Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

ALIMENTAÇÃO

Por Que Carboidratos São Importantes? Devo Inclui-los Na Dieta?

Por Que Carboidratos São Importantes? Devo Inclui-los Na Dieta?

Tenho certeza que você já leu em vários lugares que carboidratos devem ser cortados da sua dieta, mas isso não é verdade. É preciso saber por que carboidratos são importantes.

Tudo na nossa vida é uma questão de equilíbrio. Os carboidratos são nutrientes necessários ao nosso corpo.

Por isso, cortá-los não deveria ser uma opção. Pois, assim não há equilíbrio e faltará alguma coisa para o nosso organismo.

Ao contrário do que muitas pessoas pensamos carboidratos podem até auxiliar na sua dieta e, principalmente, no seu ganho de massa magra.

Portanto, continue lendo esse artigo para entender por que carboidratos são importantes e como devemos consumi-los.

 

Por Que Carboidratos São Importantes?  

carboidratos-sao-importantesVocê vê em muitos lugares o carboidrato como o vilão da dieta. Como o responsável por você não conseguir emagrecer e que deve ser banido de uma vez por todas da sua alimentação.

Mas, não é bem assim. Primeiro que os carboidratos são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Portanto, toda dieta que inclua o corte drástico desse nutriente deve ser repensada. Pois, alimentos ricos em carboidratos devem estar no cardápio até de quem deseja emagrecer, por ajudar no ganho de massa magra.

Afinal, se você deseja emagrecer e definir o seu corpo, muito provavelmente você irá fazer exercícios físicos também, certo?

 E onde você consegue a energia necessária para fazer atividade física? Nos carboidratos. A fonte de energia é o principal motivo por que carboidratos são importantes.

É a nossa principal fonte de energia e nos dá a disposição necessária para fazer desde as atividades cotidianas até os exercícios na academia.

Ao reduzi-lo de nossa dieta, podemos ficar fracos e sem disposição. A falta de energia faz com que, ao fazermos exercícios físicos, o nosso corpo obtenha energia do músculo.

Assim, ao invés de queimar gordura e definir o seu corpo, você estará enfraquecendo a sua massa muscular e atingindo a fatiga mais rapidamente.

Então, o consumo de carboidrato é fundamental para quem deseja definir o corpo e ganhar massa muscular.

É importante entender que o que engorda não é o carboidrato e sim o excesso dele. Assim como todo excesso, faz mal ao nosso corpo.

Pois, o carboidrato quando entra no nosso organismo vira açúcar na nossa corrente sanguínea, sendo um combustível para o nosso corpo.

Portanto, se não gastamos toda essa energia, fica um excesso de glicose em nossas células, que são as gorduras.

Benefícios e por que carboidratos são importantes?

Um dos principais benefícios do carboidrato é a sensação que temos depois da sua ingestão.

Pois, o carboidrato mexe com a serotonina, liberando uma sensação de bem-estar e prazer em nosso corpo.

Por isso, alimentos ricos em carboidratos são capazes não só de nos dar energia, mas de melhorar o nosso humor nos motivando a seguir o nosso dia.

Além disso, dá uma sensação de saciedade, reduzindo assim a quantidade de comida que ingerimos.

Como já foi falado anteriormente, o ganho de massa magra é um dos motivos por que os carboidratos são importantes.

Afinal, sem energia, podemos entrar em catabolismo muscular. Pois há a degradação da proteína do corpo para conseguirmos energia.

Como consequência tem a diminuição da massa muscular. Portanto, ingerir carboidrato auxilia no ganho e na manutenção da nossa massa magra.

Ainda, o carboidrato auxilia no equilíbrio do nosso corpo, regulando hormônios, como do estresse, tireoide e testosterona, e até mesmo o nosso sono.

 

Por Que Carboidratos São Importantes E Melhores Opções

carboidratos-sao-importantesAgora já sabemos por que carboidratos são importantes. Mas então, quais são os melhores carboidratos para consumirmos sem engordar?

Primeiro que, ao consumir carboidratos sem excesso, você já está no caminho certo. Mas, existem alguns que podem auxiliar na sua dieta, como por exemplo:

  • Frutas;
  • Tubérculos;
  • E grãos integrais.

Essas são as principais fontes de carboidratos para quem está de dieta e pretende perder peso e ganhar massa magra.

Esses carboidratos são chamados de complexos. São dois tipos de carboidratos que existem, os simples e os complexos.

Os simples geram um pico de energia e em pouco tempo você já está com fome, são, em geral, os doces, pães, farinha branca e etc.

Se você deseja consumir um desses alimentos, a melhor maneira de você fazer isso é combinando o com uma fonte de fibra. Assim, você estará satisfeito por mais tempo.

Já os complexos possuem um nível glicêmico muito baixo, demorando mais para serem digeridos, gerando uma maior sensação de saciedade. São os alimentos integrais por exemplo.

Para você que está de dieta, é importante balancear tudo que você ingere. Por isso, você deve adicionar os carboidratos complexos no seu dia a dia.

Vamos listar alguns dos melhores carboidratos para quem deseja ganhar massa magra.

1. Quinoa:

É uma semente rica em carboidrato, proteína e fibra. Por isso, favorece a perda de peso. Ainda, auxilia no controle de açúcar no sangue.

Além disso, é rica em minerais e não possui glúten.

2. Grão de bico:

Esse alimento possui um quarto de carboidrato e é rico em fibra. É uma excelente alternativa para quem está de dieta, sendo rico em proteína vegetal e muitos nutrientes e vitaminas.

3. Batata doce:

É um dos tubérculos, sendo assim, é rica em carboidrato. Sendo uma excelente fonte de fibra, ainda é rica em potássio, vitaminas e proteínas.

4. Aveia:

Mais da metade da composição da aveia é de carboidrato. Mas, a maior parte desses carboidratos são fibras que auxiliam muito o emagrecimento, sendo também fonte de proteína.

 

Conclusão

carboidratos-sao-importantesPortanto, agora você já sabe por que carboidratos são importantes e como devemos adicioná-los na nossa dieta.

O problema não está em ingerir carboidrato e sim na quantidade que ingerimos e qual tipo de carboidrato.

Os carboidratos complexos são os principais para nos dar energia sem haver o ganho de peso, auxiliando também no ganho de massa magra.

Além disso, colocar carboidratos na nossa dieta é fundamental para que tenhamos energia para fazer as nossas atividades cotidianas.

Então, se esse artigo lhe tirou dúvidas e esclareceu por que carboidratos são importantes, compartilhe também com os seus amigos.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *