10 Formas De Manter A Motivação Nos Treinos

Motivação Nos Treinos

Manter a motivação de iniciante para quem treina é muito difícil. Quem passou por isso, sabe do que estou falando. Com a correria do dia-a-dia, rotina pesada, trabalho, filhos, casa.. As vezes manter-se motivado para ir à academia “apenas” pegar” peso torna-se algo pequeno e doloroso, e nós sabemos que o cansaço do dia-a-dia por vezes é mais forte que ir treinar. Tem dias que é entediante estar preso em uma mesma rotina, e pior, sem ver resultados expressivos. Isso desanima muito mais! 

Quando estamos desmotivados a algo, parece que tudo fica contra para você não atingir seus objetivos. O inverno parece mais frio, sua cama parece mais gostosa e confortável, os programas que estão passando na televisão parecem mais interessantes, a preguiça aumenta, a vontade de ficar na cama debaixo do edredom, ou no ar condicionado é maior que sua vontade de colocar sua roupa esportiva e andar até a academia para iniciar seu treinamento.

Por todos esses motivos, muitas pessoas desanimam e desistem de treinar. A verdade é que ficar sem motivação para correr acontece com todo mundo em algum momento. Mas a boa notícia é que existem alguns truques para manter o foco dos treinos, uns incentivos para sair da sua zona de conforto e ir malhar!

Pensando nisso, separamos dez dicas para você continuar na ativa, seja qual for seu objetivo. 

1 – Tenha Uma Rotina De Treino 

Treinar tem de passar a ser um compromisso. Como se fosse uma reunião de trabalho, a qual você não pode faltar. É importante ter horário certo para treinar, um horário fixo todos os dias, que você não pode desmarcar para fazer outras coisas. Coloque na sua agenda como se fosse uma obrigação. E é. Você pensando deste jeito obrigará seu corpo e sua mente de que você precisa ir para academia, que não é diversão e nem uma opção faltar.

2 – Tenha Objetivos Para Motivação Nos Treinos

Antes de começar a treinar tenha objetivos de curto e longo prazo. Pessoas funcionam melhor com metas e se disciplinam para atingi-las. Seja qual for seu objetivo, apenas crie um. Seja perder peso; seja melhorar sua disposição do dia-a-dia; seja endurecer o corpo, pois está ficando flácido; seja perder a barriguinha e ter um corpo e barriga definida. Se desafie a fazer, e prove para você mesmo que é capaz!

3. Arrume Um Parceiro de Treino

Encontre um parceiro de treino com o mesmo nível de interesse que você. Melhor ainda: alguém com mais interesse, maior e mais forte que você. Isto irá forçar você a treinar sempre ao máximo. Um bom parceiro de treino pode influenciar muito a motivação na academia, e treinar com ele faz com que o treino vire um compromisso, pois ele estará esperando por você diariamente para poder começar o treino. E isto funciona para os dois lados da parceira. Além de ser uma companhia para conversas entre os exercícios e uma fonte para troca de ideias sobre saúde e boa forma – pode ajudar quando lhe faltar incentivo. Da mesma forma, você não vai deixá-lo ficar na cama no dia em que ele não estiver tão disposto quanto você.

4 – Registre Seus Resultados

Registrar suas medidas, peso e porcentagem de gordura de tempos em tempos pode ajudar à motivá-lo. Anote tudo na sua agenda ou no seu celular, e vá vendo seu progresso a cada semana ou mês. Se você estiver fazendo dieta, treino e descanso corretos, os resultados virão e ver este progresso é um grande impulso para você. Cada vez que ver sua evolução, vai querer sempre treinar mais e mais para conseguir chegar onde ao seu objetivo final.

5 – Não Exagere No Começo

Essa vale mais para os iniciantes, mas também para aqueles que estavam parados e decidem voltar. Na empolgação do início, você pode acabar exagerando, fazendo séries muito longas ou várias aulas diferentes (running, spinning, boxe, etc.), o que pode levar tanto a uma lesão. Por isso, treine com calma,  conheça todos os aparelhos e aproveite todos eles. A academia não vai sair do lugar e seu corpo não vai evoluir mais rápido treinando com afobação. 

6 – Varie Seus Treinos

Além de você não estagnar nos treinos, variar os exercícios e os aparelhos são muito importantes para manter-se motivado. Fazer os mesmos exercícios nos mesmos aparelhos sempre é cansativo, e variando, seu corpo não se acostuma com as mesmas rotinas de exercícios todos os dias, ou seja, você evoluirá muito mais rápido mudando sua série, variando exercícios, a ordem deles e o peso. Pois assim estará estimulando seu corpo em posições diferentes.

7 – Contrate Um Personal Training 

Considere gastar um pouco mais com um personal, porque é algo que vale a pena para você. Não ache que você sabe usar todos os aparelhos e é o mestre da academia. Um profissional da área é uma ótima opção para te ajudar a ajustar as técnicas de treino, e até mesmo a forma de como você treina. Vai te apresentar novas ideias, observá-lo quando você precisar e, o melhor de tudo, te dar um empurrão mais do que você está disposto a se empurrar e ser empurrado.

8 – Se Exercite Em Lugares Diferentes

Não estou dizendo para você mudar de academia de mês em mês, porque é inviável. Mas mudar os aires para quem treina é essencial. Se você acorda um dia e não está afim de olhar para a cara dos seus colegas da academia, ou está afim de se exercitar em um lugar novo, vá para rua. Caminhe, ande de bicicleta. Sempre tem um parque na cidade onde há pessoas fazendo este tipo de exercício. Além de fazer você variar um pouco e sair da rotina, é bom correr ou caminhar ao ar livre, ver pessoas passeando. Ponha seu fone de ouvido e sinta seu corpo viajar, você nem sentirá o cansaço de andar. Ou chame um amigo que também goste para fazer companhia, bate um papo andando. Vá a praia caminhar na areia, fazer exercícios na areia, beber uma água de coco em um dia de sol. Sempre faça de tudo para o exercício ser agradável, o importante é não deixar de treinar.

9 – Seja O Melhor Para Você

Se você se matriculou na academia, você tem algum objetivo, não é? Seja emagrecer ou ganhar massa magra, seja ficar com o bumbum duro, ou braços fortes. Dê o seu melhor sempre para você se olhar no espelho com orgulho do que está fazendo. Se você se matriculou na academia, mas vai 2 vezes por mês, primeiro que você estará gastando dinheiro à toa, segundo que dessa forma você não verá evolução alguma no seu corpo, e terceiro que com isso você se sentirá frustrado. Portanto, faça o seu melhor, se supere a cada dia, mostre a você mesmo que você pode sim alcançar seus objetivos. 

10 – Faça O Sardinha Evolution 

O Sardinha Evolution é uma plataforma de treino que é ensinada uma técnica chamada Ponto Zero, do fisiculturista Fernando Sardinha. O SE é uma ótima opção para quem quer um incentivo para treinar. Grande parte das vezes perdemos a motivação de treinar, porque paramos de ver evolução no nosso corpo. Este programa ensina técnicas fáceis de conseguir seus objetivos pegando menos peso. Portanto se você precisa de uma motivação e não aguenta mais se matar de pegar tanto peso, essa plataforma é uma ótima maneira de treinar diferente e ter mais evolução.

Motivação Nos Treinos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This