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TREINOS

Melhores Agachamentos Para Serem Feitos Em Casa

Melhores Agachamentos Para Serem Feitos Em Casa

Se você pensa que fazer agachamentos em casa não é boa coisa e que é um exercício que só faz grandes efeitos na academia, você está muito enganado.

A prática de fazer agachamentos em casa é muito boa, e não é porque o exercício está sendo feito do seu lar, que ele vai perder o efeito. Muito pelo contrário.

Alguns exercícios feito em casa surtem tanto efeito quanto se forem feitos na academia.

E esse é o caso do agachamento, uma atividade tão boa e que pode ser feita a qualquer hora e em qualquer lugar.

Então, se você quer saber os benefícios desse exercício, continue lendo.

 

Por Que Fazer Agachamentos Em Casa É Bom?

agachamentos-em-casaFazer agachamentos em casa é uma ótima atividade pois é uma algo que ativa uma série de grupos musculares diferentes e por esse motivo, é que devem fazer parte de qualquer programa de treino esportivo.

Sendo assim, o exercício é considerado uma atividade funcional, é essencial em qualquer programa de treinamento e pode ser realizado com barra, haltere ou o próprio peso do corpo.

O agachamento é completo, pois ele ativa os músculos usados no cotidiano, como exemplo, sentar, ficar em pé ou subir escadas.

Quando se fala em ativação, só dos músculos primários tem: os quadríceps, no qual incluem o reto femoral, vasto medial, vasto lateral e vasto intermediário, até que se chegue na extensão do joelho.

Já a parte de trás da coxa, na qual incluem: bíceps femoral, semitendíneo e semimembranáceo, e os da parte glútea, são exercitados por causa da extensão do quadril.

No agachamento também é possível estimular os músculos da panturrilha e os músculos eretores da região lombar por causa da extensão do tronco.

Partes como adutores, abdômen e entre outras, também são acionadas na atividade.

Para que o agachamento serve?

Além de ser a atividade preferida para quem gosta de exercitar a área do músculo glúteo, os agachamentos têm outros benefícios, como:

  • Definição de abdômen;
  • Aumento de massa muscular da coxa;
  • Reforçar as costas;
  • Entre outros.

Além do mais, os agachamentos podem melhorar os contornos do corpo e ajudar a manter uma postura boa, e que pode ser executado em casa.

Os agachamentos são ideais então para qualquer tipo de local, e principalmente se você não tem muito tempo para dedicar as atividades físicas intensas, o agachamento pode ser uma ajuda rápida para que você possa incluir no seu dia a dia.

O recomendado é que a atividade seja feita pelo menos três vezes por semana e com cerca de 20 minutos de duração máxima. No entanto, o número de vezes pode variar de modo como se dá o preparo físico de cada um.

 

Agachamentos Em Casa Práticos E Eficientes

agachamentos-em-casaExistem inúmeras variações de agachamento para fortalecimento dos músculos. As mais conhecidas são:

1. Agachamento tradicional

Para executar um agachamento simples corretamente, você deve levante-se.

A primeira coisa a se fazer é distanciar as pernas, os pés devem ter a medida dos ombros e devem se manter apoiados no chão.

Depois, o joelho deve estar dobrado e os quadris jogados para baixo até que exceda levemente à altura dos joelhos.

Então, você deve empurrar os quadris para trás, exatamente como se estivesse sentado em um banco imaginário, mantendo as costas retas.

Estique as pernas dobradas e, volte a ficar em pé retornando à posição inicial. Olhe sempre para frente enquanto executa o movimento.

2. Agachamentos em casa com avanço

Este agachamento é feito da seguinte forma: O joelho deve ser dobrado até que a coxa da perna que está avançando esteja alinhada ao chão.

Dessa forma, o pé dianteiro deve estar apoiado no chão, e o pé traseiro deverá permanecer com o calcanhar elevado de forma que não toque no chão.

Então, abaixe lentamente até a articulação frontal formar algo parecido com 90º de ângulo e o joelho do membro inferior traseiro esteja muito próximo ao chão, quase isso.

Logo, suba e retorne à posição de início.

Ao acabar a repetição, você deve alterar a sequência das pernas, movendo então a da dianteira para traseira e depois a traseira para dianteira.

Então, enquanto faz o exercício, você poderá apoiar as mãos onde se sentir confortável, fazer levantamento com halter ou executar o movimento no Bosu, para elevar a dificuldade do exercício e aumentar a capacidade de exercício da musculatura do quadril.

Você pode fazê-lo de pé, parado, pulando ou se movimentar na sala.

3. Agachamento Sumo

Os agachamentos sumo são semelhantes aos agachamentos simples, exceto porque que você necessita distanciar os pés e girá-los levemente para fora e deve seguir os mesmos passos que os agachamentos simples.

Desse modo, esta atividade pode ser realizada sem peso, mas, por exemplo, ao usar halteres ou kettlebells, o efeito será mais rápido.

4. Achamentos em casa com salto

Ao agachar com salto alto, além de contribuir para o tônus, também ajuda a reduzir a gordura e elevar a resistência cardiorrespiratória devido ao aumento do gasto energético.

Portanto, é necessário pular quando você se levanta depois de flexionar os joelhos.

Esta atividade também pode ser feita em um dispositivo bosu, usando o lado arredondado voltado para cima ou até mesmo virando o dispositivo de cabeça para baixo.

6. Jogada de bola na parede

Exercitar com bolas na parede (também chamado de wall balls) necessita que a pessoa conheça como executar um agachamento normal de maneira correta, e tenha uma bola medicinal.

Assim, neste exercício, você deve: Ficar de pé de modo que as pernas fiquem na medida dos ombros e em frente a parede.

Logo, pegue a bola.

Fazendo um agachamento simples, dobre os joelhos, jogue os quadris para baixo e empurre o bumbum para trás.

Então, jogue a bola em direção à parede.  A bola deve ser empurrada para cima e para frente estendendo completamente o braço de modo que a bola vá o mais alta possível.

Quando a bola cair, é preciso agarrá-la perto do pescoço, agachar-se e jogá-la novamente.

Esse movimento é muito completo, porque suas pernas e braços só precisam se mover juntos.

 

Conclusão

agachamentos-em-casaHá milhões de motivos para fazer agachamentos em casa e o principal deles é por questão de praticidade e eficiência.

Fazer agachamento é uma forma completamente segura de se exercitar. Basta que os movimentos sejam feitos com cautela e corretamente.

Se você tem alguma sugestão de exercício para fazer em casa, então nos conte aqui nos comentários e não esqueça de compartilhar este artigo em suas redes.

 

 

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