A biomecânica nos treinos é uma técnica muito importante na hora da movimentação correta do seu corpo.
E é ela que confere isso. É extremamente importante na hora do treino, saber qual movimento deverá ser executado e qual será a maneira de executá-lo também.
Ao fazer os pontos certos de um treinamento, você deverá atingir o objetivo dele. Pois quando você entende qual movimento seu corpo produz e como ele interfere nos seus músculos, você é capaz de obter um treino muito mais eficiente.
Gostaria de saber mais dessa mecânica e como ela funciona? Então é só continuar lendo este artigo.
O Que Quer Dizer Biomecânica Nos Treinos?
A biomecânica é um campo da cinesiologia e sua função é analisar o movimento do corpo humano.
O estudo da biomecânica nos treinos foi realizado em todos os detalhes. Além disso, ainda estuda todas as forças que agem sobre ele.
Portanto, seu objetivo é explicar como tentamos usar o corpo para gerar força e entender como se exercitar corretamente nas atividades.
Logo, você pode comparar entre diferentes exercícios.
E a biomecânica é usada para formar treinos físicos baseados em cada exercício e seus movimentos produzidos.
Sendo assim, ela observa todas as estruturas do nosso organismo que podem executar algum tipo de movimento.
Além disso, a biomecânica também estuda a interação entre vários músculos envolvidos em uma movimentação.
Afinal, todos os movimentos que fazemos estimulam inúmeros músculos, e aprender apenas um deles não faz sentido.
Sendo assim, um movimento comum de caminhar, pode provocar vários comandos biomecânicos em distintas partes do nosso músculo e corpo.
Então igual aos movimentos produzidos naturalmente, em um treinamento podemos executar movimentos de musculação de uma forma muito mais natural ou então que possua maior influência em nossos objetivos.
Com o avanço da ciência e o estudo da atividade, é possível buscar formas e esportes para atingir objetivos específicos.
Sendo assim, se você tem uma meta específica no seu treinamento, a prática dele se concentrará em movimentações de implementação fáceis de serem alcançadas.
Nos treinos de membros superiores, a biomecânica funciona da seguinte forma: proporcionar a movimentação certa para que não haja lesões.
Sendo assim, ela vai te auxiliar da melhor forma, com o conhecimento de execução de cada exercício para que você escolha aquele que vá lhe proporcionar os melhores efeitos esperados pela sua meta.
Fazendo que não só o movimento seja feito de forma correta mas também que o desenvolvimento do músculo seja saudável e contínuo.
Movimentos dos membros superiores:
- Movimento de flexionar e de extensão;
- Adução e abdução;
- Rotação externa e interna;
Os primeiros movimentos são capazes de identificar o corpo como sendo direito e esquerdo. A Flexão refere-se à aproximação de duas partes, por exemplo, flexão do cotovelo que ocorre quando o antebraço se flexiona.
Já a extensão é o modo oposto a isso, pois ela ocorre quando duas formas de afastam em posições contrárias.
O segundo movimento de abdução e adução dividem o corpo em parte frontal e parte de trás;
Sendo assim um afasta de linha mediana e o outro aproxima do corpo
Já os movimentos de rotação ocorrem de forma transversal, ele então separa o corpo em partes superiores e inferiores.
A rotação interna ocorre em sentido à superfície anterior do corpo. Já a externa, ocorre em sentido à superfície posterior.
O nosso corpo possui então ambas as forças, internas e externas, atuando em seus movimentos.
A força interna é resultado da nossa estrutura biológica, por exemplo: força muscular, ossos, tendão e cartilagem das articulações, são todas correlacionadas com qual forma o movimento será feito.
As forças internas são quem aperfeiçoam o movimento, em especial em esportes e treinos com musculação.
A biomecânica nos treinos pode interferir de várias formas a realização dos exercícios.
Importância Da Biomecânica Nos Treinos De Membros Superiores
A biomecânica dos membros superiores pode atender às necessidades específicas do corpo.
Às vezes uma posição distinta em uma certa atividade, desde que não seja prejudicial e atenda às necessidades do corpo, podem auxiliar o atleta a executar o exercício de forma eficiente e que não atrapalhe nos resultados.
Essa necessidade no entanto, devem ser dialogadas com um profissional para que elas não se confundam com a particularidade da biomecânica nos membros superiores e sejam feitas de qualquer maneira.
Se usada de forma correta no músculo da área superior, ele poderá:
- Melhorar o trabalho isolado de um músculo;
- Ajudar na elevação de intensidade de treino;
- Concede precisão;
- Segurança;
Se bem aplicada e com a ajuda de um profissional, o método ajuda o praticante a fazer sua rotina de treinos com mais respeito em suas individualidades e de forma segura.
Ao ser feito e principalmente executado na parte superior, os seguintes membros são executados:
- Ombros;
- Cintura;
- Cotovelo;
- Coluna.
Com o cuidado necessário, essas áreas são preservadas. Por exemplo, a coluna se manterá alinhada e com a postura necessária para trabalhar movimentos de rotação, flexão, extensão e entre outros.
Sem que sejam causados maiores problemas como hérnias, bico de papagaio e inflamação.
No ombro por exemplo, na qual é a maior articulação e a mais complexa e que permite alcançar uma amplitude na qual nenhuma outra articulação pode alcançar, a biomecânica vem para gerar estabilidade.
Sendo assim, preserva os ligamentos glenoumerais e coracoumerais para que sejam livres em sua movimentação, entre muito mais.
Com tantas possibilidades de movimento e inúmeras ligações, é imprescindível que o trabalho da biomecânica seja feito por um profissional.
Conclusão
Agora que falamos um pouquinho mais sobre a biomecânica dos treinos, é de extrema importância que você faça um conhecimento mais profundo sobre o assunto.
Para que possa aplicá-lo no seu treino e possa se beneficiar de suas vantagens.
Ao entender melhor a movimentação do seu corpo e como essa movimentação afeta cada músculo, você conseguirá montar uma série de treino de acordo com o que você deseja.
Sendo assim, procure um profissional que entenda perfeitamente como cada músculo e articulação trabalha para que você possa fazer seus treinos agora mesmo. Nos conte se este artigo lhe ajudou e compartilhe-o em suas redes.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.