HIPERTROFIA

Dicas Para Evitar O Catabolismo Muscular - Veja Agora Mesmo!

Dicas Para Evitar O Catabolismo Muscular - Veja Agora Mesmo!

Muitas das pessoas que estão buscando o ganho de massa magra já ouviram falar sobre catabolismo muscular.

Esse problema é muito comum quando deixamos de nos alimentar por um tempo ou ingerimos alimentos inadequados.

Assim, sabemos que esse processo atua atrapalhando o ganho de músculos. Mas, afinal, como isso funciona? Quais são as consequências para o nosso corpo?

Nesse artigo, te contaremos um pouco mais sobre o assunto, além de dicas incríveis para evitar esse problema e ter mais nada atrapalhando o seu ganho de massa muscular.

Se você quer aprender um pouco mais sobre o tema, continue lendo!

 

O Que É Catabolismo Muscular?

Catabolismo-Muscular

Nosso corpo é composto de diversas reações químicas, fisiológicas, que regulam o funcionamento do próprio organismo.

A esse mecanismo, portanto, damos o nome de metabolismo, que é justamente o conjunto das transformações sofridas pelas substâncias que constituem um organismo vivo.

Sendo assim, o metabolismo é composto basicamente por dois componentes:

  • Anabolismo: síntese de moléculas complexas a partir de moléculas mais simples;
  • Catabolismo: degradação de moléculas complexas em moléculas mais simples (liberação de energia).

Esses dois processos são fundamentais para o corpo humano e atuam em conjunto. Sendo o catabolismo, por exemplo, essencial para o fornecimento da energia necessária para a manutenção de todas as reações que ocorrem no organismo.

No entanto, por se tratar de quebra de moléculas complexas, uma pessoa que esteja interessada em ganhar massa muscular, deve procurar reduzir ao máximo a taxa de catabolismo.

Isso porque, quando ocorre o catabolismo muscular, o corpo degrada massa muscular para gerar energia. Ou seja, é como se você estivesse perdendo músculo para manter o resto do seu corpo.

Quando acontece o catabolismo muscular?

O catabolismo muscular ocorre o tempo inteiro em nossos corpos, em taxas consideradas naturais.

Porém, ele pode ser intensificado em algumas situações como, por exemplo:

  • Ficar muito tempo sem comer;
  • Não descansar por tempo suficiente;
  • Se alimentar de maneira incorreta.

Ou seja, o catabolismo descontrolado ocorre principalmente quando as fontes habituais de energia estão comprometidas. E, por conta disso, o organismo começa a utilizar os músculos para tal propósito.

 

Catabolismo Muscular: Quais Os Malefícios?

Catabolismo-Muscular

Como vimos, o catabolismo é quando o corpo passa a degradar os músculos para gerar energia para manter as suas funções básicas.

Esse processo ocorre e se intensifica quando não estamos nos alimentando ou alimentando de forma incorreta e até mesmo devido a hábitos de vida desregulados e prejudiciais.

Por isso, é importante ter em mente que, apesar de o catabolismo fazer parte do funcionamento natural do corpo, quando desregulado esse processo pode gerar diversos malefícios.

O principal malefício é o de perda de massa muscular. Isso porque, como já dissemos, o corpo passa a degradar células musculares a fim de obter energia.

Porém, esse cenário é completamente o oposto de quem deseja ganhar massa muscular.

Ou seja, quando o catabolismo muscular está descontrolado, torna-se muito mais difícil atuar contra seu corpo e fazer com que ele se molde e o obtenha um maior volume muscular.

Além da quebra excessiva de tecido muscular, que pode ser um processo difícil de ser revertido, o catabolismo gera malefícios em outros aspectos.

Por exemplo, quando ele ocorre em excesso, pode ser que ocorre uma desregulação hormonal.

Uma vez que os hormônios estão intimamente ligados ao funcionamento do corpo e, também, com o crescimento de massa magra, a desregulação pode gerar outra dificuldade para a obtenção de músculos maiores.

Ou seja, o catabolismo é capaz de prejudicar a hipertrofia por diversas frentes.

Sendo assim, é de extrema importância manter uma balança entre anabolismo e catabolismo para que o corpo funcione de maneira adequada.

Como Evitar O Catabolismo Muscular?

Catabolismo-Muscular

O principal ponto que devemos ter em mente é de que os processos em nossos corpos devem funcionar em equilíbrio, tal qual uma balança.

Ou seja, é de extrema importância entender que anabolismo e catabolismo andam juntos e ambos são fundamentais para o corpo.

Sendo assim, para manter essa balança equilibrada, você precisa atuar através de duas estratégias:

  • Diminuir taxas catabólicas;
  • Aumentar taxas anabólicas.

Assim, será possível manter ambos processos metabólicos em equilíbrio e poder tem uma situação favorável para a hipertrofia.

Abaixo iremos te contar algumas maneiras de evitar o catabolismo muscular.

1. Se alimente de maneira adequada:

Como já mencionamos, a alimentação tem tudo a ver com os processos metabólicos. É através dela, portanto, que fornecemos as moléculas que serão utilizadas tanto na síntese quanto na degradação.

Portanto, ficar sem comer muito tempo ou comer de maneira incorreta e os alimentos incorretos, é a principal maneira de gerar catabolismo muscular.

Por isso, é fundamental buscar por bons pré e pós treino. De modo a repor a quantidade de proteínas e carboidratos que o corpo necessita.

Sendo assim, durante o catabolismo, outras moléculas serão degradadas e, não, o tecido muscular.

2. Ingestão de bebida alcoólica vs. catabolismo muscular:

Bebidas alcoólicas atrapalham a absorção de nutrientes em nossos organismos. Ou seja, afetam o processo natural de catabolismo.

É estimado que a absorção de proteínas diminua consideravelmente. Sendo assim, a síntese muscular é diminuída e o acúmulo de gordura aumenta.

Além disso, quando ingerimos álcool, o corpo trabalha no sentido de eliminá-lo, deslocando energia para esse processo. Esse fato acaba interrompendo o processo de hipertrofia.

3. Mantenha o sono regulado:

Dormir pouco ou não dormir é um dos principais causadores do catabolismo muscular.

Seja pela falta de tempo de repouso muscular, bem como pela liberação de hormônios que atuam na contramão da hipertrofia.

Ou seja, procure dormir ao menos 8 horas por noite e assegure-se de que o seu sono seja de qualidade.

4. Não treine em excesso:

Pode parecer contraditório, afinal, uma pessoa que deseja muito aumentar o volume dos músculos deveria treinar muito tempo para isso.

Porém, na prática, não é o que acontece. Nosso corpo necessita de um tempo de descanso para sintetizar proteínas e constituir o tecido muscular.

Do contrário, o corpo entenderá que os músculos são fontes ótimas de energia.

Por isso, se treinos muito longos e exaustivos forem praticados, o catabolismo muscular começará a ocorrer.

 

Conclusão

Catabolismo-Muscular

Em resumo, nesse artigo vimos que o catabolismo muscular faz parte do metabolismo natural do corpo, mas que pode ser evitado ou reduzido.

Além de dificultar o processo de ganho de massa muscular, o catabolismo pode gerar outros malefícios ao corpo.

Por isso, procuramos evita-lo ao manter a balança metabólica balanceada.

Umas das melhores formas, portanto, de evitar esse processo seria através de:

  • Alimentação correta;
  • Não ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Horas de sono suficientes;
  • Treinos adequados.

Agora que você já sabe como evitar o catabolismo muscular, conta pra gente como tem sido o seu treino de hipertrofia! Deixe seu comentário!

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