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HIPERTROFIA

Academia Na Terceira Idade – Veja Por Que Você Não Deve Parar

Academia Na Terceira Idade – Veja Por Que Você Não Deve Parar

O hábito de ir à academia na terceira idade é fundamental. E engane-se quem pensa que apenas uma caminhada, uma hidroginástica, entre outras atividades comuns, servem para manter a saúde dos mais velhos.

O treinamento com pesos é uma das atividades mais recomendadas nesta fase da vida, principalmente porque pode restaurar a massa corporal magra cujo desaparecimento ocorre de forma natural com a idade.

É cientificamente evidenciado que a musculação traz inúmeros benefícios para os idosos e previne doenças.

Se você possui dúvidas sobre o assunto, então continue lendo este artigo para esclarecê-las.

 

O Que Você Precisa Saber Sobre Academia Na Terceira Idade?

academia-na-terceira-idadeÀ medida que envelhecemos, a cartilagem articular se torna mais desidratada e se desgasta com mais facilidade, levando então à artrose.

Sendo assim, músculos mais fortes podem proteger a cartilagem melhor. Ir à academia na terceira idade também ajuda a manter a qualidade óssea e prevenir a osteoporose.

Essas séries de fatores levam à melhora da capacidade funcional e da capacidade de equilíbrio, evitando as temidas quedas, que é um problema sério para os idosos.

Através da musculação, você pode exercitar força, resistência e potência muscular. A potência é a capacidade de gerar energia com velocidade.

No caso de desequilíbrio, você deve ter esta função para restaurar a estabilidade mais facilmente.

Além de proporcionar mais força, funcionalidade, autonomia e segurança para os idosos realizarem atividades diárias, o treinamento com pesos também pode combater a osteoporose, diabetes, hipertensão e doenças neurológicas.

Desde que sejam respeitadas as particularidades e limitações dos idosos com mais de 65 anos, os exercícios físicos nessa idade podem ser os mais diversos possíveis.

É muito importante verificar a saúde antes de incluir a realização de exercícios físicos diários.

Além disso, uma dieta adequada é essencial para complementar os benefícios da academia na terceira idade.

Muitas pessoas acreditam erroneamente que o exercício para musculação é um exercício que os idosos não podem fazer.

Sob a supervisão de profissionais do esporte, se o exercício apropriado for realizado de maneira certa, ele poderá ser considerado o melhor exercício físico para essa faixa etária.

O treinamento com peso pode fortalecer os músculos e geralmente pode ajudar a restaurar os movimentos perdidos ao longo dos anos.

A musculação é uma das práticas mais interessantes para os idosos, pois ela pode ser ajustada para tarefas específicas em qualquer parte do corpo.

Academia na terceira idade é sinônimo de prevenção de incontáveis doenças.

 

Como Manter A Academia Para Terceira Idade Com Segurança?

academia-na-terceira-idadeAntes de iniciar qualquer exercício físico que deva ser acompanhado por um profissional qualificado, o idoso deve ter orientação médica.

Existe um risco cardiovascular atrás de todo exercício nessa idade.

Dessa forma, as pessoas idosas precisam ser examinadas e, às vezes, até mesmos instruídos a passarem por exames mais aprofundados para verificar se estão realmente adequados para a prática dos exercícios.

Por exemplo, se um idoso sofrer de um quadro de angina e arritmia, o mesmo pode falecer durante o exercício, especialmente aqueles que estão sedentários.

É importante avaliar também se a academia proporciona um espaço com boas condições de uso, assim como também se possui lanchonete e pontos para hidratação.

Como todo exercício em qualquer idade, ter a prática de se alongar e se aquecer, antes e depois do treino é imprescindível.

Na terceira idade, o alongamento ajuda no mantimento da flexibilidade para que se ocorra uma menor rigidez muscular e menos dores após os exercícios.

A prática do exercício para o idoso deve ser de forma funcional e que dê similaridade aos movimentos feitos no dia a dia.

Cada idoso tem uma vida e capacidades diferentes, sendo assim, é fundamental que os exercícios não ultrapassem o limite do saudável, então, é necessário não forçar nenhum exercício além do básico.

Caso contrário, lesões podem vir a acontecer.

Benefícios da academia

Apontamos alguns benefícios gerados pela prática de academia na terceira idade, porém, mostraremos mais a fundo que benefícios são esses.

  • Garantir força e flexibilidade para tornar os idosos mais resistentes a quedas.
  • Aumenta a densidade óssea, auxiliando a prevenir a osteoporose.
  • Reduzir a gordura corporal. Combinado com uma dieta equilibrada, o treinamento de força para idosos é importante para manter o peso.
  • Resistência à dor nas articulações (na coluna, ombros e joelhos).
  • Ajuda a manter uma boa postura. À medida com que envelhecemos, o sistema muscular esquelético perde sua tonicidade.
  • Aumento da autoestima devido ao aumento dos níveis de serotonina e dessa forma, acabam ajudando a combater a depressão.
  • Melhora a frequência cardíaca e pressão sanguínea.
  • Ajuda a controlar doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas.
  • Os idosos que se exercitam acabam por dormir com mais qualidade e não são facilmente infectados por doenças virais tendo então, maior qualidade de vida.
  • Manter-se ativo é um bom aliado para a autonomia do idoso.
  • O exercício físico regular pode aumentar bastante a expectativa de vida dos idosos.

Este é um mercado que está crescendo cada vez mais no país.

Como são atividades mais leves e mais específicas, o profissional que vai ministrar as aulas deve ser especializado no que faz e então, criar uma lista com exercícios a serem feitos de forma funcional e que seja adequado e personalizado para cada indivíduo.

Por causa dos idosos estarem mais ativos e atentos com sua própria saúde, a expectativa de vida no país acabou aumentando. É estimado que 1/3 das pessoas que frequentam academias sejam compostas por idosos.

 

Conclusão

academia-na-terceira-idadeVimos então que a academia na terceira idade é uma ótima opção para a qualidade de vida do mesmo.

É fundamental, ainda mais nesta faixa etária, que o corpo se mantenha sadio para que doenças e fraquezas sejam evitadas.

Imprescindível também é o acompanhamento médico constante não só para exercer atividades físicas, mas para monitoramento da saúde como um todo.

Esperamos que este artigo possa ter lhe ajudado a esclarecer o quão fundamental é a prática de ir à academia na terceira idade. Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários e responderemos.

Nos ajude compartilhando este artigo para que mais pessoas possam saber do benefício da academia para idosos.

 

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