ALIMENTAÇÃO

Benefícios Da Vitamina C Na Musculação: Descubra Tudo Sobre

Benefícios Da Vitamina C Na Musculação: Descubra Tudo Sobre

Você sabia que os benefícios da Vitamina C vão muito além da melhora do sistema imunológico, e podem ser úteis para o seu treinamento?

Sim, as pessoas que treinam estão cada vez mais buscando consumir a dose diária recomendada de Vitamina C para auxiliar no seu treino.

Assim, você consegue desenvolver melhor o seu músculo, auxiliando no movimento das articulações e nos ligamentos.

Então, é muito importante que você consiga adicionar essa vitamina no seu cardápio. Pois, ela pode trazer muitos benefícios.

Portanto, continue lendo o artigo para saber mais sobre os benefícios da vitamina C.

 

Quais Os Benefícios Da Vitamina C?

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Quem faz atividades físicas e tem o costume de treinar, precisa consumir muitas calorias.

Pois, eles precisam de energia para poder gastar na atividade física, e ter os resultados esperados.

Por isso, muitas pessoas estão começando a consumir vitaminas de forma natural. E uma das principais é a Vitamina C.

Pois, é uma vitamina que pertence ao grupo de hidrossolúveis, e não é produzida pelo corpo humano.

Por ser uma vitamina hidrossolúvel, uma das suas principais funções é hidroxilar os aminoácidos, para formar o colágeno.

Fazendo com que seja essencial no crescimento dos ossos e manutenção de articulações e ligamentos.

Sendo assim, ela tem um papel importante para quem treina e deseja ganhar massa muscular.

Por isso, ajuda a evitar lesões, pois facilita a cura natural do corpo. Além disso, auxilia na absorção do ferro, que é fundamental para a oxigenação dos tecidos.

Ainda, são muitos os outros benefícios da Vitamina C.

Auxilia Na Imunidade:

Um dos benefícios mais conhecidos dessa vitamina é o estímulo ao sistema imunológico.

Não é a toa que muitas pessoas quando estão começando a ficar gripadas, tomam logo uma vitamina C para ver se melhoram.

O que é muito importante para quem tem como rotina um treinamento pesado. Assim, você consegue evitar muitas doenças, por ter um elevado nível de imunidade.

Ainda, por ser antioxidante, torna possível a proteção contra as ações dos radicais livres. O que é muito importante, pois o exercício físico aumenta a produção dos radicais livres.

Assim, acaba auxiliando no combate ao envelhecimento precoce e na prevenção e recuperação de lesões.

Produção De Testosterona:

Um dos papeis da vitamina C é participar da formação e da liberação dos hormônios esteroides.

Por sua vez, isso inclui a testosterona, que é o hormônio mais anabólico que existe e auxilia no processo da musculação.

Ajuda Na Redução Da Dor:

A vitamina C ajuda muito a reduzir a dor que os exercícios causam ao músculo, devido a contração muscular que ocorre durante o exercício.

Pois, ela tem um efeito antioxidante, que auxilia na recuperação muscular. Ainda, a vitamina possui também um efeito protetor.

Atua Como Cofator Enzimático Importante:

A Vitamina C funciona como um cofator para diversas enzimas. Essas enzimas ajudam o organismo em processos muito importantes, como por exemplo a síntese do colágeno.

Com isso, acaba auxiliando no fortalecimento da cartilagem, fortalecendo o músculo. Além disso, ela também ajuda no transporte de gordura para as mitocôndrias, auxiliando o processo de geração de energia.

Melhora O Sistema Cardiovascular:

Como já foi dito, a vitamina C auxilia no fornecimento da Vitamina C. Auxiliando assim na resistência dos nossos vasos sanguíneos.

Então, reduz as chances de acúmulo de colesterol nas circulações. Com isso, acaba reduzindo as chances de doenças cardíacas, e melhora a circulação do nosso corpo. Tornando o exercício físico mais seguro e mais fácil.

 

Quais São Os Melhores Alimentos Para Usufruir Dos Benefícios Da Vitamina C?

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O recomendado para pessoas que treinam constantemente, é ingerir cerca de 1 a 3 gramas de vitamina C por dia, para quem treina pesado.

Ela pode ser ingerida ao longo do dia, antes e depois do treino. O importante é não esquecer de tomar.

Então, montaremos uma lista com os melhores alimentos para se conseguir vitamina C e as suas recomendações diárias.

Você pode encontrar a Vitamina C em diversos tipos e alimentos. Um dos principais são as frutas, principalmente o limão, laranja, morango e acerola. Sendo uma das melhores maneiras de consumir essa vitamina.

O interessante é que muitas pessoas pensam em laranja quando pensam em vitamina C. Mas, na verdade, algumas frutas como o morango e o kiwi possuem maior concentração de vitamina C do que a laranja.

Além disso, existem muitos alimentos que são ricos na vitamina, e não conhecidos por isso.

Mas, além disso, você também encontra a vitamina em outros alimentos, como por exemplo:

  • Acerola: uma das frutas com maior concentração da vitamina. O recomendado é tomar aproximadamente 50 gramas de acerola, para se ter a dose necessária.
  • Pimenta: pouca gente sabe que pimenta possui vitamina C, mas, na verdade, em uma pimenta, você consegue encontrar mais do que a recomendação diária.
  • Couve: se você pegar uma xícara de couve, você consegue 80 mg de vitamina C, o que é boa parte da recomendação diária.
  • Caju: é muito consumido em forma de suco. Pois, se torna muito benéfico para a saúde, sendo riquíssimo em vitamina C.
  • Goiaba: uma goiaba de tamanho médico possui mais do que a recomendação diária de vitamina C.
  • Brócolis: uma xícara de brócolis possui um pouco mais do que a quantidade indicada para um dia de vitamina C.

 

Conclusão

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Então, agora você já sabe quais são os benefícios da vitamina C na musculação e como ela pode auxiliar no seu desenvolvimento muscular.

Ainda, os principais alimentos que contém essa vitamina, são:

  • Laranja;
  • Morango;
  • Acerola;
  • Kiwi;
  • Brócolis;
  • Couve.

Portanto, não falta mais nada para você começar a ingerir a sua dose diária de vitamina C.

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