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CrossFit x Academia – Qual São As Principais Diferenças

CrossFit x Academia – Qual São As Principais Diferenças

Muito tem se falado sobre Crossfit x academia, e a questão que fica no ar é: Qual é o melhor? Essa pergunta não pode ser respondida de maneira simples, uma vez que existem diversos fatores envolvidos.

Não há uma resposta certa, e sim, uma resposta certa para o que você deseja.

Para entender as diferenças e conseguir escolher qual é a melhor opção para você, continue lendo esse artigo.

Crossfit x Academia: Como Funciona

Crossfit x Academia Como funciona

Para você conseguir entender as diferenças de Crossfit x Academia, primeiro iremos explicar cada uma separadamente.

Crossfit é um programa de treinamento que envolve força e condicionamento físico. É muito utilizado por academias de polícia, militares e atletas profissionais. O treinamento do Crossfit envolve diferentes exercícios, como exercício aeróbio, levantamento de peso, treino de core e ginástica.

Além disso, ele ajuda a queimar calorias e a melhorar na mobilidade das articulações.

Seu treino tem intensidade alta e tende a acontecer de três a cinco dias na semana, com duração de uma hora mais ou menos.

Nele, você trabalha todo o seu corpo.

Em uma aula de Crossfit, todos fazem o mesmo treino. Isso faz com que seja gerado um senso de coletivo. Sendo assim, um incentiva o outro a ir cada vez mais longe no treino e a não desistir.

Esse é o principal foco desse tipo de treinamento, o treino coletivo. A sua rotina é variada, não há a repetição dos treinos toda semana.

Já a musculação feita na academia é um treinamento de fortalecimento ou resistência.

São utilizados pesos que são levantados em exercícios específicos para cada grupo muscular. Normalmente, são exercícios curtos de alta intensidade.

O objetivo é ganhar massa muscular e ficar definido, além de queimar a gordura no seu corpo.

Na musculação feita na academia, você segue o seu próprio ritmo e faz as suas pausas quando acha necessário.

Você escolhe quais exercícios deseja fazer de acordo com o seu objetivo na academia. Dessa forma, pode focar em apenas um grupo muscular ou todos.

Crossfit x Academia: Principais Diferenças

Agora que entendemos como funciona cada um dos treinos, podemos analisar as principais diferenças entre Crossfit e Musculação na academia.

Variedade de Exercício: 

A musculação é um pouco limitada quando se trata de variedade dos exercícios propostos. Isso porque a maioria dos seus exercícios utilizam peso, por mais que tenha como variar entre aparelho ou livre.

Já o Crossfit, utiliza uma variedade de equipamentos maior, além de exercícios mais variados.

Ritmo dos exercícios:

Na musculação, você é quem determina o ritmo, quantas séries serão feitas e qual a sua intensidade. Já no Crossfit, por ser um treinamento coletivo, é mais difícil de adaptar o próprio ritmo.

Motivação:

Os exercícios de musculação na academia são muito repetitivos. Além disso, geralmente você fica semanas fazendo as mesmas séries. Assim, é fácil ficar entediado.

O Crossfit já é mais dinâmico, podendo mudar todo dia. Além disso, o treino na academia é feito de forma individual, já no Crossfit você tem o incentivo do grupo todo, por ser um treino coletivo.

Contudo, não há nada que impeça você de fazer amigos na academia e interagir com outras pessoas.

Condicionamento Cardiorrespiratório:

A musculação, apesar de melhorar o condicionamento aeróbio, ela precisa ser complementada com exercícios aeróbios. O Crossfit é um treino funcional que ajuda a queimar mais calorias do que o simples levantamento de peso.

Ganho de força e massa muscular:

Na academia, você treina os grupos de músculo de forma isolada, permitindo o seu aumento e fortalecimento.  Como o Crossfit mistura vários tipos de exercício, fortalecendo diversas partes do corpo ao mesmo tempo, não há um ganho de massa muscular tão intenso quanto na musculação.

Afinal, Qual escolher?

Agora que já vimos quais são as diferenças entre os dois treinos, como escolher qual é o melhor para você? Não é uma tarefa fácil.

Primeiro, você deve se perguntar se prefere treinar em equipe ou sozinho.

Tem gente que prefere treinar sozinho, ajuda a focar e tem mais liberdade para ditar o ritmo do treino. Se você for uma dessas pessoas, saiba que academia pode ser uma melhor opção para você.

Se você precisa de um incentivo a mais, se entedia muito facilmente se está fazendo musculação sozinho na academia. Então, Crossfit pode ser a resposta.

Não estamos falando apenas do incentivo ao se fazer exercícios com outras pessoas, mas, também do incentivo devido à variedade dos exercícios.

Como dito anteriormente, o Crossfit é muito mais dinâmico do que a academia.

Outro fator importante é qual é o seu nível. Porque o Crossfit é um treino de alta intensidade, e isso pode ser um empecilho para algumas pessoas.

Se você for um iniciante, na academia pode começar com pesos leves. Já no Crossfit, mesmo que você possa pegar peso leve, ele continua exigindo de você uma intensidade muito alta, com atividades muito explosivas.

Assim, se você não se sente pronto para esse tipo de atividade, comece na academia e depois que estiver mais resistente, dê uma chance para o Crossfit se é o que deseja.

Por último, qual é o seu objetivo? Se for emagrecer, o Crossfit tem melhores opões de treino para isso. Se for ganhar massa muscular em locais específicos, talvez seja melhor a academia.

CrossFit x Academia – Chegou a Hora de Escolher!

Conclusão

Não há escolha certa quando se trata de Crossfit x Academia. Tudo depende das suas preferências, da sua resistência e do seu objetivo.

De qualquer maneira, se depois de ler esse artigo você continua com dúvidas, porque você não testa os dois?

Experimente fazer academia por um tempo, e se não se sentir satisfeito, procure ver como é o treinamento de Crossfit, ou vice e versa.

Veja os resultados e vê o que você prefere. Pode ser uma boa maneira de conhecer os dois treinos.

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