ainda não está incluso em muitos treinos. O seu objetivo é melhorar a qualidade dos seus deltoides, músculo que fica na região do ombro.

Portanto, ele trabalha no fortalecimento dos músculos da região dorsal. Sendo assim, ele auxilia nos problemas de postura que são gerados por um desequilíbrio entre o peitoral e as costas.

Como consequência, com esse exercício você consegue também melhorar a sua postura. Assim, ombros caídos não serão mais um problema para você.

Pois, é um problema de postura cada vez mais comum, por ser consequência de ficar muito tempo sentado em uma cadeira na postura incorreta.

Ou até mesmo, problema de postura causado pela má execução ou exagero de exercícios de empurrar, na academia.

Mas, não é apenas isso, uma vez que é um exercício multi-funcional. Ele auxilia também no desenvolvimento e fortalecimento do:

  • Trapézio;
  • Romboide;
  • E manguito rotador.

Resumindo, o exercício torna possível o crescimento muscular, e um equilíbrio entre regiões do deltoide, melhorando a sua postura.

Mas, então, como esse exercício é realizado?

A sua execução não é tão difícil quanto as pessoas falam. Na verdade, é até bem simples, basta fazer com calma e atenção.

Primeiro, pegue uma corda e a ajuste para que ela fica na altura da porção superior do seu peitoral.

Então, segure nas pontas da corda, na mesma posição do exercício para malhar os tríceps.

Depois, puxe a corda na direção do seu rosto. Mas, ao mesmo tempo que a puxa para perto de você, tente afastar as duas mãos, como se fosse rasgar a corda ao meio.

Então, você deve contrair ao máximo o trapézio, mantendo sempre os cotovelos na altura dos seus ombros.

Ao atingir a parte mais contraída do movimento, fique alguns segundos nessa posição, e depois volte lentamente para a posição inicial do exercício.

Portanto, repita quantas vezes você achar necessário, e quantas você aguentar. Sem também tentar fazer mais do que você consegue.

O ideal é fazer de 3 a 4 séries, com 8 ou 13 repetições cada, Isso será de acordo com a sua disposição.

 

Dicas Para A Realização Do Face Pull?

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Por não ser muito utilizado, o exercício Face Pull acaba sendo negligenciado, e poucas pessoas conseguem executá-lo de maneira correta.

Por isso, muitas vezes algumas dicas são necessárias, para evitar possíveis lesões. Então, daremos algumas dicas para que você consiga tirar o máximo de proveito desse exercício.

1. Não utilize muita carga:

O Face pull não é aquele exercício que você deve ir aumentando a carga de tempos em tempos, para progredir.

Portanto, tenha em mente que você pode, e deve, evitar usar muita carga. Pois, se tiver muito pesado, você acaba tendo que utilizar a região da lombar para realizar o movimento.

Mudando completamente o objetivo do exercício e o tornando mais perigoso.

2. Mantenha o pescoço fixo:

Muita gente quando está fazendo esse exercício, acaba empurrando a cabeça para frente. É uma espécie de reflexo, e fazemos de maneira natural.

Mas, é importante ficar atento e evitar ao máximo isso de ocorrer. Pois, assim você coloca peso no seu pescoço, e tira dos seus braços.

O que prejudica o resultado e pode resultar em lesões.

3. Mantenha o cotovelo alto:

Outra coisa que acontece muito, é deixar o cotovelo cair. Isso é feito sem perceber também, mas você deve procurar manter os ombros, cotovelos e punhos retos e no alto.

Assim, você consegue manter o foco do exercício na parte superior das costas, como deveria ser. Ao deixar o cotovelo cair, você acaba trabalhando com o dorsal, anulando parte dos resultados esperados.

4. Faça o exercício lentamente:

É muito importante que você consiga controlar o seu movimento, fazendo o exercício de forma lenta.

Pois, o nosso instinto diz para fazermos o exercício de forma brusca e explosiva. Pois, achamos que está tendo mais efeito e é mais rápido.

Mas, na verdade, o segredo do exercício é fazer de maneira controlada. Assim, você controla o seu músculo e o movimento. Assim, você consegue fazer com que o músculo certo seja trabalhado.

5. Varie o jeito de pegar na corda:

Você pode pegar na corda tanto por baixo quanto por cima. Os dois jeitos estão corretos.

Por isso, muitos recomendam que você varie essa pegada, fazendo cada dia um movimento. Assim, você consegue atingir resultados ainda melhores.

6. Potencialize o exercício:

Existem maneiras de potencializar o exercício Face Pull. Mas, tome cuidado, isso é apenas recomendado caso você tenha mais experiência e condicionamento.

Uma dessas maneiras é o Dropset. Ou seja, fazer o exercício até chegar a exaustão.

Outra maneira de mudar um pouco é a técnica de alta intensidade Rest Pause. Nela, você malha até falhar, então descansa por 10 segundos e volta a fazer.

 

Conclusão

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Então, agora você já sabe fazer um dos exercícios mais raros, mas também mais úteis, o Face Pull.

Portanto, você sabe que deve sempre tomar cuidado, fazendo o exercício com muita calma e atenção.

Pois, estamos tratando de uma área muito delicada, e que é suscetível a qualquer lesão mais grave.

Assim, se esse artigo foi útil para você, deixe aqui o seu comentário.

 

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