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HIPERTROFIA

Endoformo, Ectoformo E Mesoformo: Como Saber O Seu Biotipo Físico

Endoformo, Ectoformo E Mesoformo: Como Saber O Seu Biotipo Físico

Por vezes as pessoas buscam um referencial de corpo para construírem o corpo perfeito para si mesmas. No entanto, esse referencial nem sempre poderá ser conquistado, e a resposta para isso é uma muito simples: cada um possui um biotipo físico.

Assim, a forma do corpo das pessoas pode ser classificada em: endofórmica, ectofórmica e mesofórmica e cada uma delas possui características gerais. Isso quer dizer que se você possui uma forma endofórmica por exemplo, e se baseia em um corpo endofórmico, suas tentativas serão frustradas.

Mas não desanime! Para cada biotipo físico existe um tipo de treino e uma determinada dieta que pode acelerar os resultados pela busca de um corpo mais bonito. Descubra qual é o seu e comece a buscar por soluções que realmente tragam resultados.

As Classificações Dos Biotipos Físicos

biotipo físico

No ano de 1940, o americano Willian Sheldon, depois de muitas pesquisas relacionadas ao corpo humano, conseguiu classificar o corpo humano em três diferentes biótipos físicos.

Assim, para cada biotipo há uma estrutura corporal diferente, bem como, podem ou não ter um metabolismo acelerado, o que influencia diretamente na dieta e no treino. Vamos analisar quais são estes biotipos:

Endoformo

Quem possui esse biotipo físico são pessoas que tem ombros largos assim como, caixa torácica e cintura também largos. Eles possuem uma estatura mais baixa e são aqueles considerados “corpulentos”.

Os endoformos ganham peso facilmente, mas isso não é uma característica tão ruim, pois eles também são capazes de ganhar músculos de maneira mais rápida ainda.

Contudo, a dica para quem possui esse tipo de corpo é cuidar bastante de sua alimentação pois, a facilidade para ganhar peso não é a mesma para se perde-lo.

O ideal, é manter uma alimentação equilibrada, com horários definidos e a inserção de proteínas, que ajudam na construção muscular.

 

Mesoformos

Os mesoformos possuem estrutura óssea ideal com ombros e caixa torácica larga, assim como, uma cintura estreita.  Conseguem tanto ganhar como perder peso de forma rápida, assim, podem modelar o seu corpo como desejam.

Pode-se dizer que os mesoformos são geneticamente dotados, pois, além de todas estas características eles também tendem a ser mais atléticos.

A dica aqui é investir no tipo de corpo que você deseja sem ter medo de se aventurar, pois os resultados aparecerão em pouco tempo.

Ectoformos

O biotipo físico ectoformo é geralmente magro com pouco gordura corporal e possui dificuldades para ganhar peso. Além disso, os ectoformos são altos com ombros curtos, cintura fina e uma caixa torácica estreita.

Os ectoformos são aquele tipo de pessoa que come o que quer e mesmo assim não engorda, o que também é algo muito ruim, pois demoram a conseguir ganho de massa muscular.

A dica aqui para quem deseja ganhar massa muscular com esse tipo de corpo é investir em uma alimentação regrada e saudável.

 

Tipos De Treino Para Cada Biotipo Físico

O biotipo físico exerce influência nos resultados dos treinos assim, é possível desenvolver diferentes treinos com base na forma do seu corpo e o modo como o seu metabolismo reage.

Separamos, algumas dicas importantes para cada tipo de corpo, veja quais são:

Treinos Para Endoformos

Como já foi dito, os endoformos são capazes tanto de ganharem massa muscular, como também gordura, portanto, se você tem esse tipo de biotipo físico, é preciso buscar o equilíbrio.

O treinamento deve ser de força e resistência, ajudando assim que o seu corpo consiga equilibrar os níveis de gordura e massa muscular.

Isso quer dizer que você deve praticar musculação, mas incluir exercícios funcionais ou aeróbicos em sua rotina para obter resultados mais evidentes.

No treinamento de musculação, você deve basear suas atividades em séries de 8 a 12 repetições. Outro fator importante, é que o tempo de descanso entre as séries deve ser um pouco maior.

Os exercícios com peso livre também são uma boa opção, além disso, nos dias de descanso da musculação os treinos aeróbicos devem entrar em cena.

Ou seja, se você deseja ter um corpo mais bonito, você deverá realizar atividades físicas todos os dias.

A dieta deve ser baseada em fontes ricas em proteínas, os carboidratos devem ser consumidos de forma moderada. Suplementos só são indicados em último caso, onde deseja-se um ganho de massa muscular de maneira ais rápida.

Treinamento Para Mesoformos

Apesar de ter uma boa estrutura os mesoformos também devem investir em um bom treino que possua intensidade moderada com séries de repetições entre 6 e 12.

O ideal é uma mudança constante no treino, comumente a cada 5 ou 6 semanas para que assim, você consiga obter resultados melhores.

Quanto aos treinos aeróbicos ou funcionais, estes também devem ser praticados, pelo menos duas vezes por semana. Assim, o treinamento também deverá seguir uma rotina de 5 dias na semana.

A dieta deve ser baseada em proteínas e carboidratos de maneira regulada. A suplementação pode ser indicada em casos onde se deseja um resultado mais rápido.

Treinamento Para Ectoformos

Os ectoformos possuem um tipo de biotipo físico que tem dificuldade para ganhar massa muscular ou gordura, contudo, essa objetivo não é impossível de ser alcançado.

Assim, os ectoformos devem investir em um treinamento pesado buscando a hipertrofia com pesos livres e máquinas.

Além disso, um treino bastante indicado é aquele onde aumenta-se o peso conforme aumenta-se a série.

Os períodos de descanso também devem ser maiores, o ideal é que o treino seja realizado apenas 3 vezes por semana, e quanto aos exercícios de cárdio, é melhor que eles sejam evitados.

Você precisará ter paciência e persistir, com treinos realizados em menos de 1 hora por dia.

Invista em uma alimentação rica em proteínas e carboidratos, a suplementação também é uma opção para que você comece a ver resultados mais rápidos.

 

 

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