ALIMENTAÇÃO

Como Alimentação Saudável Favorece A Saúde Dos Rins

Como Alimentação Saudável Favorece A Saúde Dos Rins

Todos nós sabemos que manter uma alimentação saudável é fundamental para o bom funcionamento do corpo.

No entanto, também podemos atingir órgãos específicos nos baseando pelo tipo de alimentos que ingerimos.

Os rins, por sua vez, desempenham papel fundamental no nosso corpo e, por isso, devem ser cuidados e preservados.

Nesse artigo, contamos a você como hábitos saudáveis de alimentação podem favorecer a saúde dos rins e evitar de vez os problemas renais.

Se você tem interesse no assunto e gostaria de aprender um pouco mais, continue lendo o artigo que te contamos um pouco mais sobre como a alimentação pode estar relacionada com a vitalidade desse órgão tão vital.

 

O Que É Uma Alimentação Saudável?

Alimentação-Saudável

Nosso corpo possui demandas por diversos nutrientes. Portanto, para manter o corpo saudável, é fundamental que uma quantidade mínima recomendada desses nutrientes seja ingerida.

Dessa forma, uma alimentação saudável é nada mais, nada menos do que uma alimentação equilibrada.

E essa alimentação equilibrada se dá através da ingestão de diversos tipos de alimentos saudáveis, que sejam ricos nutricionalmente.

Sendo assim, se alimentar de maneira saudável significa optar por alimentos na forma mais natural possível e balancear os diversos tipos de nutrientes existentes.

Os alimentos que ingerimos são responsáveis por fornecer a energia necessária que nosso corpo precisa. Mas, além disso, eles fornecem nutrientes e vitaminas que são fundamentais para diversas reações metabólicas importantes no nosso organismo.

Dentre os macronutrientes presentes na nossa alimentação temos:

  • Proteínas;
  • Carboidratos;
  • Lipídios.

As proteínas estão presentes principalmente nas carnes e nos vegetais de folhas escuras. E são, portanto, fundamentais para a nossa composição corporal.

Os carboidratos, por sua vez, estão presentes em vegetais, cereais, frutas, legumes, leguminosas. E são a principal fonte de energia do nosso organismo.

Por fim, os lipídios são as gorduras e, ao contrário, do que muitos imaginam devem, sim, ser consumidos. Porém, é preciso se atentar para o tipo de gordura a ser ingerido, optando sempre por pelas boas fontes desse tipo de nutriente. Coco e abacate são ótimos exemplos.

Sendo assim, uma alimentação saudável é aquela que engloba e balanceia os principais macronutrientes, optando por alimentos mais naturais possíveis. Lembrando sempre de evitar alimentos industrializados, processados e refinados.

 

Alimentação Saudável e a Saúde Dos Rins

Alimentação-Saudável

Os rins são órgãos de extrema importância para o bom funcionamento do corpo. Eles possuem 3 principais funções:

  • Eliminação de toxinas (ou desintoxicação);
  • Manter o equilíbrio hídrico do corpo;
  • Produção de hormônios.

Em relação às toxinas, os rins atuam no sentido de expelir os dejetos resultantes dos processos metabólicos naturais do nosso corpo.

Porém, quando ingerimos algum alimento com um teor muito alto de certa substância nociva, os rins poderão estar sobrecarregados ao desempenhar essa função.

O mesmo ocorre em relação ao sentido hídrico do corpo. Os rins, portanto, eliminam os excessos de águas e sais, o que afeta diretamente na composição corporal e na pressão arterial.

Mais para frente veremos como uma má alimentação pode ser uma das maiores causadoras de doenças renais. Sem dúvidas, devido à sobrecarga dos rins.

Como nosso corpo atua em balanço e equilíbrio, uma alimentação saudável ajuda não só no funcionamento do todo, mas também de órgãos em específico.

Dessa forma, como os rins atuam na desintoxicação do corpo, tudo o que ingerimos afeta na capacidade de atuação desses órgãos.

Ou seja, se nos alimentamos mal, nossos rins precisam trabalhar mais para manter nosso corpo funcionando bem.

Porém, quando nos alimentamos melhor, nossos rins passam a ter um campo de atuação mais benéfico, de modo que sua saúde seja preservada.

Inclusive, as doenças renais possuem como fatores de risco a hipertensão, obesidade e diabetes, todas doenças que estão atreladas a uma alimentação desregulada.

Desse modo, uma alimentação saudável é primordial para evitar as doenças renais, que acometem cerca de 10% dos brasileiros.

 

Alimentação Saudável: Melhores Dicas

Alimentação-Saudável

1. Fique atento ao seu consumo de água:

Os rins atuam na filtragem do sangue e produção de urina, primordialmente. Por isso, manter-se hidratado é fundamental para promover a saúde dos rins.

Quando ingerimos água suficiente, os rins ficam menos sobrecarregados com a função de desintoxicação, pois as substâncias presentes ali se diluem.

Além disso, durante a formação da urina, é possível que algumas substâncias se cristalizem e formem as famosas, pedras nos rins.

Portanto, a hidratação do seu corpo também atua no sentido de diluir essas cristalizações, impedindo que se forme os cálculos renais.

2. Reduza consumo de sal:

O sal é um dos piores vilões da saúde do corpo humano, como um todo. Mas, principalmente para a saúde dos rins.

Todos sabemos que em uma alimentação saudável, é preciso diminuir a quantidade de sal ingerido. Pois, esse alimento é capaz de sobrecarregar o funcionamento dos rins.

O sal é responsável, portanto, por causar hipertensão e, dessa forma, causar indiretamente danos renais.

3. Lista dos melhores alimentos:

Sabemos que para manter uma alimentação saudável é preciso buscar um equilíbrio entre os nutrientes.

Porém, a seguir vamos listar os melhores alimentos para garantir a saúde dos rins de uma maneira extremamente saudável.

Busque combiná-los e aliar com um consumo adequado de água. Confira:

  • Frutas cítricas – o citrato presente nesses alimentos evita a formação de cristais;
  • Folhas escuras – o cálcio contido nesses alimentos também inibe a formação das pedras nos rins;
  • Laticínios – pelo mesmo motivo anterior, presença de cálcio;
  • Legumes;
  • Frutas;
  • Verduras;
  • Carnes brancas.

 

Conclusão

Concluindo, nesse artigo abordamos a importância de uma alimentação saudável para a saúde dos rins.

Basicamente, uma boa alimentação é aquela balanceada em relação aos macronutrientes disponíveis para serem absorvidos.

Ou seja, é importante respeitar as demandas do nosso corpo por cada um deles.

Além disso, todos sabem que uma alimentação adequada é aquela que busca inserir os alimentos em suas formas mais naturais o possível. De modo que sejam evitados os processados, industrializados, gaseificados, açucarados.

Os rins, por sua vez, são órgãos comprometidos com a desintoxicação do corpo e por isso são muito suscetíveis às variações na alimentação.

Sendo assim, manter uma alimentação saudável implica diretamente na saúde renal, evitando doenças que possuem elevado grau de complexidade.

Por fim, agora você já sabe como manter seus rins saudáveis através da alimentação!

Você aprendeu algo novo com este artigo? Compartilhe com seus amigos para que eles também se beneficiem desta informação!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *