Como Desenvolver Músculos Da Maneira Certa

Desenvolver Músculos

Quer desenvolver músculos e construir um corpo definido?

Muitas pessoas correm atrás da musculação. E todas as pessoas que treinam há muito tempo, ou são iniciantes, sabem a dificuldade que é para ganharmos massa muscular, ou seja, desenvolver os nossos músculos. Fazer eles aparecerem. Algumas pessoas têm facilidade em desenvolver alguns músculos, e dificuldade em outros. E isso é uma coisa completamente comum, que pode acontecer com qualquer pessoa em qualquer situação. 

Muitas vezes, por mais que o treino tenha sido pensado por um profissional qualificado, visando o crescimento equilibrado de todos os músculos, os estímulos para determinados grupos musculares são mais eficazes do que para outros. Mas desenvolver os músculos não é tão difícil quanto você pensa. E porque existem pessoas que passam anos malhando, se matam em academias e não conseguem evoluir? Porque eles treinaram errado a vida toda. Aí você me pergunta se realmente há maneiras de malhar errado. Sim. Se você acha que malhar é só chegar na academia e começar a levantar peso, você está tremendamente enganado. E com este pensamento você nunca irá evoluir.

Se você quer descobrir como está malhando errado, e quer começar a fazer o certo para ver evolução nos seus músculos, você está lendo o artigo certo. Agora é só acompanhar.


Desenvolver Músculos

Treinando Da Maneira Correta

Como dito anteriormente, por mais que exista dificuldade em desenvolver certos músculos do nosso corpo, há uma maneira de você treinar seus músculos, fazendo eles evoluírem rapidamente. Primeiro, você precisa entender que levantar mais cargas não é sinônimo de ganhar músculos. Há pessoas que acham que quanto mais peso ela levantar, mais evolução na musculatura ela ganhará. Ok. Agora uma suposição:

Pense em uma pessoa que malha há 30 anos, vamos supor que toda semana essa pessoa aumente apenas 1kg de cada lado do agachamento. Cada ano tem mais de 50 semanas x 30 anos. Moral da história: Se para evoluir, essa pessoa precisasse aumentar a carga sempre, hoje ela estaria levantando mais de 1500kg de cada lado do supino. Uma coisa que é meio impossível, não é?

Para ter uma boa evolução nos seus músculos, você não precisa somente aumentar a carga, você precisa treinar da forma correta. Primeiro, você precisa entender que na musculação o nosso objetivo é destruir as fibras musculares. Quanto mais fibras musculares você destruir durante o treino, mais resultados positivos você terá. 

Pois durante o descanso, seu corpo irá não só reparar as fibras que foram destruídas, como super compensar, ou seja, ela vai criar mais tecido muscular, para que da próxima vez você aguente o estímulo a que foi submetido na última sessão de treinamento. E é aí que ocorre o crescimento muscular, e como consequência, a queima de gordura. 

O primeiro passo para você entender isso, você precisa compreender que existem 2 fases na execução de cada exercício. A concêntrica e a excêntrica. A fase concêntrica é a fase de contração do músculo, momento no qual o peso é levantado ou puxado. E na fase excêntrica, ocorre justamente o contrário. Esse é o momento em que “baixamos” o peso. 

Saber disto é muito importante, pois existem vários estudos científicos que já comprovaram que a fase excêntrica, onde baixamos o peso, é a mais lesiva ao tecido muscular, que é o grande objetivo do nosso treino de musculação.Ou seja, a fase excêntrica é a mais importante e que exige mais foco no nosso treinamento. Isso significa que se nós aumentarmos os estímulos na fase excêntrica do movimento, conseguimos gerar o maior estresse mecânico possível do músculo, gerando mais hipertrofia muscular. 

Com base em tudo o que foi dito, darei algumas dicas para você seguir no seu próximo treino:

1 – Não faça musculação todos os dias da semana, 3 vezes já está de bom tamanho. Pois quando seu objetivo é ganhar massa muscular e força, treinar todos os dias não é produtivo. Seus músculos precisam de uma chance para se recuperar entre uma sessão e outra. Por isso o período de descanso é de suma importância, pois é durante o descanso que as fibras musculares se regeneram e se tornam mais fortes, trazendo nossa transformação estética. 

2 – Faça com que suas sessões de treino sejam curtas. Não existe necessidade de treinar horas a fio – na verdade, se treinar por muito tempo, você corre o risco de machucar seus músculos, o que pode lhe forçar a descansar por mais tempo. Suas sessões de treino devem durar de 30 minutos a uma hora.

3 – Treine diferentes tipos de músculos em dias diferentes. Em vez de malhar todo o seu corpo durante cada sessão, é uma boa ideia dividir os grupos de músculo para que as partes de seu corpo possam ter tempo para descansar enquanto as outras estão trabalhando. Crie um roteiro de treinamento e prenda-se a ele, para que você acidentalmente não treine demais certo grupo de músculos.

4 – Treine até a fadiga. Estudiosos do corpo descobriram que treinos curtos, de sessões intensas, levam mais facilmente ao aumento de massa e força, ao invés de sessões mais longas e fáceis. “Treinar até a fadiga” significa fazer um exercício até que você não consiga repeti-lo mais nenhuma vez. O exercício só será efetivo se você conseguir realizá-lo com relativa tranquilidade até chegar ao ponto da exaustão.
Para achar o treino certo até a fadiga, escolha um peso que você possa usar de 6 a 8 repetições, até que o seu músculo desista. Se puder fazer 10 repetições sem ficar suado ou muito fatigado, você precisa acrescentar peso. Se não conseguir fazer nem uma ou duas repetições, você precisa reduzir o peso.

5 – Use o treinamento adequado. Outro aspecto essencial do ganho de força e músculo é usar o método certo. Se não usar, você corre o risco de danificar seus músculos, e também não irá treinar efetivamente como deveria. Mantenha esses fatores em mente durante as sessões de treino:
Comece cada repetição com seus braços e pernas completamente estendidos. Isso faz com que seja mais difícil levantar os pesos, ao invés de começar a levantá-los com seus cotovelos ou joelhos flexionados. Levante-os com movimentos controlados e pausados. Baixe-os para a posição inicial lentamente ao invés de deixá-los cair.

6 – Varie os exercícios e as sessões. Se você faz sempre os mesmos exercícios, com os mesmos movimentos, vai ser difícil desenvolver seus músculos. Os músculos precisam ser estimulados para “aparecerem”, se não variar os movimentos, seu treino pode estagnar e não verás mais evolução. Por isso, a cada dia mude sua ordem de aparelhos, mude os movimentos, e varie seu treino pelo menos a cada 8 semanas com a ajuda de um profissional de sua academia. 

Com todas essas dicas que te entregamos de bandeja, é impossível você não conseguir desenvolver seus músculos. Agora só depende de você, se realmente quer mudar seu corpo, coloque esses métodos em prática e comece imediatamente a treinar da forma correra. Com esta ajuda, você conseguirá evoluir no seu treino, e verá uma grande diferença esteticamente. 

 

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