ALIMENTAÇÃO

Creatina Antes Ou Depois Do Treino? Descubra Quando Tomar

Creatina Antes Ou Depois Do Treino? Descubra Quando Tomar

A creatina é uma substância protéica que estimula a produção e desenvolvimento de massa muscular.

Por isso, ela é bastante utilizada por praticantes da musculação. Bem como, de algumas outras atividades físicas.

No intuito de aumentar a massa magra e favorecer a definição corporal, como também, para elevar e auxiliar, respectivamente:

  • Energia para as contrações musculares;
  • Auxiliar na recuperação das fibras musculares.

O problema está relacionado a sua ingestão, pois existem discordâncias de qual o melhor momento para tomar creatina.

Então, se você quer saber se o melhor é antes ou depois dos treinos, continue lendo. Pois, iremos abordar a fundo esse assunto!

 

Entenda Melhor A Substância Creatina

Entenda Melhor A Substância CreatinaA creatina além de uma substância, é considerada um aminoácido que tem como sua maior fonte de obtenção, as proteínas animais.

No entanto, ela também é naturalmente sintetizada dentro do organismo. Ou seja, através dos seguintes aminoácidos:

  • Arginina;
  • Metionina;
  • Glicina.

Desse modo, ela é armazenada nos músculos e fornece energia para contrações musculares através da produção ATP.

Muitos praticantes de musculação estimulam essa substância por meio de suplementação. Uma vez que, ela possui diversas funcionalidades que beneficiam os treinos.

Isso porque quando chega aos músculos ela se liga ao fosfato e, consequentemente, cria outra substância chamada fosfocreatina.

Logo, eles são acrescentados no processo de ADP que irá ser convertido em ATP. O que estimula contrações musculares mais rápidas.

Assim sendo, através dessa substância o corpo consegue uma elevação no fornecimento de energia que favorece:

  • Ganhos em resistência e força;
  • Aumento do estímulo para crescimento muscular;
  • Elevação do desempenho físico;
  • Preservação da massa muscular em idosos;
  • Recuperação pós-treino acelerada;
  • Produção de testosterona;
  • Fortalecimento ósseo;
  • Aumento na concentração e da percepção cerebral.
  • E outros benefícios.

Justamente por isso que muitos buscam a sua suplementação, o que aumenta em até 20% a quantidade de creatina no organismo.

Benefícios Da Creatina Para A Saúde e Estética

Benefícios Da Creatina Para A Saúde e EstéticaA seguir, irei mostrar um pouco melhor os benefícios dessa substância/aminoácido em nosso organismo!

1. Melhores Resultados No Crescimento Muscular:

Desse modo, a principal função da creatina para praticantes de atividades físicas é que ela estimula o crescimento muscular.

Ou seja, através das suas propriedades + práticas intensas. Pois, com isso o corpo acaba tendo maiores microlesões.

Desse modo, você ganha em termos de maior reconstrução e reparo das fibras musculares – ou seja, ganho muscular elevado.

Além disso, essa substância aumenta a produção do hormônio IGF-1. Logo, se obtêm também maiores ganhos em hipertrofia e hiperplasia.

2. A Creatina Estimula O Pump:

Se você nunca ouviu esse termo saiba que ele está diretamente ligado ao aumento no volume muscular.

Assim sendo, através da retenção de líquidos nos músculos. Uma característica estimulada pela creatina em níveis elevados – e saudáveis.

Porém, vale lembrar que esse aumento é um “falso volume”, pois, é água e não massa magra.

3. Elevação Do Desempenho Nos Treinos:

Por fim, outro benefício do consumo do estímulo e consumo de creatina é a melhora no desempenho.

Ou seja, um maior desempenho nas atividades físicas. Uma vez que, a força muscular é elevada em exercícios de:

  • Alta intensidade;
  • Curta duração.

 

Quando Tomar A Creatina, Antes Ou Depois Do Treino?

Quando Tomar A Creatina, Antes Ou Depois Do TreinoEntão, agora que você conhece melhor essa substância e os seus benefícios, iremos abordar a sua suplementação.

Apesar de existirem poucos estudos sobre a ingestão de creatina. Iremos falar um pouco sobre o ponto de vista científico.

Desse modo, existem alguns indícios de que o consumo pós-treino pode ser o mais ideal, porém, sem dados conclusivos.

Os únicos dados conclusivos apontam que, independentemente da “hora”, a ingestão antes ou depois resulta em:

  • 30% a mais de fortalecimento muscular;
  • 80% de aumento da massa magra.

Se comparados ao consumo de creatina na parte da manhã ou da noite. Assim sendo, sem ligação “direta” com os treinos de musculação.

  • Antes: acredita-se, por quem faz esse consumo, que no pré-treino a substância forma mais ATP. Logo, aumentando a energia e força muscular, o que eleva a ativação de fibras musculares e o uso de cargas durante os treinos.
  • Depois: aqui o “indício” é que o pico de insulina pós-treino acelera a capacidade de absorção desse aminoácido. O que beneficia sua ação, pois, esse tipo de composto precisa de glicose para ser absorvido pelas células.

Portanto, ao analisar as considerações existentes, podemos concluir que o consumo pós-treino supostamente é o melhor horário.

Devido a questão do pico de insulina que oferece maior absorção. Logo, você terá um ganho nutricional elevado para a reconstrução muscular.

Além disso, no pós-treino devemos consumir carboidratos, em conjunto isso melhorar sua entrada na circulação sanguínea.

 

Conclusão

ConclusãoVimos neste artigo, como funciona a absorção da creatina no organismo e qual o “horário” no qual ela é favorecida.

O que estimula os diversos benefícios mencionados no texto. Bem como, geram maiores resultados para praticantes de musculação e outras atividades físicas.

Desse modo, independentemente de qual horário você acredita ser melhor, você deve tomar em conjunto com:

  • Água;
  • Carboidratos;
  • Proteínas;
  • Aminoácidos.

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