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HIPERTROFIA

Calistenia: Saiba Como Treinar Em Casa Apenas Usando O Peso Do Corpo

Calistenia: Saiba Como Treinar Em Casa Apenas Usando O Peso Do Corpo

Você está com dificuldade de se exercitar e manter a sua rotina de treino dentro de casa? A calistenia pode ser a resposta para o seu problema.

Pois, com esse treino você não precisa de aparelhos, halteres ou nenhum outro material de academia.

Tudo que você precisa é do seu corpo. E, sabemos o quão importante é se manter ativo nesse momento, certo?

Por isso, continue lendo esse artigo para saber como realizar esse treino e quais são os melhores exercícios.

 

Porque usar a calistenia durante a quarentena?

calisteniaCom a quarentena, tivemos que buscar novas maneiras de nos mantermos ativos e nos exercitarmos.

Apesar de ser desmotivador malhar em casa, é muito importante que você não pare nesse momento.

Afinal, você não quer perder todo o resultado que você conseguiu até aqui, certo? Além disso, existem excelentes exercícios para ganhar massa muscular em casa.

Ainda, é muito importante para você, mesmo que fosse sedentário antes, começar a se exercitar agora.

Pois, isso melhora o seu sistema imunológico e melhora a sua saúde, reduzindo os riscos de doenças.

Então, que exercícios você pode fazer para manter o seu ganho de massa muscular durante a quarentena? A calistenia.

O que é calistenia?

A calistenia é um tipo de treinamento que você usa apenas o seu peso corporal. Portanto, você utiliza o peso do próprio corpo para o ganho de massa muscular.

Você não precisa de nada além disso, sem halteres, barras, anilhas ou outros aparelhos. Com esses exercícios você consegue eliminar gordura corporal enquanto define os seus músculos, sendo possível atingir a hipertrofia muscular.

Além disso, por ser um exercício que exige concentração e equilíbrio, afinal, é só você e o seu corpo, você acaba melhorando a sua consciência corporal.

Ainda, você verá como resultado um aumento da sua força e da sua flexibilidade, assim como a sua resistência. 

Assim, além da definição muscular, você sentirá mais facilidade para realizar atividades do seu dia a dia, uma vez que você fortalece todo o seu corpo com exercícios similares a movimentos cotidianos.

Dessa maneira, esses exercícios irão melhorar também a sua postura e a sua resistência cardiorrespiratória.

 

Como usar a calistenia para treinar durante a quarentena?

calisteniaPara ter todos esses benefícios, você pode fazer a calistenia, no mínimo, 3 ou 4 vezes na semana.

Além disso, qualquer um pode realizar esse tipo de exercício, apesar de muitas pessoas pensarem o contrário.

Muitas pessoas conhecem apenas os exercícios mais complexos desse treinamento, e acham assim que não conseguem.

Mas, é um treinamento progressivo. Ou seja, você começa de onde puder e conseguir, e irá melhorando com o tempo.

Passando assim para exercícios mais completos e complexos, que trarão melhores e maiores resultados.

Portanto, separamos aqui os melhores exercícios de calistenia para você começar a se exercitar em casa.

1. Flexão de braços:

Um dos exercícios mais simples e conhecidos, mas ainda assim, muitas pessoas tem dificuldades.

Esse exercício irá treinar o seu peito, ombro, abdômen e tríceps. Tudo que você precisa fazer é apoiar as suas mãos no chão, afastadas pela largura dos seus ombros.

Então, coloque as penas para trás, e apoie apenas o seu pé no chão. Portanto, você estará fazendo uma linha reta do seu calcanhar até a cabeça.

Agora, você precisa apenas contrair o abdômen e flexionar o braço, levando o peito próximo ao chão e repetir o movimento.

Faça de 10 a 12 repetições, até onde você conseguir.

2. Agachamento:

Esse é outro exercício simples, porém visa ativar os músculos inferiores, como a coxa, glúteos e panturrilhas.

Para isso, você deve ficar em pé e afastar as penas mais ou menos na largura dos ombros.

Então, você deve contrair o seu abdômen e flexionar os joelhos. Na descida, você deve levar o quadril para trás e agachar até as suas coxas estarem paralelas ao chão.

Depois, estenda as suas pernas novamente, e volte a posição de início. Faça de 10 a 12 repetições.

3. Prancha:

Esse exercício é similar à flexão, porém você não fará o movimento. Ao invés de apoiar as mãos no chão, você deve apoiar os antebraços, enquanto a parte de baixo está apoiada apenas pela ponta dos pés.

Então, você deve ficar parado nessa posição com o abdômen contraído por, no mínimo 30 segundos. Esse exercício além de trabalhar o abdômen, trabalha o lombar e o quadril.

Além disso, você pode fazer a versão vertical desse exercício. Para isso, deve apoiar apenas um dos antebraços e pés no chão, e se manter virado com a lateral do corpo para baixo.

4. Abdominal:

A abdominal é conhecida por todo mundo. Pois, é um excelente exercício para queimar aquela gordura localizada da barriga.

A maneira tradicional de se realizar o exercício é deitando no chão, dobrando as penas e levando a mão a cabeça.

Então, levante o seu tronco, e faça essa repetição por, pelo menos 15 vezes. Lembrando que você deve levantar o tronco, forçando o abdômen, e não o pescoço.

Mas, esse exercício possui variações. Você pode fazer alternando os lados, com as pernas levantadas, entre outras maneiras.

5. Burpee:

Por último, escolhi um exercício mais complexo para quem já está mais experiente. Para esse exercício, você deverá estar em pé, com as pernas afastadas e os braços para baixo.

Então, irá flexionar os joelhos e levar as mãos ao chão. Nesse momento, jogue as pernas e as estenda para trás, e faça uma flexão de braços.

Portanto, agora você irá voltar para a posição de agachamento, estender as pernas e dar um salto. Assim que voltar ao chão, irá começar tudo de novo.

Conclusão

calisteniaPortanto, agora você já sabe tudo que deveria saber sobre calistenia para treinar em casa durante a quarentena.

Todos esses exercícios indicados são progressivos e podem ser mudados e adaptados para uma maior dificuldade se você desejar.

Por isso, vá se testando e vendo o que consegue fazer, logo você verá os resultados e se sentirá bem e com maior disposição.

Então, esse artigo foi útil para você? Compartilhe com os seus amigos que querem treinar em casa nesse momento.

 

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