ALIMENTAÇÃO

Benefícios Da Quinoa Na Sua Dieta + Dicas De Como Consumir

Benefícios Da Quinoa Na Sua Dieta + Dicas De Como Consumir

Se você está pensando em melhorar a sua saúde, talvez queira saber quais são os benefícios da quinoa.  

Pois, é um dos alimentos mais saudáveis que existem, e poucas pessoas sabem quanto ele pode ser utilizado no nosso cardápio.

Afinal, ele pode ser utilizada em forma de grão, farinha ou até mesmo flocos. Podendo ser colocado em diversos pratos.

Além disso, é um alimento riquíssimo e cheio de nutrientes. O que o torna bom para quem quer ter uma boa saúde.

Por isso, nesse artigo falaremos sobre os seus benefícios, e como consumir a quinoa.

 

O Que É E Quais Os Benefícios Da Quinoa?

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A quinoa pode não ser um alimento tão popular em geral, mas entre os alimentos saudáveis, ele é bem conhecido.

É uma semente que possui mais de 3.000 variedades. Mas, são 3 os tipos mais conhecidos:

  • Vermelha;
  • Preta;
  • Branca.

Ela surgiu na América do Sul, mais especificamente no Peru, Equador, Bolívia e Colômbia.

Não é a toa que ela é super popular entre as pessoas que se preocupam em manter a saúde em dia, e estão sempre buscando um alimento completo.

Por ser um grão, sem glúten, ele é muito utilizado como substituto do arroz para diversos pratos.

Por isso também, oferece em sua composição vitaminas, minerais e fibras que auxiliam a regular o nosso sistema digestivo.

É um dos poucos alimentos vegetais que são considerados proteína completa, possuindo todos os aminoácidos essenciais. Possuindo ainda, mais proteína do que a maioria dos grãos.

Então, Como Preparar A Quinoa?

A quinoa pode ser comprada em diversas lojas de produtos naturais, mas também em supermercados.

Então, você deve preparar a quinoa para consumo. Para isso, você deve colocar 2 xícaras de água no forno e adicionar 170 gramas de quinoa crua.

Adicione uma pitada de sal, de acordo com o seu gosto, e deixe ferver por uns 15 ou 20 minutos.

Então, a sua quinoa está pronta e pode ser adicionada a pratos, como saladas e outras receitas.

Assim, a quinoa pode ser consumida de diversas maneiras. Uma das opções é na hora do café da manhã. Pois, auxilia logo o seu fluxo intestinal logo de manhã.

Ele pode ser consumido como cereal, acompanhado de iogurte ou leite. Ainda, você pode utilizar a versão em farinha para polvilhar em frutas ou sucos.

Como você pode fazer farinha a partir da quinoa, você pode utilizá-la para inúmeras coisas.

Como por exemplo, pães, bolos, biscoitos e tortas. Ao mesmo tempo, você pode substituir alguns grãos como o arroz.

 

Quais São Os Benefícios Da Quinoa?

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Para entender os benefícios da quinoa, é necessário saber a sua composição. A quinoa não possui glúten, mas, ao mesmo tempo, é rica em proteínas e possui 9 aminoácidos essenciais.

Além disso, é também um alimento rico em:

Por isso, são muitos os benefícios ao colocar a quinoa como um alimento regular no seu cardápio.

1. Ação Antioxidante:

Como todo antioxidante, a quinoa auxilia na neutralização dos radicais livres. Isso faz com que auxilie no combate contra o envelhecimento precoce e doenças, como câncer.

Entre as suas moléculas, podemos encontrar antioxidantes vegetais, chamados flavonoides.

Esses micronutrientes são muito benéficos para a nossa saúde. Os principais da quinoa são: Quercetina e Kaempferol.

Eles possuem ação anti-inflamatória, antiviral e antidepressiva. Mas, além disso tudo, são nutrientes antioxidantes.

2. Ajuda A Reduzir O Colesterol:

A riqueza de fibras da quinoa faz com que haja um benefício na digestão. Auxiliando então o nosso sistema digestivo.

Com isso, há uma facilitação na digestão dos ácidos biliares, que são feitos também de colesterol.

Então, o nosso fígado consegue absorver o colesterol do sangue, reduzindo então o nosso colesterol ruim.

Ainda, isso faz com que a quinoa auxilie também na redução de risco de doença cardiovascular. Auxiliando assim a manutenção do nosso coração.

3. Ajuda Na Perda De Peso:

A quinoa possui várias propriedades que fazem com que o nosso metabolismo seja acelerado, facilitando a queima de calorias.

Por ser rica em proteínas, ela faz com tenhamos uma perda de apetite. Assim, a tendência é comer menos quando adicionamos a quinoa ao nosso cardápio.

Além disso, a fibra acelera o nosso organismo, melhorando o nosso sistema digestivo. Ainda, possui um baixo índice glicêmico, o que indica que é digerida mais lentamente pelo nosso organismo.

O que faz com que o nosso organismo trabalhe por mais tempo, queimando mais gordura, e aumente a nossa sensação de saciedade.

4. Benefícios Da Quinoa No Controle Do Açúcar No Sangue:

Ter um baixo índice glicêmico indica que o alimento demora para aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Por isso, é muito importante para pessoas que possuem doenças crônicas, como diabetes por exemplo. Sendo uma boa ajuda para regular os níveis de açúcar no sangue.

5. Auxilia No Fortalecimento Muscular:

Por ser rico em proteína, a quinoa acaba auxiliando no fortalecimento muscular. Pois, auxilia na formação dos músculos e ajuda na manutenção do tecido muscular.

Por isso, é muito boa para quem deseja ganhar massa magra.

 

Conclusão

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Então, agora você já sabe quais são os benefícios da quinoa, e que eles não são poucos. Pois, é um dos alimentos mais nutritivos que existem.

Afinal, é um alimento rico em:

  • Proteína;
  • Ferro;
  • Antioxidantes;
  • E muitos outros.

Portanto, está esperando o que para preparar a sua quinoa e começar a adicioná-la no seu dia a dia?

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