Como Saber se Alcançamos a Qualidade de Vida Desejada

Com o passar dos dias, sempre acabamos nos preocupando com a qualidade de vida que nós queremos ter. Sempre ficamos a pensar se o que temos hoje não poderia ficar um pouquinho melhor para finalmente estarmos satisfeitos. Esse é um assunto bastante complicado, pois o ser humano, por natureza, é um adepto da filosofia de que sempre pode ficar melhor, seja isso em uma grande ou pequena escala. Há pessoas que são conformadas, pois possuem reclamações, mas não fazem nada para mudar, e aquelas que passam a vida toda correndo atrás de uma vida melhor. Resta saber se essa qualidade é mesmo tão difícil de alcançar ou se somos realmente insatisfeitos por convicção.

ESTABELEÇA UM OBJETIVO DESDE JÁ

Você quer ser alguém bem sucedido e com uma vida de qualidade e quer saber quando conseguirá ter essa qualidade? Então, estabeleça um limite, um ponto onde você perceberá que conseguiu o que queria quando passar por ele. Não há forma mais eficiente de medir a qualidade de vida desejada do que fazendo isso. Essa atitude evitará que você se perca nos processos da ganância e da ambição e te situará na posição onde você sempre soube que era o suficiente para a sua vida. Mas, para isso você terá que ser minucioso. Todos sabem que quem muito quer, também se arrisca muito a tudo perder se for incompetente. E se você não quer arriscar a sua qualidade de vida, não dê tanto espaço para a ganância e fique dentro dos seus objetivos.

QUANDO O BÁSICO É ALGO DISTANTE

Quando pensamos no básico para sobreviver nessa cidade, alguns podem dizer que apenas um colchão e um cobertor debaixo de uma ponte é necessário. Mas, ninguém quer somente isso, na verdade. Todos querem uma casa, com pelo menos uma cama para dormir, água encanada, uma geladeira e o mínimo de alimentos para a sua sobrevivência e um punhado de roupas para se vestir. Dinheiro para o transporte público também não é necessário. E, na verdade, novamente, não é isso o que as pessoas querem também. Elas querem mais, sempre querem mais. Não adianta. Então, quando você percebe que a sua situação atual está bem distante do básico, sem dificuldade alguma, sem contas atrasadas, algo garantido durante um bom tempo, significa que a qualidade da sua vida anda bastante boa. Sem dúvidas.

O QUE É TER UMA VIDA BOA?

Se você conseguir responder a essa pergunta, possivelmente irá poder encarar o dilema de viver uma vida boa ou não. Na verdade, quando o questionamento sobre a sua qualidade de vida aparece na sua mente, é sinal de que possivelmente sua rotina já é bem mais confortável do que as demais. Mas, vamos tentar responder essa pergunta. O que é ter uma vida boa para você? É andar de carro com ar condicionado num dia de calor ou ter um possante luxuoso na sua garagem? É construir uma piscina no quintal de casa ou ter TV a cabo para ver um conteúdo exclusivo em HD? É viajar para o Havaí no verão ou ir à Suíça no inverno?

Para muitas pessoas ter uma vida de boa qualidade significa não ter que passar pelos problemas rotineiros do dia a dia, como pegar ônibus, sofrer com o calor dentro de casa e tomar um banho quentinho quando estiver frio. E para você, o que significa ter uma boa qualidade de vida?

Share This