A Importância dos Carboidratos na Alimentação

 

Existe algo que as dietas da proteína não te contam: você precisa consumir todos os dias cerca de 130 gramas de carboidrato, pois o seu cérebro precisa de glicose e ela pode ser adquirida através dos carboidratos. Portanto, aqui nós devemos quebrar aquele estigma de que os carboidratos são uma coisa ruim e de que nós devemos preferir as proteínas. Calma aí. A proteína é algo vital para o nosso corpo, sempre devemos ingeri-la e procurar alimentos ricos em proteínas como carnes e ovos, por exemplo. Mas, a nossa alimentação deve ser balanceada se quisermos viver bem por bastante tempo. E os carboidratos devem fazer parte dessa alimentação balanceada e que consiga alcançar todos os níveis necessários da saúde que nós devemos ter.

 

ENTENDENDO A IMPORTÂNCIA DOS CARBOIDRATOS

Vamos te contar o jeito que o mecanismo do nosso corpo funciona. É de conhecimento de todos que para que algo funcione, seja necessária uma energia que abasteça o sistema e faça com que ele fique ativo. Para você ver televisão, é preciso ligar a mesma na tomada. Para que o carro ande, é preciso que haja gasolina para ser queimada e fazer o motor rodar, proporcionando carga a bateria e a consequente ativação do carro. O mesmo acontece com o corpo humano, ou você pensou que isso tudo aí funciona do nada? Você precisa de energia. Essa energia pode ser adquirida através de diversos meios e a quantidade mínima da qual precisamos para o nosso corpo está medida na taxa metabólica basal. Esta taxa define o mínimo de energia, medida em calorias, que o nosso corpo precisa para ficar em repouso. Por isso que muitas pessoas querem acelerar o metabolismo, para fazer com que aquelas calorias estocadas sejam usadas no processo de abastecimento de energia do corpo humano. Um metabolismo lento provoca menos gastos de calorias, pois o indivíduo passa muito tempo num estado próximo ao do repouso. Ele não precisa gastar muito e mesmo assim uma boa quantidade de energia vai entrando e se estocando em seu corpo. A consequência todos nós sabemos: gordurinhas aqui e acolá e insatisfação com o próprio corpo, além de alguns problemas de saúde.

Com o metabolismo acelerado, você gasta mais energia, as calorias, e assim poucas calorias vão ficando estocadas em seu corpo. Algo simples de ser entendido. E qual é a nossa principal fonte de energia? Acertou quem disse carboidratos. Eles são a melhor fonte de energia que podemos usar, principalmente por aqueles que praticam exercícios físicos. Quanto mais intenso for o exercício, maior a necessidade de carboidratos. Estudos comprovam que a nossa alimentação deve ter cerca de 50% de carboidratos. O perigo todo está naquelas pessoas que são sedentárias, consumindo bastantes carboidratos e com a taxa metabólica basal lá embaixo. Naturalmente a saúde dessa pessoa não vai ficar num bom estado. O que você deve fazer é investir em uma rotina de exercícios físicos, mesmo que breves, mas regulares; e uma alimentação balanceada, que consiga te nutrir com boas gorduras, carboidratos e nutrientes como proteínas e minerais.

Você pode encontrar carboidratos em comidas saudáveis, como o arroz, sushis, pão integral, este último aumentando a sensação de saciedade e te fazendo comer menos. Batatas, massas, frutas, legumes, tudo isso é essencial para uma boa alimentação. Consumindo carboidratos, você acaba poupando as proteínas do seu corpo para funções importantíssimas que são essenciais para a nossa boa vitalidade e longanimidade aqui neste mundo.  Só não confunda os carboidratos com os alimentos ricos em açúcar, como biscoitos, tortas, entre outros, que possuem carboidratos, mas são cheios de colesterol e gorduras saturadas. Destes, fuja. Guarde-os apenas para ocasiões especiais.

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