ALIMENTAÇÃO

Dieta Low Carb x Dieta Cetogênica – Qual A Diferença?

Dieta Low Carb x Dieta Cetogênica – Qual A Diferença?

Você quer emagrecer e reduzir o seu consumo de carboidrato, mas não sabe que dieta adotar? Apesar de parecidas, são muitas as diferenças entre uma dieta low carb e dieta cetogênica.

De qualquer maneira, as duas são muito utilizadas por pessoas que desejam perder peso e queimar gordura.

E, as duas geram resultados garantidos. Afinal, são duas maneiras muito eficientes, naturais e saudáveis de conseguir emagrecer.

Por isso, continue lendo esse artigo para saber qual é a diferença entre as duas dietas, e qual é melhor para você.

 

O Que É A Dieta Low Carb?

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A dieta low carb é utilizada quando o seu objetivo é perder peso. Pois, a ideia é restringir alguns carboidratos, para que seja possível a reduzir o seu peso.

Mas, ela também é útil para quem deseja fazer uma reeducação alimentar e mudar os seus hábitos, de uma maneira mais geral.

Porém, como funciona essa dieta? Para entender, é necessário explicar primeiro um pouco sobre os carboidratos.

Pois, são macronutrientes responsáveis pro fornecer calorias, podendo ser simples ou complexos.

Resumindo, quando ingeridos, eles são absorvidos na nossa corrente sanguínea, se transformando em açúcar no sangue, ou glicose.

Fazendo com que o corpo libere insulina, para que essa glicose entre nas células do nosso corpo.

Assim, ao reduzir os carboidratos, estamos reduzindo o nível de insulina. Fazendo com que o nosso corpo queime a gordura armazenada para gerar energia.

Para que seja possível uma dieta com poucos carboidratos, o seu foco acaba sendo nas proteínas.

Por isso, a dieta é baseada em carne vermelha, peixes, aves, ovos e vegetais. Então, para fazer essa dieta, você deve cortar a maioria dos grãos, alguns legumes e frutas.

Além disso, claro que deverá cortar pães, massas e doces. Para essa dieta, o limite diário de carboidrato é de 20 a 60 gramas. Isso é o equivalente de 80 a 240 calorias por carboidratos por dia.

Apesar disso, um dos seus maiores benefícios é a maior adaptabilidade. Pois, apesar de restringir, não é nada muito radical.

 

O Que É A Dieta Cetogênica?

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 A diferença entre a dieta low carb e a dieta cetogênica é que a dieta cetônica é um pouco mais radical do que a dieta low carb. Pois, o seu objetivo é deixar o consumo de carboidratos tão baixo, que o corpo acaba entrando em um estado chamado cetose.

Como já foi falado anteriormente, quando reduzimos o consumo de carboidratos, acabamos reduzindo o nível de insulina no nosso corpo.

Mas, se essa ingestão for muito baixa, a insulina cai significativamente. Fazendo com que seja estimulada a liberação de ácidos graxos, que ficam nas reservas de gordura corporal.

Então, esses ácidos vão para o nosso fígado, onde se transformam em cetona. Com isso, o corpo fica em estado de cetose.

E quando isso acontece, as cetonas acabam suprindo até 50% das necessidades energéticas do nosso corpo. E a glicose será produzida pelo nosso fígado.

Assim, os ácidos graxos serão a sua principal fonte de energia, fazendo com que você não precise ingerir tanta caloria.

Para isso, deve-se limitar o consumo de carboidrato para, no máximo, 50 gramas por dia. Mas, o recomendado é que você comece com 35 gramas ao dia.

Além disso, o seu foco deve ser em alimentos ricos em proteínas e gorduras. Portanto, entre os seus alimentos mais consumidos, estão:

  • Carne vermelha;
  • Manteiga;
  • Ovo;
  • Peixe;
  • Queijo;
  • Sementes;
  • Legumes leves;
  • Abacate.

Ao mesmo tempo, as demais formas de carboidratos são cortadas por completo, como arroz, feijão, batata, doces e etc.

Essa dieta possui muitos benefícios além de emagrecer, como por exemplo:

  • Tratamento terapêutico: autismo, epilepsia e mal de Parkinson;
  • Combate a diabetes: reduz a necessidade de medicação e sintomas desagradáveis;
  • Tratamento de doenças no fígado: ajuda a tratar problemas de gordura no fígado;
  • Melhora a sua performance: por isso, é muito utilizada por atletas de alto nível.

 

Dieta Low Carb x Dieta Cetogênica

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Então, apesar de serem dietas diferentes, é possível ver que são muito parecidas. Afinal, as duas tem como base a redução de carboidratos da sua dieta.

Por isso, analisando pela perda de peso, as duas mostram um bom resultado. Pois, as duas fazem você consumir menos calorias do que de costume, fazendo com que você perca uma boa quantidade de peso.  

Afinal, a principal diferença entre as duas é que a dieta cetogênica é mais restritiva quando se trata de carboidratos.

Mas, a perda de peso não é a única consequência dessas dietas. Por isso, outros fatores devem ser analisados quando comparamos as duas.  

Então, você deve saber como essa dieta define o seu estilo de vida e afeta a sua saúde. A dieta cetônica, por ser mais restritiva, pode trazer benefícios que não são encontrados na dieta low carb.

Por exemplo, ela pode auxiliar pacientes que possuem diabetes, pressão alta, doença no fígado, e algumas outras doenças.

Mas, muitas pessoas não conseguem se adaptar a essa dieta, exatamente por ser tão restritiva. Por isso, você deve escolher de acordo com a sua rotina e seus costumes.

As duas podem fazer com que aumente a sua atividade metabólica. Pois, elas fazem com que o seu organismo consiga lidar melhor com a gordura, como fonte de combustível.

Então, ambas estimulam que o seu metabolismo queime gordura para conseguir energia. Por isso, muitas pessoas optam por fazer a cetogênica por um tempo, para mudar o jeito que o seu corpo funciona e melhorar o seu metabolismo.

Assim, você já verá uma boa diferença no seu corpo, e pode depois tentar a outra dieta.

 

Conclusão

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Então, se você está procurando uma dieta que restrinja os carboidratos, para que você consiga emagrecer, tanto a low carb quanto a cetogênica são ideais.

A principal diferença é que a cetogênica limita mais ainda esse consumo, colocando o seu corpo em um estado, que é natural, de cetogênese.

Mas, além disso, ela também serve para auxiliar nos níveis de glicose e insulina no seu corpo.

Entretanto, pode ser muito restritiva e não funcionar muito bem para qualquer pessoa. Por isso, veja se combina com o seu estilo de vida.

Então, se esse artigo foi útil para você, compartilhe com os seus amigos.

 

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