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Alongamento Não É Perda De Tempo – Veja Por Que É Preciso

Alongamento Não É Perda De Tempo – Veja Por Que É Preciso

Muita gente negligencia o alongamento na hora de fazer um exercício físico, mas por que?

A maioria das pessoas não sabem a real importância de se alongar antes de começar um treino, e isso pode ser muito prejudicial.

Pois ao alongar os seus músculos, você está evitando lesões, aquecendo o seu corpo e melhorando a sua flexibilidade.

Trazendo então um risco ao seu corpo, ao não realizar essa atividade antes do treino.

Para saber a verdadeira importância de se alongar, continue lendo esse artigo.

 

Porque Devemos Fazer Alongamentos?

Porque Devemos Fazer

Quando você faz alguma aula ou treina com um profissional, eles sempre fazem alongamento antes de começar o exercício.

Porém, muita gente ignora essa prática quando está treinando sozinho. As pessoas gostam de pular logo para a parte onde irão suar, perder gordura e ganhar massa muscular.

Porém, se alongar é muito importante não só para o seu treino, mas também, para o seu dia a dia.

O alongamento serve para relaxar o corpo, aliviar a tensão muscular, melhorar a flexibilidade e a postura corporal.

São exercícios que servem para preservar e aperfeiçoar a flexibilidade muscular do corpo, através do estimulo ao estriamento das suas fibras.

Ao se alongar, aos poucos os seus músculos vão sofrendo uma elevação de temperatura. Isso deixa o seu corpo mais preparado para o exercício físico que você fará a seguir.

Assim, além de aquecer o seu corpo, torna possível que as suas estrias musculares aumentem.

Então, quando mais a pessoa alongar, mais flexível ela será. E isso irá ajudar na prática de qualquer atividade física.

Eles devem ser feitos antes e depois de qualquer tipo de atividade física, seja malhação ou corrida.

Você pode se alongar com o auxílio de aparelhos e até mesmo de outras pessoas.

Ou então, você pode se alongar apenas utilizando o próprio corpo, o que também ajuda a trabalhar o equilíbrio.

 

Qual É A Verdadeira Importância Do Alongamento?

Qual É A Verdadeira Importância Do Alongamento

Para você entender a importância do alongamento, você deve entender que ele é necessário para você iniciar um exercício de forma saudável.

Alongar o seu corpo antes do seu treino é mostrar ao seu corpo, de maneira mais lenta, que daqui a pouco um exercício físico será iniciado.

Isso serve para aquecer o seu corpo e então melhorar o seu desempenho. Tornando a prática de exercício mais segura.

Ao aquecer o seu corpo você está melhorando a função do sistema nervoso, aumentando o fluxo sanguíneo e o metabolismo energético.

Com isso, há um aumento da temperatura muscular e da elasticidade do tecido, evitando dores musculares.

Além disso, ao estriar as fibras dos seus músculos, o seu corpo se torna mais flexível. E isso é importantíssimo para que se evite possíveis lesões.

Afinal, o seu corpo conseguirá fazer mais movimentos e com uma maior amplitude. Além disso, quando o músculo fica muito tempo parado, ele tem uma tendência a encurtar.

Além disso, alongar também pode ser a solução para diversos problemas de saúde como hérnia de disco e outros problemas de coluna.

Por isso, esse exercício é considerado um dos principais para melhorar a sua postura e evitar futuros problemas.

Ainda, os benéficos do alongamento não são apenas para o seu organismo. Ao alongar, você tira um tempo do seu dia para fazer exercícios de maneira calma e concentrada. Então, isso faz com que você se acalme e desacelere a respiração.

Sendo assim, um ótimo exercício para reduzir estresse e ansiedade. Portanto, alongar está diretamente relacionado a qualidade de vida.

 

Dicas De Alongamento Para Se Fazer Em Casa

Dicas De Alongamento Para Se Fazer Em Casa

Portanto, se você deseja realizar o alongamento em casa, seja para se aquecer ou para melhorar a sua flexibilidade, existem alguns exercícios perfeitos para você.

1. Exercícios Em Pé:

  • Quadríceps: segure um dos pés de encontro ao bumbum. Fique 15 segundos de cada lado.
  • Parte posterior da coxa, perna e coluna: leve o tronco à frente e tente encostar as mãos no chão. Mantenha as pernas estendidas.
  • Braços e as costas: estenda os braços a sua frente. Entrelace os seus dedos e curve as costas.
  • Músculo que fica no pescoço: chamado de Trapézio, puxe o pescoço para o lado. Faça para os dois lados. Você pode também girar a cabeça para os lados. Faça nos dois sentidos.
  • Peito: passe os braços para trás do corpo, cruzando os dedos.
  • Lateral do corpo: eleve os braços para cima e para a lateral.
  • Ombro: estenda um braço e com a outra mão o puxe para dentro, em direção ao peito.
  • Antebraço: estenda um braço para frente. Então, deixe a palma da mão virada para frente e para baixo. Com a outra mão, puxe os dedos para trás.

2. Exercícios Deitado E Sentado:

  • Coluna: deitado de barriga para cima, dobre o joelho e com a mão na canela, puxe a perna em direção ao seu peito.
  • Glúteo: ainda deitado de barriga para cima, cruze as pernas e puxe a perna de baixo em encontro ao seu peito.
  • Parte interna das coxas: primeiro sente e em seguida, afaste as suas pernas e leve o tronco para frente.

 

Conclusão

Conclusão

Então, agora você já sabe que com o alongamento pode evitar lesões musculares, além de melhorar a sua flexibilidade.

Por isso, é importante que você siga as nossas dicas de exercícios antes de fazer qualquer atividade física.

Porém, mesmo se você tiver dificuldades e for muito duro, não se preocupe, é normal. Com a prática você vai melhorando.

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