Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

TREINOS

Saiba Tudo Sobre A Biomecânica Nos Treinos De Membros Superiores

Saiba Tudo Sobre A Biomecânica Nos Treinos De Membros Superiores

A biomecânica nos treinos é uma técnica muito importante na hora da movimentação correta do seu corpo.

E é ela que confere isso. É extremamente importante na hora do treino, saber qual movimento deverá ser executado e qual será a maneira de executá-lo também.

Ao fazer os pontos certos de um treinamento, você deverá atingir o objetivo dele. Pois quando você entende qual movimento seu corpo produz e como ele interfere nos seus músculos, você é capaz de obter um treino muito mais eficiente.

Gostaria de saber mais dessa mecânica e como ela funciona? Então é só continuar lendo este artigo.

 

O Que Quer Dizer Biomecânica Nos Treinos?

biomecanica-nos-treinosA biomecânica é um campo da cinesiologia e sua função é analisar o movimento do corpo humano.

O estudo da biomecânica nos treinos foi realizado em todos os detalhes. Além disso, ainda estuda todas as forças que agem sobre ele.

Portanto, seu objetivo é explicar como tentamos usar o corpo para gerar força e entender como se exercitar corretamente nas atividades.

Logo, você pode comparar entre diferentes exercícios.

E a biomecânica é usada para formar treinos físicos baseados em cada exercício e seus movimentos produzidos.

Sendo assim, ela observa todas as estruturas do nosso organismo que podem executar algum tipo de movimento.

Além disso, a biomecânica também estuda a interação entre vários músculos envolvidos em uma movimentação.

Afinal, todos os movimentos que fazemos estimulam inúmeros músculos, e aprender apenas um deles não faz sentido.

Sendo assim, um movimento comum de caminhar, pode provocar vários comandos biomecânicos em distintas partes do nosso músculo e corpo.

Então igual aos movimentos produzidos naturalmente, em um treinamento podemos executar movimentos de musculação de uma forma muito mais natural ou então que possua maior influência em nossos objetivos.

Com o avanço da ciência e o estudo da atividade, é possível buscar formas e esportes para atingir objetivos específicos.

Sendo assim, se você tem uma meta específica no seu treinamento, a prática dele se concentrará em movimentações de implementação fáceis de serem alcançadas.

Nos treinos de membros superiores, a biomecânica funciona da seguinte forma: proporcionar a movimentação certa para que não haja lesões.

Sendo assim, ela vai te auxiliar da melhor forma, com o conhecimento de execução de cada exercício para que você escolha aquele que vá lhe proporcionar os melhores efeitos esperados pela sua meta.

Fazendo que não só o movimento seja feito de forma correta mas também que o desenvolvimento do músculo seja saudável e contínuo.

Movimentos dos membros superiores:

  • Movimento de flexionar e de extensão;
  • Adução e abdução;
  • Rotação externa e interna;

Os primeiros movimentos são capazes de identificar o corpo como sendo direito e esquerdo. A Flexão refere-se à aproximação de duas partes, por exemplo, flexão do cotovelo que ocorre quando o antebraço se flexiona.

Já a extensão é o modo oposto a isso, pois ela ocorre quando duas formas de afastam em posições contrárias.

O segundo movimento de abdução e adução dividem o corpo em parte frontal e parte de trás;

Sendo assim um afasta de linha mediana e o outro aproxima do corpo

Já os movimentos de rotação ocorrem de forma transversal, ele então separa o corpo em partes superiores e inferiores.

A rotação interna ocorre em sentido à superfície anterior do corpo. Já a externa, ocorre em sentido à superfície posterior.

O nosso corpo possui então ambas as forças, internas e externas, atuando em seus movimentos.

A força interna é resultado da nossa estrutura biológica, por exemplo: força muscular, ossos, tendão e cartilagem das articulações, são todas correlacionadas com qual forma o movimento será feito.

As forças internas são quem aperfeiçoam o movimento, em especial em esportes e treinos com musculação.

A biomecânica nos treinos pode interferir de várias formas a realização dos exercícios.

 

Importância Da Biomecânica Nos Treinos De Membros Superiores

biomecanica-nos-treinosA biomecânica dos membros superiores pode atender às necessidades específicas do corpo.

Às vezes uma posição distinta em uma certa atividade, desde que não seja prejudicial e atenda às necessidades do corpo, podem auxiliar o atleta a executar o exercício de forma eficiente e que não atrapalhe nos resultados.

Essa necessidade no entanto, devem ser dialogadas com um profissional para que elas não se confundam com a particularidade da biomecânica nos membros superiores e sejam feitas de qualquer maneira.

Se usada de forma correta no músculo da área superior, ele poderá:

  • Melhorar o trabalho isolado de um músculo;
  • Ajudar na elevação de intensidade de treino;
  • Concede precisão;
  • Segurança;

Se bem aplicada e com a ajuda de um profissional, o método ajuda o praticante a fazer sua rotina de treinos com mais respeito em suas individualidades e de forma segura.

Ao ser feito e principalmente executado na parte superior, os seguintes membros são executados:

  • Ombros;
  • Cintura;
  • Cotovelo;
  • Coluna.

Com o cuidado necessário, essas áreas são preservadas. Por exemplo, a coluna se manterá alinhada e com a postura necessária para trabalhar movimentos de rotação, flexão, extensão e entre outros.

Sem que sejam causados maiores problemas como hérnias, bico de papagaio e inflamação.

No ombro por exemplo, na qual é a maior articulação e a mais complexa e que permite alcançar uma amplitude na qual nenhuma outra articulação pode alcançar, a biomecânica vem para gerar estabilidade.

Sendo assim, preserva os ligamentos glenoumerais e coracoumerais para que sejam livres em sua movimentação, entre muito mais.

Com tantas possibilidades de movimento e inúmeras ligações, é imprescindível que o trabalho da biomecânica seja feito por um profissional.

 

Conclusão

biomecanica-nos-treinosAgora que falamos um pouquinho mais sobre a biomecânica dos treinos, é de extrema importância que você faça um conhecimento mais profundo sobre o assunto.

Para que possa aplicá-lo no seu treino e possa se beneficiar de suas vantagens.

Ao entender melhor a movimentação do seu corpo e como essa movimentação afeta cada músculo, você conseguirá montar uma série de treino de acordo com o que você deseja.

Sendo assim, procure um profissional que entenda perfeitamente como cada músculo e articulação trabalha para que você possa fazer seus treinos agora mesmo. Nos conte se este artigo lhe ajudou e compartilhe-o em suas redes.

 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *