ALIMENTAÇÃO

Dieta Low Carb: Como funciona E Quais Os Seus Benefícios

Dieta Low Carb: Como funciona E Quais Os Seus Benefícios

Considerada a dieta da moda e a queridinha dos marombeiros de plantão, a dieta Low Carb tem sido aderida por diversas pessoas e promete um emagrecimento rápido e também bastante saudável.

Sua função não está apenas a perda de peso, como se busca ao realizar outras dietas, mas sim, a queima de gordura. Mas você sabe qual é a diferença entre estes dois fatores?

Entenda estes conceitos e descubra o que é e como funciona a dieta Low Carb e adote um novo estilo de vida.

Dieta Low Carb – O Que É?

A dieta Low Carb trata-se de um dieta baseada no consumo de proteínas e redução drástica dos carboidratos.

Para entender como ela funciona, é preciso entender sobre os alimentos e sua função com o nosso corpo.

Basicamente, os grupos alimentares podem ser formados por carboidratos, proteínas, fibras e gorduras.

Os carboidratos possuem a função de fornecer energia ao corpo, enquanto que as proteínas, estão diretamente ligadas à constituição e manutenção de ossos e músculos, bem como regulagem dos hormônios.

As fibras, apesar de não serem absorvidas pelo corpo, estão ligadas ao bom desempenho das funções intestinais. 

Já as gorduras podem ser dividas em gorduras boas e ruins, as boas ajudam na manutenção do colesterol bom no organismo, enquanto que as ruins, atuam diretamente nas reservas de gordura do corpo.

Além disso, possuímos outros alimentos que possuem determinadas quantidades destes compostos, além de outras vitaminas e elementos que ajudam na manutenção da saúde.

Mas você deve estar pensando: por que é importante tirar os carboidratos na dieta Low Carb. Pois bem, entenda como funciona esta relação.

Carboidratos: os principais vilões e amigos do organismo

Parece contraditório, mas os carboidratos são os principais vilões e também são elementos fundamentais de uma dieta.

Isso porque eles são responsáveis pela liberação de glicemia no corpo, que deve ser levado às células através da insulina, para que assim, elas possuam condições de sobreviver e desenvolver suas funções.

Contudo, o consumo exagerado de carboidratos faz com que o organismo não consiga absorver toda a glicemia, e assim, precisa estoca-la, transformando-a em gordura.

Além disso, estudos indicam que o consumo elevado de carboidratos gera um ciclo vicioso no organismo que acostuma com a liberação de glicemia e insulina, o que faz com que você sinta mais fome em menos tempo. Resultado disso: você também engorda.

O que faz então a dieta Low Carb

A proposta da dieta Low Carb é a redução drástica de alimentos que contenham carboidratos e aumento do consumo de proteínas.

Isso vai fazer com que o organismo trabalhe com as suas fontes de reserva, ou seja, a gordura armazenada para que possa manter o organismo vivo.

A ingestão de proteínas também evita a produção de glicemia e consequentemente, o organismo não necessitará produzir insulina, quebrando assim, o ciclo vicioso do organismo.

O que vai acontecer nos primeiros dias dieta

Nos primeiros dias da dieta Low Carb, o corpo então consumirá não a gordura, mas sim, outras fontes líquidas. É nesse momento que as pessoas acreditam que emagreceram quando se pesam, ou olham no espelho. Contudo, isso é apenas perda de líquido.

Lembra do conceito que falamos mais acima entre perder peso e perder gordura? Pois bem, vamos explica-lo agora:

Quando você perde peso, isso significa que você pode estar perdendo massa magra e outros líquidos, e isso de fato não é uma coisa boa para o organismo, pois apesar de parecer que você está mais magro, você na verdade está perdendo elementos fundamentais para a manutenção do organismo.

Porém, a perca de gordura não influencia na perda de massa magra e assim, você estará perdendo algo que realmente é prejudicial ao organismo.

Mas não se assuste, a dieta Low Carb é uma boa opção. Nos primeiros dias há então perda de líquidos, contudo, ao continuar a dieta, você começa então perder gordura.

Isso porque cada dia mais o seu organismo procurará reservas mais profundas para se manter vivo.

Daí a importância de seguir o cronograma de maneira adequada.

Mas você já sabe quais são os alimentos permitidos e os alimentos proibidos dessa dieta, vamos falar um pouco sobre cada um deles.

Alimentos permitidos na dieta Low Carb

 

Os alimentos permitidos na dieta Low Carb são as proteínas, gorduras e alguns tipos de carboidratos, como os legumes por exemplo.

Durante a dieta, você deve optar pelos seguintes alimentos:

– Carnes brancas e vermelhas – podem ser cozidas ou assadas, as frituras devem ser evitadas.

– Peixes – seguem a mesma recomendação das carnes.

– Queijos – o ideal é que você opte por queijos mais lights como por exemplo a ricota.

– Iogurtes – também são permitidos na dieta, mas o ideal é que também sejam ligths.

– Legumes – opte sempre por legumes com baixo índice calórico com o brócolis e a couve flor.

– Verduras – estão liberados todos os tipos de verduras.

– Gorduras boas – é importante que você também faça o consumo de gorduras boas como por exemplo o abacate e as amêndoas e castanhas.

– Ovos- o consumo de ovos também é permitido.

Alimentos proibidos na dieta

 

 

Os alimentos proibidos na dieta são todos aqueles que são uma rica fonte de carboidratos, como por exemplo:

– Pães, roscas e massas (integrais ou não) – possuem um alto teor de carboidratos e estão estritamente proibidos na dieta.

– Arroz e feijão – também são fontes de carboidratos e estão excluídos de sua dieta.

– Frutas- as frutas também possui um tipo de carboidrato que se transforma em frutose no corpo e por isso devem ser evitadas.

– Enlatados – os enlatados possuem um alto teor de sódio e outros conservantes que são bons para a sua dieta Low Carb.

– Doces, bolos e guloseimas – estão proibidos pois também possuem um alto teor de carboidratos.

– Refrigerantes e bebidas alcoólicas – não devem ser consumidos, mesmo em suas versões light.

Como fazer a dieta Low Carb

O ideal é que você distribua os alimentos em 6 refeições ao dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, lanche da noite.

A dieta deve ser realizada por pelo menos 21 dias. Mas atenção, a inserção dos carboidratos em sua dieta deve ser realizada aos poucos para que você não recupere todo peso perdido.

O ideal é que você faça uma reeducação alimentar, de modo a consumir alimentos que ofereçam nutrição ao seu corpo.

 

 

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