Como Acelerar seu Metabolismo

 

Acelerar o metabolismo é a coisa certa a ser feita se você estiver querendo emagrecer. E para isso é importante conhecer a forma com a qual o seu corpo funciona, certo? Bem, para entender isto, vamos usar algumas metáforas. Digamos que você tenha um robô e para ele fazer determinada ação, alguns mecanismos devem se ajustar dentro dele para que tal ação seja reproduzida. Se você quer fazê-lo andar, todo um sistema com códigos correspondentes será ativado e enviado a placa central comunicando que o robô deverá realizar certa tarefa. Com o nosso corpo acontece quase a mesma coisa. Quando queremos fazer algo, alguns comandos são enviados do nosso cérebro às partes correspondentes e assim tomamos uma atitude. Esses comandos podem ter sido gerados através de várias partes, mas isso não é importante agora.

O fato é que você deve saber que no seu corpo existe um mecanismo para tudo. E para a nossa manutenção de energia, existe o sistema chamado de metabolismo, sendo a alimentação associada a este sistema. No metabolismo temos a taxa metabólica basal, que é a quantidade mínima de energia que nós precisamos ter em nosso corpo para permanecermos em repouso. E, como vocês sabem, toda a energia do nosso corpo, normalmente, vem através da alimentação. São coisas associadas. Essa taxa é influenciada pelo sexo, pela hereditariedade, pela idade, pelo peso e pela tireoide. E é nela que nós devemos trabalhar.

 

A IMPORTÂNCIA DA TAXA METABÓLICA BASAL

Vamos seguir a lógica aqui: se a taxa metabólica basal do seu corpo aumenta, logo, o consumo de calorias no seu corpo também aumenta, o que faz com que você gaste mais calorias em repouso, sem fazer nada, e assim as calorias estocadas podem ser usadas. A consequência disto é óbvia: o emagrecimento. Por isso que tantas pessoas falam em acelerar o metabolismo, pois isso faz com que você gaste mais calorias, fazendo menos atividades. Logo, se você faz as atividades de sempre, você vai perder mais gorduras de forma tranquila. Lembrando que as gorduras, as proteínas e os carboidratos são todos fontes de energia para o nosso corpo, que são convertidos no nosso organismo e usados para nos deixar firmes e fortes. E sabendo disto você pode entender o que deve ser feito para aumentar a sua taxa metabólica basal.

O primeiro passo é se alimentar mais de termogênicos, não em excesso, pois isso pode ser danoso. Mas, comer pimentas vermelhas, tomar no mínimo oito copos de água gelada por dia, acrescentar canela a algumas receitas, tomar chá verde, chá de hibisco, passar a comer mais salmão e mais atum, entre outros tipos de alimentos, podem deixar a sua taxa bem mais acelerada.

Fazer exercícios físicos é regra. Musculação é o mais indicado, pois faz com que haja mais massa magra no seu corpo, ajudando a eliminar as gorduras de forma natural, sem que você precise fazer nada. Resultado de um metabolismo bem acelerado. Dar aquela corrida habitual de meia hora, no que indicamos que seja uma corrida intervalada, para dar mais resultado, também pode ajudar bastante na aceleração do metabolismo. Uma boa dica é você fazer abdominais sempre que estiver assistindo televisão e chegam os comerciais. Boa forma de passar o tempo.

As dicas finais e básicas são as seguintes: nunca coma demais, ficar com aquela sensação de corpo inflado não é nada legal e coerente com os seus objetivos. Sempre coma pouco e frequentemente, isso vai ser bem mais eficiente para o que você deseja. E acorde mais cedo e durma mais cedo. Dormir tarde faz você perder boa parte do dia seguinte e te deixa indisposto, sem ânimo e com o metabolismo bem lento. Dormir bem, nem pouco demais e nem muito, pode te ajudar a acelerar o metabolismo também.

No mais, é isso. Fazendo essas atividades você irá passar a ter uma vida diferente, você vai sentir. Mas nunca se esqueça de se consultar com um nutricionista em caso de mudanças drásticas em sua rotina.

Share This