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ALIMENTAÇÃO

Benefícios Da Gelatina Para Quem Treina - Descubra Agora Mesmo!

Benefícios Da Gelatina Para Quem Treina - Descubra Agora Mesmo!

Os benefícios da gelatina na alimentação não se restringem apenas em ser uma das sobremesas mais gostosas. Ela vai muito além e pode conquistar nossos corações das melhores formas possíveis.

Na dieta, a gelatina é o aliado número um! O alimento consegue ser saboroso, refrescante, hipocalórico e ajuda a combater a vontade desenfreada por doces. Além do mais, tem baixo custo e o modo de preparo é o mais simples de se concluir.

No entanto, se você acha que a gelatina auxilia apenas as pessoas que estão de dieta, você está muito enganado.

Se você quer saber mais benefícios, continue lendo.

 

Todos Os Benefícios Da Gelatina Para Quem Treina

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A gelatina é composta praticamente de aminoácidos, que são proteínas que ajudam na síntese e na renovação do colágeno.

A sua versão pura, que é sem açúcar e incolor, é composta quase inteiramente de proteína.

Para ter uma ideia da importância da gelatina, ela possui nove tipos deles (aminoácidos), faltando apenas o triptofano (precursor da serotonina), o neurotransmissor que nos deixa feliz.

Se consumida com uma certa frequência ela promove auxílio na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controla a glicemia.

Por ser um alimento rico em proteína, ela acaba fortalecendo os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose.

Por ser principalmente fonte de colágeno, substância essa que tem como função impedir a deformação dos tecidos dos ossos, pele, cartilagens e tendões, a gelatina também tem papel fundamental no tratamento de artrose.

Também consegue ser bastante utilizada na recuperação de pessoas que foram submetidas a procedimentos cirúrgicos, pois é um excelente agente cicatrizante.

Para garantir uma produção de colágeno eficaz, é só ingerir dois potinhos por dia ou bater uma colher de sopa de gelatina no liquidificador junto com um pote de iogurte.

De onde vem a gelatina?

A matéria prima da gelatina é o colágeno. Ele é extraído geralmente da pele, tendões e cartilagens dos animais.

Sendo assim, a gelatina consegue ser isenta de gorduras.

Das muitas marcas disponíveis no mercado, cada 100g fornecem 380 kcal, estas vindas praticamente dos carboidratos.

A mesma quantidade, mas na versão diet, além de ser isenta de carboidratos, fornece aproximadamente 7 kcal, obtidas exclusivamente das proteínas.

Dessa maneira, é por esse motivo que quem está de dieta opta pela versão da gelatina sem açúcar.

Dentro dos mais variados benefícios que ela proporciona, um deles é o retardamento do estômago vazio. Sendo assim, a pessoa consegue ter a sensação de saciedade e hidratação ao mesmo tempo.

Benefícios da gelatina na musculação:

Para quem pratica musculação, saiba que a gelatina é sua aliada na hora de queimar gordura.

1. Perda de peso

Por todos os motivos que já citamos acima, ela também consegue auxiliar na perda de peso.

No entanto, entenda, a gelatina em si não tem o poder de emagrecer e sim de auxiliar nas dietas de emagrecimento.

Isso porque, como também já citamos, ela reduz a vontade de comer, uma vez que o estômago permanece preenchido por mais tempo.

É claro que a gelatina não faz milagres, sendo portanto necessário que seu consumo venha acompanhado de uma dieta hipocalórica e rica em verduras, legumes e cereais integrais e exercícios combinados.

2. Construção de massa magra

A gelatina também serve como fonte de aminoácidos importantes para a construção de massa magra, além de atuar para a manutenção dos tônus musculares.

Ainda que não contenha triptofano e seus níveis de metionina deixem a desejar, a gelatina chega a fornecer mais de 20% da ingestão diária recomendada de proteína.

Isso, levando-se em consideração um consumo de 12 gramas de gelatina em pó para um adulto de 60 kg.

Por ela não ser uma fonte de proteína completa, recomenda-se que você deverá ter que arrumar outras fontes de proteínas na dieta para que o objetivo de ganhar massa muscular seja alcançado.

Outros benefícios da gelatina no ganho de massa muscular, se deve à atuação do aminoácido L-glutamina.

Presente em grande quantidade na gelatina, a L-glutamina ajuda a elevar os níveis de hormônio do crescimento (HGH).

Desse modo, este estimula a síntese de proteínas necessárias para a hipertrofia muscular.

3. Controle da glicemia

Como a gelatina é ausente de açúcar, ela acaba se tornando uma ótima opção para diminuir a fome sem impactar a glicemia sanguínea.

Essa propriedade traz consigo duas vantagens

  1. Diminuição da liberação de insulina, hormônio esse que favorece o acúmulo de gordura;
  2. Facilitação do controle do apetite. Assim que há alterações na taxa de glicose, há também a possibilidade do aumento da vontade de comer carboidratos.

Ressaltando que esses benefícios da gelatina só podem ser obtidos através do consumo da versão sem açúcar, sem sabor, gelatina diet e colágeno hidrolisado.

4. Fortalecimento das articulações

Por conter alta concentração de proteínas na gelatina, ela então, ajuda a reforçar os ligamentos e tendões. Fatores de extrema importância.

O interessante para o consumo da gelatina, é que você não precisa necessariamente ter que fazer os processos de esquentar a água, dissolver a gelatina, jogar água fria e depois coloca-la na geladeira.

Não! Por não ter sabor e nem a coloração, a gelatina pura pode ser consumida em um copo de água. Sendo assim, basta apenas despejar o sachê num copo e beber.

Alguns recomendam o uso da gelatina na hora de ir dormir, pois alguns aminoácidos tem o efeito de te deixar mais letárgico, e desse modo se dá seus benefícios do sono.

 

Conclusão

Conclusão

Vimos então, que a gelatina além de ser uma sobremesa deliciosa, ela supre inúmeras necessidades do corpo. 

Sendo assim, uma ótima auxiliadora para quem faz dieta ou musculação, pois seus nutrientes são zero calóricos e auxiliam na perda de peso, pois promove a saciedade no estômago. 

Há evidencias que a gelatina pode reduzir as dores nas articulações, melhora a qualidade do sono e ainda melhora a saúde do seu intestino. 

Para quem se incomoda de misturar alimentos, a gelatina tem a vantagem de poder ser inclusa em inúmeros pratos, por não conter sabor e ser incolor. 

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