Como Ganhar A Batalha Constante Da Dieta Io-iô

Dieta Io-iô

Como Ganhar A Batalha Constante Da Dieta Io-iô

Você é daquele tipo de pessoa que só entra numa dieta se tem algum evento importante para ir? Corta gorduras e frituras, segue uma dieta rigorosa só para ficar elegante naquela roupa nova, e fazer as pessoas te elogiarem?! E alguns meses após o evento você não apenas recuperou o peso que perdeu, mas a escala permite que você saiba que adicionou mais alguns quilos. Bem, isso não vai acontecer! Então você corta calorias novamente. Só que desta vez, você descobre que não está perdendo o peso tão facilmente quanto na primeira vez. Correção fácil, certo? Você corta mais calorias e acrescenta outros vinte minutos à sua sessão de cardio. A balança finalmente começa a se mover a seu favor, e você acaba se encaixando naquele vestido apertado.

Desde que você atingiu seu objetivo de voltar para o vestido, você volta ao normal comendo e BAM! Antes que você perceba, o peso está de volta e desta vez o número da escala é ainda maior! Bem, isso não vai acontecer! Então você corta calorias … e o ciclo se repete.

Se isso não aconteceu com você, quase posso apostar que aconteceu com alguém que você conhece.  Este termo é conhecido como dieta io-iô. Ambos os termos identificam um estilo de dieta em que a perda de peso e os ganhos acontecem de forma cíclica. Embora o conceito de dieta io-iô possa ser familiar, o que pode não ser tão familiar é o que realmente acontece com seu corpo em um nível biológico cada vez que você participa de outro episódio de dieta.

Dieta Io-iô

Homeostase

Homeostase é a capacidade do organismo de apresentar uma situação físico-química característica e constante, dentro de determinados limites, mesmo diante de alterações impostas pelo meio ambiente. Nossos corpos são praticamente programados para fazer uma coisa essencial: manter-nos vivos. Para fazer isso, o corpo reconhece a necessidade de manter todos os nossos sistemas trabalhando em um equilíbrio ideal para a sobrevivência. Nosso corpo tem o “poder” de se acostumar com a temperatura ambiente. Assim como nosso corpo possui mecanismos para manter uma temperatura interna constante, ele também possui muitos mecanismos para manter nosso peso durante e após uma fase de dieta hipocalórica. 

A Célula Adiposa

A célula de gordura talvez não seja a maldição da nossa existência. Afinal, precisamos de gordura para proteger nossos órgãos, manter nossa temperatura corporal e absorver vitaminas. Isso serve apenas para citar algumas das funções positivas da gordura. É quando nos permitimos colocar o excesso de gordura, que vemos as células gordurosas como pragas que devem ser destruídas e uma dieta hipercalórica. Se você decide perder peso, e para isso foca na academia e em uma dieta rígida, a triste verdade é que, a menos que você esteja fazendo lipoaspiração ou algo do tipo, essas células de gordura estão com você por toda a vida. Quando você perde peso, as células de gordura simplesmente encolhem – elas mudam de tamanho, mas não em número.

Agora é onde realmente fica interessante! Depois de sair da sua dieta e começar a comer normalmente de novo, você perceberá que engorda relativamente rápido. Uma das razões para isso é que seu corpo agora está suprimindo sua capacidade de usar gordura como combustível e aumentando sua eficiência ao transferir gordura e glicose da dieta para as células adiposas.

Não só o seu corpo se torna uma máquina de armazenamento de gordura, ela se torna uma máquina que gera gordura. Nos estágios iniciais da recuperação do peso, o corpo inicia um processo chamado lipogênese de novo, que é a geração de novas células de gordura a partir do excesso de carboidratos da dieta. E vamos enfrentá-lo, o pobre carboidrato é geralmente o primeiro no bloco de corte quando as calorias estão sendo cortadas. Para ser claro: depois de terminar a dieta, você simplesmente volta a comer do jeito que era originalmente. O problema é que, no entanto, seu corpo está registrando o que costumava ser uma ingestão normal de calorias para você como excesso. Então, o que isso faz? Ou armazena o excesso em células de gordura existentes ou simplesmente cria células novas. A realidade cruel é que esse processo acontece cada vez que você faz dieta. Com cada episódio de dieta, torna-se cada vez mais difícil perder peso porque você está lutando mais e mais células de gordura.

Perda Muscular

Outra realidade de dieta infeliz é que se você restringiu calorias muito severamente, então é provável que você tenha perdido músculo também. Este fato deve ser enervante para você desde que a quantidade de músculo que você tem afeta seu metabolismo. E se você está na menopausa? Este fato deve deixá-lo em alerta máximo. As mudanças nos hormônios que vêm com a menopausa tornam o ganho de massa muscular desafiador! Então você está lá, batendo com força nos pesos na esperança de ganhar algum músculo metabólico, mas sua dieta hipocalórica está bem atrás de você, negando todos os seus esforços.

Depois de perder peso para um evento especial e voltar a comer normalmente, agora sabemos que durante a dieta, é possível que você tenha perdido mais massa muscular (o que por si só diminui seu metabolismo) do que gordura. Nós também sabemos que você criou algumas novas células adiposas que estão enviando sinais para o cérebro que precisam ser alimentados – e alimentados agora! Então, você não apenas retornou ao seu peso original, mas também colocou mais porque agora tem mais células adiposas para preencher. COLOCANDO TODOS JUNTOS
Voltemos à nossa hipotética situação em que você reduziu sua ingestão calórica para 1.200 calorias por dia, para perder aquelas dez libras indesejadas. Você perdeu o peso, entrou no seu vestido, saiu da dieta e voltou a comer normalmente. Agora sabemos que durante a dieta, é possível que você tenha perdido mais massa muscular (o que por si só diminui seu metabolismo) do que gordura. Nós também sabemos que você criou algumas novas células adiposas que estão enviando sinais para o cérebro que precisam ser alimentados – e alimentados agora! Então, você não apenas retornou ao seu peso original, mas também colocou mais porque agora tem mais células adiposas para preencher. Agora você sabe que essa fase da dieta causou a perda de mais músculos, fez com que você gerasse ainda mais células de gordura e comprometesse ainda mais o seu metabolismo.

Se você precisa perder peso, entenda que não há solução rápida – não há uma fórmula mágica que faça você perder peso neste minuto. Eu sei que isso vai soar banal, mas é verdade. Demorou algum tempo para colocar esse peso; Vai levar algum tempo para tirá-lo se você fizer do jeito certo. Todas essas possibilidades valem o risco apenas para que você possa receber um resultado rápido e temporário? Tenha em mente que o resultado será temporário. 

Não importa quais são seus objetivos de perda de peso, apenas saiba que tomar medidas drásticas não é a resposta. Seja paciente; Faça as pequenas alterações necessárias para iniciar o processo de perda de peso. Faça perguntas, faça pesquisas e até mesmo contrate um nutricionista para orientá-lo. Aproveite o tempo para perder peso da maneira certa e eu prometo que você ficará satisfeito com o resultado. É mais provável que você mantenha seu resultado a longo prazo.

Dieta Io-iô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This