7 Sinais De Que Você Precisa Realizar Uma Ativação Muscular

Ativação Muscular

Um dos objetivos mais importantes de quem começa a treinar em uma academia é a ativação muscular. Esta ativação faz com que os músculos se desenvolvam, ficando um corpo mais definido e saudável.

O ganho de massa muscular exige esforço, persistência e treinamento. Apesar de ser possível melhorar os resultados com suplementos, vitaminas e alimentação, é fundamental a prática de atividades físicas.

Neste artigo irei te mostrar o que é a ativação muscular, e os sinais que você apresenta quando precisa realizá-la. Ainda darei dicas de exercícios voltados para a ativação muscular.

O Que É Ativação Muscular?

Muitas pessoas fazem treinos para hipertrofia muscular, tendo como objetivo de ajudar no crescimento muscular. Para ativar seus músculos é primordial praticar qualquer atividade, mesmo que seja apenas para manter o corpo definido. Mas, para ocorrer o desenvolvimento da massa, é necessário manter certa frequência, com treinos mais intensificados e ajustados para qual for o seu objetivo no seu treino.

Para isso, existem alguns exercícios físicos que você pode fazer e conquistar uma vida mais saudável e repleta de benefícios. Estas técnicas melhoram a capacidade que o corpo tem para funcionar do modo para o qual foi concebido.

 

 

Razões Para Você Praticar A Ativação Muscular

 

1 – Dores Na Coluna

A coluna é provavelmente a articulação que mais sofre os efeitos da gravidade em ações simples do dia a dia, como por exemplo: ficar em pé durante muitas horas, permanecer sentado durante muito tempo em posições inapropriadas, pegar e carregar objetos pesados ou dormir em posições inadequadas. Portanto se você sofre com constantes dores na coluna, é importante realizar a ativação muscular, pois assim você otimiza o funcionamento dos músculos da coluna com o objetivo de aumentar a força, melhorar a mobilidade e acabar com as dores!

2 – Pós-cirurgia

Após uma cirurgia o corpo sofre uma agressão que provoca disfunções e/ou falhas na musculatura. Ao mesmo tempo, as cirurgias costumam vir acompanhadas por um processo de imobilização que aumenta essas “falhas”. E isso pode provocar dores, limitações na mobilidade e perda de força. É preciso restabelecer o funcionamento muscular o mais rápido após a cirurgia. Com as técnicas de Ativação Muscular você restabelece o funcionamento muscular evitando dores, recuperando a mobilidade e diminuindo consideravelmente o tempo de recuperação!

3 – Readaptação De Lesões

Quando sofremos algum tipo de lesão, muitos músculos deixam de funcionar de maneira correta o que pode provocar o agravamento da lesão, maior desgaste nas articulações e, inclusive, a aparição de novas lesões decorrentes. Portanto, se você se lesionou, é importante usar as técnicas de ativação muscular, pois assim melhoramos o funcionamento dos músculos facilitando a recuperação das lesões e te permitindo voltar à vida normal de forma mais rápida!

4 – Rendimento Esportivo

As técnicas de Ativação Muscular chegaram ao Brasil para corroborar com as medicinas voltadas ao tratamento e potencialização das questões musculares do corpo humano. As técnicas visam o fortalecimento e aumento de flexibilidade, tornando possível a melhora de lesões musculares até o aumento de rendimento em modalidades esportivas. Por isso, é importante realizar a ativação muscular para o seu treino render, principalmente se você já treina e tem a sensação de que o treino não está tendo aproveitamento, e não consegue desempenhar os exercícios com tanta facilidade. 

5 – Dor Muscular E Articular

Um mal funcionamento muscular em algumas partes do corpo pode provocar que outras recebam mais força da que deveriam. Isto provoca que outros músculos tenham que compensar aumentando sua tensão podendo chegar a sofrer lesões musculares (tendinite, roturas, etc.). Quando estes desequilíbrios perduram no tempo podem chegar a provocar também lesões articulares (bursite, artrose, artrite, etc.). Se você já sente ou sentiu dores em algumas partes do corpo (pés, tornozelos, joelhos, quadris, ombros, cotovelos e mãos), é fundamental praticar a técnica de ativação muscular, pois assim melhora o funcionamento dos músculos e soluciona as dores musculares ou articulares!

6 – Retrocesso De Envelhecimento

As técnicas de Ativação Muscular podem diminuir ou inclusive, em alguns casos, retroceder o processo de envelhecimento. Dado ser reconhecido que a musculatura está concebida para dar suporte e estabilizar as articulações de forma natural, também se deve reconhecer que as condições de degeneração articular e instabilidade articular podem beneficiar ou ser prevenidas quando os músculos estão preparados para funcionar de forma adequada.

7 – Hipertrofia

Grande parte  das pessoas que fazem musculação querem ganhar massa muscular. Mesmo as que estão fazendo esse exercício para emagrecer vão ganhar massa. Por isso saber ativar os mecanismos que geram crescimento é importante, a hipertrofia será uma consequência. Para que você consiga ativar os mecanismos é necessário ter um estresse no músculo, ele é o principal componente responsável por trás da destruição das fibras musculares. Conseguir esse estresse não é complicado, você precisa de uma sobrecarga muscular e também criar um estresse metabólico.

Ativação Muscular

 

Existem diversas atividades para você começar a praticar as técnicas de ativação muscular, porém é fundamental procurar orientação de um profissional e seguir toda a indicação que ele passar. Realizar qualquer treino sem a ajuda de um especialista pode ocasionar sérios danos ao organismo. Por isso, antes de iniciar sua atividade, faça uma avaliação detalhada e veja qual a sua condição física.

Conheça Alguns Exercícios Voltados Para A Ativação Muscular

Com essas dicas você certamente agora sabe a importância da Ativação Muscular, e assim conquistará um corpo mais bonito e saudável. Agora você precisa aprender como aplicar a mais avançada e efetiva técnica de ativação muscular nos seus treinamentos, e mudar completamente o seu corpo.

 

Ativação Muscular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This