Uma dúvida comum para quem começa a praticar exercícios físicos, é sobre o que comer antes e depois do treino para contribuir com os resultados. Saber o que comer antes, durante e depois do treino ajuda a ganhar mais músculos e emagrecer, pois os alimentos certos antes do treino ajudam o organismo a ter a energia necessária para gastar durante o treino e os alimentos a ingerir após o treino garantem o ganho de massa muscular.
A alimentação antes do treino é importante, pois o organismo necessita de energia para desempenhar bem a atividade física, e também evita a fadiga precoce e a queda do nível de açúcar no sangue (hipoglicemia).
Já a alimentação depois do treino é o momento de restabelecer as reservas de energia e fornecer nutrientes para recuperação da musculatura. É fundamental para melhorar o rendimento e a performance.
Para que o organismo tenha energia e ao mesmo tempo queime calorias, é necessária uma alimentação equilibrada antes e depois do exercício físico. Mas não é qualquer alimento, deve-se priorizar alguns e dispensar outros, para que o corpo tenha o seu melhor rendimento.
A má alimentação, portanto, provoca uma degradação proteica, já que o corpo precisa utilizar os aminoácidos presentes nos músculos como fonte energética, impedindo-os de crescerem.
Nem é preciso dizer que este é um processo que deve ser evitado, pois compromete os resultados de todo o esforço.
Alimentação Pré-Treino
Os alimentos mais indicados para consumir no pré-treino são aqueles ricos em carboidrato (ou seja, energia!), como pão de forma integral, massas, cereais e raízes (batata, batata-doce, mandioca). Estes alimentos podem ser combinados com uma fonte de proteína, como ovos, frango, peixe, atum e laticínios.
Além disso, para todos os tipos de treinos, seja aeróbico com objetivo de redução de peso ou musculação com objetivo de hipertrofia, o carboidrato servirá como principal combustível para o músculo durante a atividade física, evitando também que apareçam sintomas de hipoglicemia e de mal-estar.
A proteína também é importante antes da atividade física pois tem a finalidade de fornecer aminoácidos para a recuperação muscular logo que o treinamento acabe.
Algumas boas opções de pré-treino são torradas, pães e massas integrais, ovos, banana com aveia, mamão com granola e salada de frutas.
Evite fibras, gorduras em excesso antes do treino. E sempre beba bastante água. É muito importante começar os exercícios bem hidratado.
Alimentação Pós-Treino
Após o treino, é importante focar na recuperação muscular. Para que isso aconteça, os nutricionistas indicam o consumo de alimentos ricos em proteína, como frango, peixe, muçarela de búfala, iogurte desnatado, quinoa real e batata-doce, por exemplo.
O consumo de carboidratos simples (sucos, frutas ou vegetais) depois dos exercícios também é importantes, pois provocará a elevação da insulina, hormônio anabólico diretamente ligado ao aumento da massa muscular.
Oleaginosas em geral (castanhas, nozes, macadâmia), ovos, peixes (salmão, cavalinha, sardinha), linhaça dourada, azeite extra virgem e gergelim também são ótimas opções para o pós-treino.
É importante alimentar-se logo depois do treino, promove a recuperação e evita o catabolismo muscular. Além disso, favorece uma modulação hormonal para a hipertrofia, se esse for o objetivo do treino. As demais refeições, de três em três horas no dia, também devem ser respeitadas.
O ideal é se alimentar de trinta minutos e duas horas após o fim da atividade. Neste período, os nutrientes dos alimentos contribuem para a recuperação muscular.
Ganhar massa magra ou emagrecer?
Apesar de cada indivíduo ter um objetivo com a atividade física – emagrecer ou ganhar massa magra – o que diferencia na hora de se alimentar não são os tipos de alimentos, mas sim a quantidade consumida.
Quem quer emagrecer deve consumir menos calorias em relação às necessidades diárias, já quem quer ganhar massa muscular deve consumir mais calorias que o necessário, com atenção especial para alguns nutrientes, como as proteínas.
Para uma adequação da alimentação aos objetivos dos exercícios, o ideal é consultar um nutricionista que indique uma dieta personalizada.
Lembrando que a água é importante qualquer horário do dia, portanto mantenha-se hidratado.
Uso de suplementos
O uso de suplementos nutricionais deve ser utilizado após análise adequada do treino e das recomendações alimentares diárias. A utilização sem recomendação pode trazer prejuízos à saúde e influenciar os resultados relacionados ao peso.
Um profissional nutricionista deve sempre ser consultado antes do uso de suplementos. Não há dúvidas dos benefícios para saúde que atividade física traz. Aliada à boa nutrição o ganho é enorme. Procure também um profissional da área da musculação para te ajudar a ganhar massa magra e conquistar o corpo que você deseja. Peso normal, coração forte e longevidade garantida.
Alie o suplemento vitamínico Trembodrol, com o seu treino para conseguir ganhar mais massa muscular.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.